Skoda Enyaq: Nova cara, novos argumentos
Um dos modelos elétricos de maior sucesso teve direito a cara lavada e novos argumentos O Škoda Enyaq e o Škoda Enyaq Coupé apresentam a nova linguagem de design Modern Solid, uma maior autonomia, otimização aerodinâmica e materiais sustentáveis. A gama Enyaq também oferece capacidades digitais melhoradas e sistemas de assistência à condução mais avançados. As encomendas para o novo Enyaq começam a partir de 9 de janeiro, com preços a partir de cerca de 44.000 €.
Números significativos
Lançado em 2020, o Škoda Enyaq, o primeiro modelo da marca baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, tornou-se um dos veículos elétricos mais vendidos na Europa. Até o final de 2024, o Enyaq e sua variante Coupé terão sido entregues a mais de 250.000 clientes. Em 2024, o Enyaq vendeu mais de 75.000 unidades globalmente, destacando-se especialmente na Alemanha, onde ocupou o segundo lugar em vendas, com mais de 25.000 unidades.
Aerodinâmica aprimorada
O novo Škoda Enyaq adota a linguagem de design Modern Solid, destacando-se pela Tech-Deck Face em preto brilhante, faróis LED Matrix com visual “quatro olhos” e a exclusiva cor Verde Olibo. Apresenta uma aerodinâmica otimizada, com coeficiente de 0,245 para o Enyaq e 0,225 para o Enyaq Coupé, melhorando significativamente a autonomia. Disponível com jantes de 19 a 21 polegadas, o Enyaq também oferece faróis dinâmicos e uma nova pintura metálica exclusiva. Com variantes SUV e SUV coupé, a gama compartilha a plataforma MEB, destacando-se pela excelente manobrabilidade e opções de conforto como amortecedores adaptativos DCC e direção progressiva.
A versão Sportline do novo Enyaq destaca-se pela estética desportiva com detalhes em preto, como o spoiler dianteiro, frisos das janelas, barras de tejadilho e capas dos espelhos retrovisores. As letras dianteiras e traseiras também são em preto, e inclui vidros escurecidos e o logo Sportline na porta da bagageira. Equipado com jantes de liga leve Vega de 20 polegadas em preto, com opção de 21 polegadas, a versão Sportline oferece faróis Matrix LED, luzes traseiras LED com indicadores dinâmicos e um banco do condutor com função de massagem de série. Disponível em todas as motorização do Enyaq.
Motorizações
O Škoda Enyaq oferece três opções de motorização e baterias de diferentes capacidades:
- Enyaq 60:
- Bateria de 63 kWh composta por 9 módulos (24 células cada).
- Motor elétrico síncrono de 150 kW (204 cv) com tração traseira.
- Binário máximo de 310 Nm.
- Velocidade máxima de 160 km/h.
- Enyaq 85:
- Bateria maior de 82 kWh composta por 12 módulos.
- Motor elétrico de 210 kW (286 cv) com tração traseira.
- Binário máximo de 545 Nm.
- Velocidade máxima de 180 km/h.
- Enyaq 85x:
- Bateria de 82 kWh, igual à do Enyaq 85.
- Inclui um segundo motor elétrico no eixo dianteiro, proporcionando tração integral.
- O sistema ajusta a potência às rodas dianteiras, melhorando a eficiência e a estabilidade.
- Velocidade máxima de 180 km/h.
Carregamento:
- Enyaq 60 carrega de 10 a 80% em 24 minutos com capacidade de carregamento até 165 kW.
- Enyaq 85x carrega de 10 a 80% em 28 minutos com capacidade de carregamento até 175 kW.
- Todos os modelos carregam até 11 kW em estações de carregamento AC.
Essas motorização e capacidade de carga tornam o Enyaq adequado para viagens longas e uso diário, com autonomia e eficiência elevadas.
Interior com novos argumentos e mais tecnologia
O novo Škoda Enyaq oferece um interior espaçoso e bem equipado, oferecendo conectividade avançada com a aplicação MyŠkoda, que agora inclui funções como Manutenção Preditiva, que antecipa problemas com base em dados de condução. A aplicação também permite o Lock & Unlock remoto, acompanhando a produção do veículo e as suas características.
A funcionalidade Intelligent Park Assist inclui o Remote Park Assist, que permite estacionar automaticamente com controlo via smartphone, e o Trained Parking, que permite ao Enyaq “aprender” a estacionar em locais pré-definidos. O sistema KESSY Advanced facilita o acesso ao veículo com Open-On-Approach e Walk-Away Locking. Além disso, o sistema de infotainment recebeu atualizações, incluindo atalhos para funções preferidas e melhorias nos menus.
A lista de sistemas de assistência ao condutor foi expandida para incluir Side Assist, Cruise Control Adaptativo Preditivo, Front Assist com Proteção Preditiva de Ciclistas e Peões, entre outros. O Travel Assist inclui Cruise Control Adaptativo, Traffic Jam Assist e Emergency Assist, com dados de mapas detalhados para melhor adaptação do sistema às condições de condução.
A bagageira tem capacidade de 585 a 1.710 litros no Enyaq e 570 a 1.610 litros no Enyaq Coupé. O Cockpit Digital de 5 polegadas e um ecrã central de infotainment de 13 polegadas são de série, com a opção de um head-up display com realidade aumentada. O volante redesenhado é agora aquecido e apresenta a inscrição “Škoda”. O equipamento de série inclui KESSY Advanced, bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado Climatronic de 3 zonas e preparação para reboque. Pacotes opcionais como Clever, Plus, Advanced e Maxx também estão disponíveis.
Design Selection oferece opções com materiais sustentáveis, como estofos de TechnoFil (75% de ECONYL®) e opções de pele tratada ecológica. A versão Sportline inclui bancos desportivos com estofos em Suedia/pele artificial.
O modelo introduz pormenores Simply Clever, como QR code na bagageira, raspador de gelo sustentável, guarda-chuva na porta do condutor, bolsas para telemóvel nos bancos dianteiros, ganchos para sacos e cobertura retrátil da bagageira. A função Aquecedores liga automaticamente várias funções de aquecimento, enquanto as portas USB-C de carregamento rápido (até 45W) são oferecidas em ambas as filas de bancos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI