Taxas sobre automóveis elétricos chineses deverão avançar

Por a 3 Outubro 2024 10:45

Estamos perto de uma decisão histórica, cujas repercussões não são ainda conhecidas. As já muito faladas taxas sobre automóveis elétricos chineses deverá avançar e ser aprovada pela maioria dos governos da União Europeia, apesar do esforço da Alemanha para que tal não aconteça.

O influxo de automóveis elétricos chineses fez soar os alarmes da indústria europeia, que não estava preparada para uma ofensiva com a escala que vimos. No “boom” dos elétricos, as marcas chinesas apresentaram produtos apelativos, com qualidade e a um preço que os fabricantes europeus não podiam rivalizar.

A União Europeia não gostou do que viu e desconfiou que as marcas chinesas tinham uma vantagem que as europeias não tinham, o que motivou uma investigação da Comissão Europeia, lançada em outubro do ano passado. O objetivo da investigação era apurar se os automóveis elétricos fabricados na China receberam subsídios que distorciam a concorrência e se justificavam a aplicação de taxas adicionais.

A Comissão Europeia afirmou que os registos de veículos elétricos fabricados na China aumentaram de 3,5% do mercado da UE em 2020 para 27,2% no segundo trimestre de 2024 e a quota de mercado das marcas chinesas aumentou de 1,9% para 14,1%. A capacidade de produção excedentária da China, de 3 milhões de veículos elétricos por ano, que precisavam de ser exportados, era o dobro da dimensão do mercado da UE, afirmou a Comissão.

A investigação começou por determinar se os construtores chineses beneficiam de subvenções ilegais e se estas subvenções causam ou ameaçam causar prejuízo económico os produtores de elétricos da UE. A Comissão Europeia advertiu a BYD , a SAIC e a Geely de que não forneceram informações suficientes em resposta à sua investigação sobre subvenções. Depois das últimas eleições europeias, a Comissão Europeia anunciou que iria impor taxas adicionais provisórias até 38,1% sobre os veículos elétricos chineses importados a partir de julho. e 38,1% para a SAIC , 20% para a Geely e 17,4% para a BYD (fonte Automotive News Europe) , dependendo do grau de colaboração das fabricantes na investigação.

A ideia de aplicação de taxas definitivas ganhou cada vez mais força, com a Alemanha a pedir ponderação. O governo alemão tentou ser o porta-voz dos seus fabricantes, que vendem um terço dos seus automóveis na China. A aplicação definitiva de taxas aos elétricos chineses poderá levar a uma guerra comercial e potenciais danos às marcas que se estabeleceram na China, fazendo do país uma importante plataforma de vendas, crucial para o crescimento recente.

A União Europeia deverá aprovar taxas nos próximos cinco anos de até 45% sobre as importações de veículos elétricos (VE) provenientes da China. A votação está prevista para 4 de outubro. (fonte Automotive News Europe)

A Comissão Europeia mostrou abertura a negociar alternativas aos direitos aduaneiros sobre os veículos elétricos (VE) fabricados na China, como a fixação de preços mínimos de importação com base em critérios como a autonomia, o desempenho da bateria e o tipo de veículo. Outra opção que está a ser discutida é um compromisso chinês de investir na UE com quotas durante um período de transição. Apesar da perspetiva de taxas, alguns fabricantes de automóveis chineses, como a BYD e a Chery, estão a planear investir em fábricas europeias. (fonte Automotive News Europe)

Os direitos aduaneiros propostos variam entre 7,8% para a Tesla e 35,3% para a SAIC, para além da taxa de importação de 10% aplicável aos automóveis que chegam à UE.

Se a medida for aplicada, o que parece ser o cenário mais provável, a resposta da China deverá fazer-se sentir, mais ainda numa fase em que a procura por elétricos arrefeceu muito e as empresas chinesas poderão sofrer ainda mais com as taxas adicionais que vão tornar os carros chineses muito menos apelativos, com os condutores europeus tendencialmente mais fiéis às marcas europeias.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado