Portugal piorou na transparência do mercado de automóveis usados
Apesar da estabilização do mercado de veículos usados e do retorno a níveis pré-pandémicos em muitos países, a transparência continua a ser uma preocupação significativa. Muitas pessoas compram veículos com problemas ocultos e quilometragem falsificada, pagando mais por carros em mau estado.
O estudo anual da carVertical sobre a transparência do mercado de automóveis revelou que Portugal caiu duas posições, passando do 9.º para o 11.º lugar entre 25 países avaliados. A Espanha ficou em 13.º lugar, enquanto a Itália e a França ocuparam o 2.º e 6.º lugares, respetivamente.
A investigação da carVertical, realizada entre outubro de 2023 e setembro de 2024, revelou que 2,2% dos automóveis em Portugal apresentam quilometragem falsificada, com um desvio médio de 70.694 km. Embora as taxas de falsificação tenham sido semelhantes ao ano anterior, o aumento na quilometragem média falsificada (60.769 km) pode explicar a descida de Portugal no ranking de transparência do mercado. Apesar de a probabilidade de comprar um carro com quilometragem adulterada ser menor que em outros países, os clientes devem ser cautelosos, pois veículos com conta-quilómetros falsificados resultam em preços inflacionados.
Além disso, mais de um terço (35,9%) dos veículos verificados em Portugal já havia sofrido acidentes, com danos médios de 4.281 €. A compra de veículos importados é particularmente arriscada, já que 65,3% dos carros usados são importados, aumentando a probabilidade de falsificação do conta-quilómetros em até quatro vezes. Por fim, a idade média dos veículos adquiridos em Portugal é de 8,5 anos, indicando uma frota relativamente jovem em comparação com outros países europeus.
O Reino Unido continua a ser o mercado de veículos usados mais transparente, com apenas 2,1% dos automóveis apresentando quilometragem falsificada e 17,8% tendo sido danificados. Diferentemente da Europa continental, o país utiliza principalmente veículos com volante à direita, e apenas 2% dos veículos examinados eram importados. Os cinco países mais transparentes, além do Reino Unido, incluem Itália, Suíça, Alemanha e Suécia.
Os países menos transparentes no estudo sobre o mercado de veículos usados foram Ucrânia, Letónia, Lituânia, Roménia e Estónia, que mantiveram classificações baixas relativamente ao ano anterior. Esses mercados enfrentam altas taxas de quilometragem e danos falsificados, um envelhecimento da frota automóvel e taxas de importação elevadas, tornando-os arriscados para os compradores. A Letónia e a Ucrânia tiveram os maiores índices de fraude de quilometragem, com 11,1% e 9,6%, respetivamente, enquanto a Polónia e a Eslováquia apresentaram as maiores proporções de veículos danificados, com 62,1% e 60,5%.
O estudo da carVertical analisou relatórios históricos de veículos, que foram adquiridos pelos utilizadores da empresa entre outubro de 2023 e setembro de 2024. O Índice de Transparência do Mercado foi calculado com base em seis indicadores:
- percentagem de conta-quilómetros com valores falsificados;
- média de quilometragem falsificada (em quilómetros);
- percentagem de veículos danificados;
- valor relativo dos danos;
- percentagem de veículos usados importados;
- idade média dos veículos verificados.
Dado que estes indicadores não têm o mesmo impacto na transparência do mercado, foram atribuídos diferentes pesos a cada indicador. Por exemplo, o número de quilómetros falsificados é mais importante do que a idade média dos veículos verificados num país.
O relatório completo pode ser consultado aqui: https://www.carvertical.com/pt/transparency-index.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI