Renault 5 Turbo 3E: A lenda regressa, com mais potência e mais emoção

A Renault a navegar com toda a força a onda do revivalismo, com os regressos do Renault 5 e do Renault 4. No caso do 5, o sucesso tem sido tremendo, com rasgados elogios ao carro. Mas falar do 5 sem falar do 5 Turbo é impossível. É por isso que a Renault (e bem) apostou no regresso de um nome que fez sonhar muitos.
O Renault 5 Turbo 3E é um carro elétrico de alto desempenho, projetado para rali, drift e pista, mas adaptado para as estradas. Inspirado nos lendários Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80, mantém o espírito competitivo e inovador da marca, combinando potência, tecnologia e um design marcante.
Este “mini-supercarro” conta com 540 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e uma superestrutura em fibra de carbono, garantindo leveza e resistência. Com uma relação comprimento/largura de 2.01, tem dimensões compactas típicas de um hot hatch, mas um comportamento dinâmico semelhante ao de um supercarro.

Construído sobre uma plataforma personalizada, o Renault 5 Turbo 3E resulta de uma parceria entre Renault, Alpine Cars e outros especialistas, que contribuíram para a tecnologia dos motores elétricos e a estrutura em fibra de carbono. O modelo oferece um alto nível de personalização, permitindo adaptações para diferentes necessidades e estilos de condução.
Combinando nostalgia e modernidade, o 5 Turbo 3E representa uma nova era para a Renault, destacando-se pela performance eletrificada e design arrojado, reafirmando o compromisso da marca com inovação mantendo o caráter desportivo.

Design arrojado
O Renault 5 Turbo 3E combina design inspirado nos icónicos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 80 com tecnologia moderna e aerodinâmica otimizada para um carro elétrico de alto desempenho. O seu estilo exuberante inclui para-choques proeminentes, asas traseiras alargadas e faróis LED que reinterpretam os elementos clássicos.
Construído sobre uma plataforma nova e tração traseira, possui dimensões impressionantes (4,08m de comprimento, 2,03m de largura e 1,38m de altura), mantendo a agilidade de um hot hatch e a presença de um supercarro. O seu design retro-futurista segue a linha do Renault 5 E-Tech elétrico, mas com um visual mais desportivo e agressivo.
A aerodinâmica foi refinada com difusores, entradas de ar estrategicamente posicionadas e um spoiler traseiro integrado. O carro conta com rodas de 20 polegadas, motores elétricos individuais em cada roda e bateria sob o piso, proporcionando um baixo centro de gravidade e até espaço para bagagem, um diferencial num desportivo tão radical.

540 CV para 1450kg
Com esse equilíbrio entre tradição e inovação, o Renault 5 Turbo 3E cria uma nova categoria: os “mini-supercarros”, unindo desempenho extremo e eletrificação.
O Renault 5 Turbo 3E foi projetado sobre uma plataforma elétrica dedicada para oferecer máxima leveza, agilidade e desempenho. Com 540 cv, 4.800 Nm de torque e um peso de 1.450 kg (incluindo bateria de 70 kWh), possui uma relação peso/potência de 2,7 kg/cv, comparável a supercarros. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e atinge 270 km/h de velocidade máxima.
Desenvolvido pela Alpine, o modelo adota motores elétricos nas rodas traseiras, garantindo resposta instantânea, menor peso e maior controlo. A bateria sob o piso melhora o centro de gravidade, enquanto a estrutura em fibra de carbono reduz peso e aumenta a resistência. O carro ainda possui um travão de mão vertical para drift, reforçando a sua herança dos ralis.
A autonomia é estimada em 400 km (WLTP, pendente de homologação), com carregamento AC de 8 horas (11 kW) e recarga rápida DC de 15 minutos (15-80%) graças à arquitetura de 800V. O volante conta com um botão de boost de potência e controle de freio regenerativo em quatro níveis.
O sistema MULTI-SENSE oferece quatro modos de condução:
- Snow (neve)
- Regular (uso diário)
- Sport (desempenho dinâmico)
- Race (máxima performance, incluindo assistência ao drift).

Interior com espírito ainda mais desportivo
O Renault 5 Turbo 3E possui um interior desportivo com bancos tipo baquet, cintos de seis pontos e materiais premium como carbono e Alcantara. O travão de mão vertical reforça a sua inspiração nos ralis. O painel inclui ecrãs OpenR de 10,1 e 10,25 polegadas com navegação Google integrada e conectividade avançada.
O modelo terá cores personalizáveis, incluindo homenagens aos clássicos Renault 5 Turbo, além de novas opções contemporâneas. Os clientes poderão configurar acabamentos internos e decoração externa, tornando cada unidade única.
Limitado a 1.980 unidades numeradas (referência ao Renault 5 Turbo de 1980), estará disponível na Europa, Médio Oriente, Japão e Austrália. As reservas começam em breve, com entregas previstas para 2027.

Dados técnicos
Dimensões e peso
- Comprimento: 4,08 m
- Largura: 2,03 m
- Altura: 1,38 m
- Distância entre eixos: 2,57 m
- Distância ao solo: 118 mm
- Peso: 1,450 quilos
Plataforma
- Plataforma elétrica dedicada
- Arquitetura de 800 volts
- Grupo propulsor e bateria
- Motores elétricos nas rodas traseiras 2 x 200 kW (540 cv / 4.800 Nm)
- Bateria de iões de lítio de 70 kWh
- Autonomia WLTP superior a 400 km (valor provisório)
Carregadores
- 11 kW AC bidirecional (tempo de carga AC 0-100 %: 8 horas)
- 350 kW DC (tempo de carga DC 15-80 %: 15 min)
Desempenho
- 0 a 100 km/h: < 3,5 segundos
- Velocidade máxima: 270 km/h

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
É tudo muito cool esta “eletric era”, mas estou curioso em saber se daqui por 30/40 anos o 5 Turbo 3E estará “vivo” tornando-se um mítico clássico conforme foram, são e continuarão a ser os seus “antepassados” 5 Turbo, 5 Turbo 2, 5 Alpine e até o mais novo 5 GT Turbo dos anos 90!
Quem viver, verá!!!