O novo Mazda3
Às vezes não é preciso inovar completamente, basta renovar, e foi isso que aconteceu com o Mazda3. Em particular, um Diesel de baixa cilindrada torna a berlina familiar japonesa mais adaptada para o mercado nacional, permitindo ampliar a gama. A chegada está prevista para durante o mês de maio
Depois de um período dourado no mercado nacional em termos de vendas, a Mazda perdeu bastante visibilidade nos últimos anos com uma gama vetusta ou novos modelos com propostas desadequadas para a realidade nacional. O Mazda3 que se destacava na anterior geração por combinar uma boa gama de motores com um chassis exemplares. No entanto, a mais recente geração tinha motores demasiado grandes ou pouco potentes, e a presença da marca japonesa no importante segmento familiar sofreu… até agora.
Para reconquistar o público perdido, a mais recente renovação do Mazda3 introduz finalmente o aguardado motor Diesel de 1,5 litros, igual ao usado no Mazda2 e CX-3, que lhe vai permitir combater diretamente contra propulsores semelhantes das marcas europeias. Mostrando todas as suas cartas neste ataque em força ao mercado nacional, o motor 1.5 SkyActiv-D vem acompanhado também de uma transmissão automática e de uma segunda variante de carroçaria, conhecida em Portugal como CS (Coupé Style). Mas a novidade mais importante é o mesmo o motor Diesel. Até aqui, o Mazda3 sobrevivia em Portugal com uma gama extremamente limitada, centrada exclusivamente no 1.5 atmosférico a gasolina. Este motor, que tem apenas 100 cv de potência (quando a concorrência já consegue extrair mais de motores turbo mais pequenos), continua a servir as versões de acesso à gama. O Diesel anteriormente existente, de 2,2 litros, não é apropriado para a nova fiscalidade, pelo que estava aqui um ‘buraco’ por preencher.
O 1.5 SkyActiv-D é um propulsor compacto e leve, com uma taxa de compressão do combustível mais baixa, beneficiando não só os consumos, mas também a vida útil do motor. Este motor debita 105 cv, com um binário de 270 Nm disponível logo às 1600 rpm. Com caixa manual de seis velocidades, a Mazda anuncia um consumo médio inferior a 4 l/100 km e emissões de CO2 inferiores a 100 g/km. Pela primeira vez nesta geração do Mazda3, uma caixa automática de seis relações também está disponível no mercado nacional, exclusivamente com a carroçaria de dois volumes.
A carroçaria de três volumes do Mazda3 volta a Portugal, recuperando a designação CS, ou Coupé Style. Obviamente, não é um verdadeiro coupé e sim uma berlina de três volumes e quatro portas com uma traseira curta. Mais comprido e mais baixo que o HB (dois volumes), consegue ter uma habitabilidade referencial graças à longa distância entre eixos, de 2700 mm, oferecendo também uma bagageira de 419 litros, mais 55 que a variante de dois volumes.
O Mazda3 pode ser adquirido com três níveis de equipamento diferente, Essence, Evolve e Excellence. O primeiro é oferecido apenas com o motor a gasolina, permitindo à Mazda iniciar a gama abaixo dos 19 mil euros. O nível mais interessante é mesmo o Evolve, que começa em redor dos 21 mil euros a gasolina e dos 24 mil com o motor Diesel. O nível Excellence é o topo de gama, exclusivo do motor Diesel, começando abaixo dos 27 mil euros. A Mazda oferece a carroçaria de quatro portas ao mesmo da de cinco portas. Estão disponíveis vários pacotes de opcionais, incluindo o High Safety para o Evolve e o Navi, High Technology e Leather para o Excellence.
Entre as novidades do equipamento, destacam-se o comando HMI, localizado no fundo da consola central, combinado com o MZD Connect, que permite conectar a uma série de equipamentos e de serviços online. No campo da segurança passiva, destacam-se o SCBS (assistência de travagem em trânsito urbano), SBS (o mesmo, mas em alta velocidade), LDW (aviso de mudança de faixa) e RVM (monitorização de veículos em volta), faróis adaptativos e cruise control com radar.
FICHA TÉCNICA:
HB 1.5 SKYACTIV-G ESSENCE 18 630 €
HB 1.5 SKYACTIV-G EVOLVE 21 130 €
HB 1.5 SKYACTIV-G EVOLVE HS 22 430 €
HB 1.5 SKYACTIV-D EVOLVE 24 364 €
HB 1.5 SKYACTIV-D EVOLVE HS 25 664 €
HB 1.5 SKYACTIV-D EVOLVE HS AUTO. 28 375 €
HB 1.5 SKYACTIV-D EXCELLENCE 26 954 €
HB 1.5 SKYACTIV-D EXCELLENCE AUTO. 29 665 €
HB 1.5 SKYACTIV-D EXCELLENCE PACK 28 774 €
HB 1.5 SKYACTIV-D EXCELLENCE PACK AUTO. 33 115 €
CS 1.5 SKYACTIV-D EVOLVE 24 364 €
CS 1.5 SKYACTIV-D EVOLVE HS 25 664 €
CS 1.5 SKYACTIV-D EXCELLENCE 26 954 €
CS 1.5 SKYACTIV-D EXCELLENCE PACK 28 774 €
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI