Pneu com inteligência artificial. Roda e pensa mais que nós? 

Por a 14 Março 2017 11:42

E se os pneus dos nossos carros também interagissem connosco? Pois bem, do futuro parece que cada vez mais podemos esperar literalmente de tudo. No Salão de Genebra a Goodyear apresentou um protótipo de um pneu inteligente e conectado, o Eagle 360 Urban. Este representa uma esfera impressa em 3D e é o primeiro protótipo de pneu animado por Inteligência Artificial capaz de sentir, decidir, transformar-se e interagir.

Como funciona?

Munido de Inteligência Artificial, este protótipo combina uma pele biónica e um piso mutante. O pneu passa a fazer parte do ‘sistema nervoso’ do veículo e do mundo conectado da Internet. Assim, passa a estar preparado para se adaptar às alterações das circunstâncias.

Segundo a marca avança, em comunicado: “O Eagle 360 Urban da Goodyear conta com uma pele biónica com uma rede de sensores que permite que o protótipo de pneu comprove o seu próprio estado e compile informação acerca do ambiente que o envolve, incluindo a superfície da estrada. Através da conectividade com outros veículos, assim como com a infraestrutura, o tráfico e os sistemas de gestão de mobilidade, o Eagle 360 Urban está também apto a capturar informação relativa à sua própria envolvência em tempo real.

Através da combinação destas fontes de informação, e do seu processamento instantâneo mediante redes neurais programadas com complexos algoritmos de aprendizagem, o Eagle 360 Urban decide a ação mais apropriada. Animado por Inteligência Artificial, o Eagle 360 Urban, a partir das ações anteriores, aprende como otimizar as respostas futuras.

Fabricada em polímero superelástico, a pele biónica do pneu possui uma flexibilidade similar à da pele humana, permitindo-lhe expandir-se e contrair-se. Esta camada exterior cobre um material esponjoso suficientemente resistente para se manter flexível apesar do peso do veículo. Graças à sua flexibilidade, os elementos atuadores existentes sob a superfície do pneu, que atuam como músculos humanos, movem as secções individuais que compõem o desenho da banda de rolamento, adicionando ‘cavidades’ para condições de piso molhado +, ou alisando o piso para condições de piso seco . Deste modo, é implementado um novo piso com uma área de contato mais segura.”

Características principais:

Sentir continuamente as condições da estrada e do ambiente circundante em tempo real, e verificar o seu próprio estado em tempo real;

Processar a informação captada através das redes neurais treinadas com complexos algoritmos de aprendizagem, para decidir o que fazer e aprender para situações futuras;

Transformar-se utilizando o seu próprio piso mutante e a interface pneu/veículo;

Interagir com outros veículos e todos os elementos que compõem a Internet de Todas as Coisas para partilhar a informação que recolheu e as lições aprendidas.

Na dúvida, aqui fica o vídeo:

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado