Škoda: 125 anos depois, 15 milhões de motores produzidos
A Škoda está a celebrar 125 anos de produção de motores em Mladá Boleslav, marcando o feito com a produção do motor número cinco milhões da série EA 211. Desde 1899, a empresa fabricou mais de 15 milhões de motores, incluindo inovações notáveis como o primeiro motor de oito cilindros em linha da Europa Central em 1907, motores com bloco de alumínio fundido em 1964, e os modernos sistemas de propulsão MPI e TSI. A experiência da Škoda é reconhecida pelo Grupo Volkswagen, que confiou à marca o desenvolvimento de motores a gasolina até 1.6 litros para todo o grupo.
A tradição de produção de motores em Mladá Boleslav começou em 1899 com a motorizada Slavia Type A, equipada com um motor monocilíndrico interno de 1,25 cv. Em 1904, a Laurin & Klement lançou a Type CCCC, a primeira motorizada do mundo com um motor de quatro cilindros em linha. No ano seguinte, a empresa equipou o seu primeiro automóvel, o Voiturette A, com um motor V-twin de um litro. Em 1907, apresentou o modelo FF, com o primeiro motor de oito cilindros em linha da Europa Central, e em 1910, produziu o motor de aeronaves L&K Type EL.
A produção em larga escala começou sob a marca Škoda em 1929, com motores de quatro cilindros, além de unidades de seis e oito cilindros em linha e motores a diesel. Um marco importante foi a introdução de blocos de motor em alumínio fundido sob pressão no Škoda 1000MB em 1964, uma inovação para a época. Esta técnica continua a ser usada atualmente nos motores modernos da série EA 211.
A Škoda integrou o Grupo Volkswagen em 1991 e começou a fornecer motores para outras marcas do grupo em 1997. Em 2012, destacou-se com a produção dos motores da série EA 211, iniciando com o 1.0 MPI. A empresa assumiu em seguida a responsabilidade pelo desenvolvimento dos motores MPI do grupo e, em 2014, inaugurou um centro de motores com instalações de testes avançadas.
Em março de 2023, a Škoda recebeu a responsabilidade por toda a série de motores EA 211 do Grupo Volkswagen. A gama inclui motores como o 1.0 MPI, 1.6 MPI, 1.0 TSI, 1.4 TSI (PHEV) e 1.5 TSI, desenvolvidos com foco em eficiência, economia e conformidade com padrões de emissões.
A Škoda equilibra a oferta de veículos com motores de combustão interna (ICE) e elétricos, aproveitando a sua experiência para desenvolver sistemas de baterias baseados no Modular Electrification Toolkit. Recentemente, a empresa comemorou a produção do seu sistema de bateria número 1 milhão.
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