Segunda geração do Audi Q5 chega a Portugal
Aí está a nova geração do Audi Q5, um modelo que chega a Portugal este mês, surgindo com com três motores e diversos níveis de equipamento. Tem mais equipamento de série, tecnologia o design foi renovado e os preços começam nos 50.190 € com a versão 2.0 TDI 150, e estendem-se até aos 63.950,00 € da versão 2.0 TFSI 252 quattro Design S tronic. Saiba tudo…
O modelo apresentado no último Salão de Paris tem entre as suas grandes inovações, o sistema de tração quattro com tecnologia ultra, motores ainda mais eficientes, a suspensão pneumática com controlo de amortecimento bem como um ênfase forte no infotainment, tecnologia e sistemas de assistência. De acordo com Rupert Stadler, Presidente do Conselho de Administração da Audi AG: “O primeiro Audi Q5 foi durante muitos anos o SUV mais vendido do mundo na sua categoria. Não foi uma tarefa fácil projetar o seu sucessor, mas é precisamente por isso que é muito excitante“, revelou. Mas este novo Q5 eleva a fasquia.
Design
O novo SUV da Audi tem agora uma linha de cintura distintamente curva e muito rebaixada comparativamente ao modelo anterior. O novo sistema quattro ultra é constituído por uma embraiagem multidisco que acopla, quando seja necessário, o eixo de transmissão das rodas traseiras. A versão 3.0 V6 TDI mantém o sistema quattro com três diferenciais em que o central é autoblocante mecânico, garantindo a correta distribuição de potência entre as rodas do eixo dianteiro e traseiro.
A Audi propõe o novo Q5 em 14 cores exteriores diferentes. Cinco níveis de equipamentos recém-configurados estão disponíveis – as linhas Sport e Design, o pacote desportivo S line, o design selection e o pacote exterior S line. Um conjunto que influencia a aparência geral. Na linha Design, elementos de contraste em cinzento enfatizam o caráter robusto do novo SUV, enquanto a linha Sport do Audi Q5 propõe os mesmos elementos totalmente pintadas na cor da carroçaria.
Até 90 kg mais leve
Com um comprimento de 4,66 metros, uma largura de 1,89 metros, uma altura de 1,66 metros e uma distância entre eixos de 2,82 metros, o novo Q5 cresceu em quase todas as suas dimensões em comparação com o modelo anterior. Consequentemente, o peso do conjunto foi reduzido: até 90 kg, dependendo do motor. Aços com máxima resistência à torsão e alumínio formam uma mistura de materiais inteligentes na carroçaria.
A nova geração do Q5 está construída sobre a plataforma MLB EVO. Agora o Q5 é mais silencioso uma vez que o habitáculo está melhor isolado através de janelas dianteiras laminadas, uma opção barata que reduz significativamente o ruído proveniente do exterior. O novo Q5 apresenta um coeficiente aerodinâmico de 0,30 com o tejadilho otimizado aerodinamicamente.
Novo interior
O interior oferece bom espaço para cinco pessoas e supera o modelo anterior e os seus concorrentes em dimensões chave. As suas linhas orientadas horizontalmente ressaltam a impressão de largura e conforto, e uma faixa de acabamento tridimensional percorre toda a largura do painel de instrumentos. Nos bancos dianteiros existe espaço suficiente para pessoas de qualquer estatura. Os apoios de cabeça dos bancos podem ser regulados também em direção longitudinal, para serem colocados a uma distância adequada da nuca do ocupante.
Navegação Audi
O novo Audi Q5, como o Q7 e o A4, tem uma função de “assistência personalizada de rota” de autoaprendizagem. Depois de ativar esta função, o sistema de navegação assimila as rotas e destinos que o cliente seleciona regularmente e associa estas informações à posição de estacionamento e à hora do dia. Por isso, enquanto está ativo, o sistema aprende com o comportamento do cliente e usa essas informações para sugerir um planeamento de rota otimizado para a próxima viagem – mesmo enquanto a navegação estiver inativa. O sistema de navegação incorpora os três destinos mais prováveis no cálculo, levando em consideração o tempo de chegada e os níveis de tráfego atual. Por exemplo, o sistema pode sugerir que o cliente selecione a navegação para descortinar possíveis rotas alternativas.
Assistência ao condutor e sistemas de segurança
Nos sistemas de assistência ao condutor, o novo Audi Q5 tem uma ampla gama de opções de alta tecnologia. O assistente de eficiência preditivo auxilia o condutor a economizar combustível através de informações específicas, baseadas nos dados de navegação. O cruise control adaptativo com assistente de trânsito (traffic jam assist) permite a condução sem intervenção do condutor, a velocidades até 65 km/h. Através do Audi active lane assist é mais fácil manter o Q5 na sua faixa de rodagem. O alerta de distância avisa o condutor quando a distância para um veículo está abaixo de um intervalo seguro. O cross traffic assist rear, o exit warning system, o collision avoidance assist e o turn assist são outros novos recursos excelentes com o intuito de uma maior segurança. O mesmo se aplica aos sistemas pre sense: Audi pre sense city, de série, adverte a presença de peões e veículos e pode iniciar uma travagem de emergência automática dentro dos limites do sistema. A Assistência de estacionamento, o reconhecimento dos sinais de trânsito e o hill descent assist complementam a extensa lista de sistemas de segurança.
Motores TDI e TFSI
O novo Audi Q5 é oferecido na fase de lançamento na Europa com três motores: dois TDI e um TFSI. Particularmente os motores 2.0 TDI no novo Q5, com potências de 150 Cv (110 kW) e 190 Cv (140 kW), são altamente eficientes. O motor 2.0 TFSI com uma potência de 252 Cv (185 kW) combina uma ampla potência com eficiência ao consumir
apenas 6,8 l/100 km, o que equivale a 154 g/km de CO2.
A motorização 3.0 V6 TDI sofreu uma aumento na potência para 286 Cv (210 kW) e um binário máximo de 620 Nm. Está disponível a partir setembro de 2017.
Transmissão
A transmissão deste SUV de dimensão média foi totalmente reconstruída de baixo para cima. Tal aplica-se também à caixa manual de seis-velocidade, à S tronic de 7 velocidade e à tiptronic de 8 velocidade (apenas com o 3.0 TDI). As caixas automáticas integram a função de roda livre para uma maior economia de combustível. O condutor controla-o através de uma alavanca seletora ou pelas patilhas de mudanças no volante. Em ambos os casos, os sinais de controlo são transmitidos eletronicamente. O novo sistema de tração quattro com tecnologia ultra está disponível para o 2.0 TDI com 190 Cv (140 kW) e para o 2.0 TFSI com 252 Cv (185 kW). O sistema quattro com tecnologia ultra desengata o movimento do eixo traseiro sempre que não é necessário; em caso de necessidade pode reativá-lo proactivamente. O novo conceito aumenta a eficiência sem reduzir a tração ou dinâmica de condução.
Nas versões de tração dianteira e quattro, o controlo seletivo do binário da roda ou vectorização de binário, permite um manuseamento refinado. A solução inteligente de software oferece sempre uma experiência de condução dinâmica, precisa e com o máximo controlo. Para o V6 TDI, a Audi manteve a solução com três diferenciais, em que o central é autoblocante mecânico. Outra novidade neste modelo é o diferencial traseiro desportivo, disponível como opcional, que distribui o binário entre as rodas conforme necessário, aumentando a tração e tornando o comportamento mais desportivo.
O chassis
O novo Audi Q5 surge com suspensões dianteiras e traseiras de cinco braços e direção assistida eletromecânica. O controlo dinâmico de direção varia a desmultiplicação de acordo com a velocidade de condução e ângulo de direção e está disponível como uma opção. A Audi oferece dois tipos de suspensões como alternativas à de série, que é de molas helicoidais. A suspensão com controlo de amortecimento permite uma grande amplitude entre conforto e dinâmica, que o condutor pode selecionar através do Audi drive select. Com a nova suspensão pneumática adaptativa, o condutor pode variar a altura da carroçaria ao solo em cinco etapas.
Através do Audi drive select o condutor pode selecionar um de sete modos de condução. Os dois novos modos, lift/offroad e allroad, melhoram o caráter offroad do Audi Q5. No modo lift/offroad, a altura ao solo é de 231 mm, mais 45 mm que a altura normal ao solo. O novo SUV da Audi está equipado de série com rodas de liga leve de 17 polegadas.
Em resumo
Entre os seus principais destaques, refira-se um novo conceito de linhas de equipamento com características diferenciadas no exterior, Sport e Design. Construção leve com aços de elevada resistência e alumínio permite reduzir o peso do conjunto em 90 Kg, dependendo da motorização; carroçaria mais leve na sua categoria. Opcional Audi virtual cockpit com ecrã de alta resolução de 12,3 polegadas. Controlo MMI, na versão superior Plus com touchpad (MMI touch ou MMI all-in-touch), pesquisa de texto livre e controlo de voz em linguagem natural, também pode ser operado a partir do volante.
Preços
Gasolina
2.0 TFSI 252 quattro S tronic – 61.250,00 €
2.0 TFSI 252 quattro Sport S tronic – 63.950,00 €
2.0 TFSI 252 quattro Design S tronic – 63.950,00 €
Gasóleo
2.0 TDI 150 – 50.190,00 €
2.0 TDI 190 quattro S tronic – 58.640,00 €
2.0 TDI 150 Sport – 52.890,00 €
2.0 TDI 190 Sport quattro S tronic – 61.340,00 €
2.0 TDI 150 Design – 52.890,00 €
2.0 TDI 190 Design quattro S tronic – 61.340,00 €
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Boas
Eu realmente não sou de comentar noticias mas à coisas que pelo conteúdo deixam muito a desejar para não dizer mais nada.
O capitulo do Design tem tudo a ver uma descrição irrepreensível, faz-me rir mais que não seja depois de escreverem dêem uma vista de olhos. Dá logo uma vontade enorme de ler o resto do artigo. Ou não.