Renault 4 E-Tech: Mais uma bela viagem no tempo
Mais um ícone revisitado. A Renault tem feito uma espécie de “best of” da sua história, com versões para acompanhar as novas tendências. O Renault 4 é mais uma aposta forte da marca do losango que abre a porta da eletrificação, com um toque de revivalismo. Uma receita que parece estar a resultado, dado o interesse que os novos modelos despertam. O 4 foi apresentado e as reações positivas já se fazem sentir.
O Renault 4 é um ícone que surgiu nos anos 60, respondendo a transformações sociais como o êxodo rural e o novo papel da mulher, simbolizando liberdade e acessibilidade. Em 2022, foi anunciado o Renault 4 E-Tech 100% elétrico, que mantém o ADN do modelo original, mas se reinventa como um automóvel compacto, versátil e atual. Com um design retro futurista e um tejadilho de lona, ele é projetado para aventuras diárias, oferecendo uma bagageira espaçosa e uma disposição modular que se adapta a diferentes necessidades.
O Renault 4 E-Tech é ligeiramente maior e mais espaçoso que o Renault 5 E-Tech, visando um público mais amplo, incluindo famílias jovens, ao contrário do Renault 5, que se destina principalmente a clientes urbanos. O veículo oferece uma bagageira com 420 litros de espaço, uma soleira de carga baixa, compartimentos de arrumação engenhosos, e bancos traseiros e do passageiro rebatíveis, aumentando a sua funcionalidade.
Além disso, conta com uma maior distância ao solo e um avançado sistema de controlo de tração, Extended Grip, que garante conforto em diversas condições de condução. Graças à plataforma AmpR Small, que compartilha com o Renault 5 E-Tech, o Renault 4 E-Tech combina um baixo centro de gravidade, boa aderência, função One Pedal e uma autonomia de até 400 km, tornando-se uma opção prática e eficiente para o uso diário e longas viagens.
O Renault 4 E-Tech 100% elétrico é equipado com tecnologias avançadas de conforto e segurança, incluindo o Active Driver Assist para condução assistida de nível 2, 26 ajudas à condução e a função My Safety Switch, que permite ao condutor personalizar as configurações de segurança com um simples toque. O sistema de travagem dinâmica combina travagem e ESP para reduzir o tempo de reação pela metade, enquanto outras funções como Fireman Access e alerta de saída em segurança dos ocupantes reforçam a proteção.
O modelo também integra serviços Google conectados por meio do sistema multimédia OpenR Link e conta com um avatar chamado Reno, que, em colaboração com o chatbot de inteligência artificial ChatGPT, auxilia os usuários na compreensão das funções elétricas do veículo.
Além disso, o Renault 4 E-Tech possui um novo carregador bidirecional de 11 kW CA, compatível com a tecnologia V2L (vehicle-to-load), permitindo que o carro funcione como uma fonte de energia, contribuindo com eletricidade sem carbono para a rede.
Com 4,14 m de comprimento, O Renault 4 posiciona-se entre o Clio e o Captur, enquanto a distância entre eixos de 2,62 m aumenta o espaço interior. Com uma largura de 1,80 m, o veículo é fácil de manobrar na cidade, e sua altura de 1,57 m, juntamente com uma distância ao solo de 18,1 cm, proporciona uma condução confortável e versátil. Todas as versões do Renault 4 E-Tech vêm equipadas com jantes de 18 polegadas.
A versão principal do Renault 4 E-Tech 100% elétrico é equipada com uma bateria de 52 kWh e um motor de 110 kW, oferecendo uma autonomia WLTP de até 400 km. A bateria de iões de lítio utiliza tecnologia NMC, proporcionando alta densidade energética e reduzindo o peso em 20 kg em comparação com o ZOE, totalizando menos de 300 kg. O motor, que é o mesmo do Renault 5 E-Tech, entrega 150 cv e 245 Nm, permitindo acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 8,5 segundos e uma velocidade máxima limitada a 150 km/h.
Todas as versões vêm com um carregador bidirecional de 11 kW CA, facilitando a mobilidade pelo território europeu, além de um carregador de 100 kW DC para carregamento rápido. Os tempos de carregamento são de 4 horas e 30 minutos para 10 a 100% com 11 kW CA e 30 minutos de 15 a 80% com 100 kW DC.
O Renault 4 E-Tech também está disponível com um motor de 90 kW (120 cv) e uma bateria de 40 kWh, que proporciona uma autonomia superior a 300 km. Os tempos de carga nesta configuração são de 3 horas e 30 minutos para 10 a 100% com 11 kW CA e 30 minutos de 15 a 80% com 80 kW DC.
Além disso, o veículo possui uma bomba de calor reversível para uso em diferentes estações e persianas ativas na grelha. O carregador bidirecional de 11 kW CA permite que o automóvel forneça energia a dispositivos de 220V, destacando a sua funcionalidade de carregamento V2L (vehicle-to-load).
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI