Porsche 911 GT3: 25 anos de paixão

Por a 16 Outubro 2024 12:48

A apresentação do primeiro Porsche 911 GT3 no Salão de Genebra em 1999 deu início a uma nova era para a marca, que celebra 25 anos de um ícone da competição que combina performance e precisão.

O 911 GT3 evoluiu ao longo de quatro gerações, mantendo a essência da Porsche e demonstrando performance tanto em circuito quanto em estrada. O modelo, que combina construção leve, dinâmica amplamente elogiada e design inconfundível, tornou-se mais rápido e preciso a cada edição. As versões de competição também se destacaram, alcançando várias vitórias em corridas de resistência em locais como Nürburgring, Spa e Daytona.

Em março de 1999, a Porsche apresentou o 911 GT3 no Salão Automóvel de Genebra, com 265 kW (360 CV) de potência. A geração 996 do 911, baseada nos modelos Carrera RS, foi lançada logo após. Equipado com um motor boxer de 3,6 litros, derivado do 911 GT1, o GT3 alcançou um marco histórico quando Walter Röhrl percorreu o circuito de Nürburgring Nordschleife em menos de 8 minutos, atingindo 302 km/h, sendo o primeiro carro homologado para estrada a conseguir tal feito. O motor atingia a sua potência máxima a 7200 rpm, com o red line a começar a 7800 rpm. Röhrl elogiou a precisão da direção, comparando-a a ajustes de chassis encontrados apenas no desporto motorizado.

Desde então, o 911 GT3 evoluiu por três gerações, com atualizações a cada três ou quatro anos, incorporando inovações do desporto motorizado. A primeira atualização em 2003 aumentou a potência em 15 kW (21 CV), mantendo a cilindrada e consumo de combustível. Em 2006, a potência subiu para mais de 305 kW (415 CV) com um novo regime máximo de 8400 rpm, e foi introduzido o sistema de suspensão ativa Porsche Active Suspension Management (PASM).

Em 2009, a cilindrada do motor foi aumentada para 3,8 litros, com a potência subindo para 320 kW (435 CV). Os engenheiros melhoraram a aerodinâmica e os componentes do chassis, redesenhando a asa traseira e cobrindo a parte inferior da carroçaria, o que mais que duplicou a pressão de contato em comparação com o modelo anterior.

A terceira geração do Porsche 911 GT3 foi apresentada em 2013 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, marcando o 50º aniversário do 911. Esta versão conta com um motor boxer de 3,8 litros que produz 350 kW (475 CV) e alcança uma velocidade máxima de 315 km/h. A introdução da transmissão automática de dupla embraiagem (PDK) permitiu tempos de mudança de marcha mais rápidos e melhor performance. Com um chassis aprimorado, incluindo um eixo traseiro direcional, o GT3 conseguiu realizar uma volta ao circuito de Nürburgring Nordschleife em menos de 7 minutos e 30 segundos.

Em 2017, a Porsche apresentou uma atualização, aumentando a cilindrada do motor para 4,0 litros e a potência para 368 kW (500 CV). Os clientes puderam escolher entre a transmissão PDK ou uma manual de seis velocidades, atraindo condutores mais puristas, especialmente com o Pacote Touring, que substituía a asa traseira fixa por uma extensível automática.

A atual geração 992 do 911 GT3 foi lançada em 2021, apresentando um motor boxer de 4,0 litros que entrega 375 kW (510 CV). Incorporando tecnologias inovadoras do desporto motorizado, como a suspensão dianteira double wishbone e uma aerodinâmica otimizada, o GT3 se destaca como um dos modelos mais avançados da linha. Mesmo após 25 anos, o 911 GT3 permanece como um símbolo de performance e inovação, com a Porsche comprometida em continuar a sua história de sucesso com novos modelos e avanços tecnológicos. A paixão pelo desporto motorizado continua a ser o foco central da marca.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado