Novo Porsche Macan: Evoluir, sem perder a essência
A eletrificação na Porsche continua e agora é o Macan a entrar no mundo dos 100% elétricos. A nova proposta foi apresentada aos media, especificamente o Macan Turbo, o mais potente e o Macan 4, que deixaram uma excelente impressão.
O Porsche Macan é um SUV compacto de luxo, posicionado como um irmão mais pequeno do Cayenne, produzido desde 2014, combinando o carácter prático com o desempenho desportivo caraterístico da Porsche. Com a evolução da indústria automóvel a levar as marcar para os elétricos, a gama da Porsche vai também evoluindo e o Macan é o segundo modelo 100% elétrico da marca.
Um carro 100% elétrico e 100% novo
O novo Macan é um carro completamente novo, nem que seja pelo facto de agora estar 100% inserido no mundo dos elétricos. É um carro que esteticamente evoluiu de forma favorável, com linhas repensadas, que mantêm a identidade do modelo, mas com uma “cara lavada” bem mais interessante que deverão permitir manter o carro como um dos grandes trunfos da marca. Em Portugal foram vendidos 1550 unidades desde 2014, com a procura a ser ainda intensa.
O novo Porsche Macan elétrico é equipado com uma bateria de iões de lítio de 100 kWh, dos quais 95 kWh são utilizáveis, instalada na parte inferior da carroçaria. A bateria faz parte da nova plataforma Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts, permitindo carregamento rápido de até 270 kW, o que recarrega de 10% a 80% em cerca de 21 minutos. Em postos de 400 volts, a bateria pode ser carregada em fases separadas com eficiência de até 135 kW sem necessidade de booster adicional. Em casa, o carregamento AC é feito a até 11 kW. Durante a condução, os motores elétricos recuperam até 240 kW de energia. A Integrated Power Box (IPB) otimiza a eficiência, integrando o carregador AC, o conversor de alta voltagem e o conversor DC/DC. A autonomia WLTP varia, alcançando até 613 km no Macan 4 e 591 km no Macan Turbo.
Potência e eficiência
O Macan está disponível em quatro verões: Macan (340 CV) Macan 4 (387 cv) já disponível, Macan 4S (448cv) e Macan Turbo (584cv), também disponível. Com o Overboost do Launch Control, os valores de potência sobem de forma bastante generosa. O novo Macan 4S, com até 380 kW (516 CV), posiciona-se como um dos modelos mais potentes da série, entre o Macan 4 e o Macan Turbo, e possui o sistema Porsche Traction Management (ePTM) para distribuição de potência otimizada entre os eixos. Além disso, o Pacote Off-road Design agora está disponível para todos os modelos Macan, e o Porsche Driver Experience recebeu uma atualização significativa.
O Porsche Macan 4S traz motores elétricos mais potentes, com 330 kW (448 CV) e até 380 kW (516 CV) em overboost. Com launch control, ele gera 820 Nm de torque, acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e alcança uma velocidade máxima de 240 km/h, com uma autonomia combinada de até 606 km. O modelo vem de série com o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM), suspensão pneumática adaptativa e recursos como Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e eixo traseiro direcional para maior desempenho e conforto. A arquitetura de 800V permite carga rápida de até 270 kW, carregando a bateria de 10% a 80% em cerca de 21 minutos.
Pacote Off-road Design para os mais aventureiros
O Pacote Off-road Design, também opcional para todos os modelos, melhora a condução em terrenos acidentados, aumentando o ângulo de ataque até 17,4 graus com a suspensão pneumática e elevando a distância ao solo em 10 mm, para 195 mm. O pacote oferece duas cores: Cinzento Vesúvio e a cor exterior do carro, com detalhes como para-choques, saias laterais, difusor e barras de tejadilho pintados. As jantes Off-road Design de 21″ em Cinzento Vesúvio também estão incluídas.
Aerodinâmica aprimorada
O novo Porsche Macan combina o design da marca com uma aerodinâmica otimizada, destacando-se pelo coeficiente aerodinâmico de 0,25. Equipado com a Porsche Active Aerodynamics (PAA), o SUV inclui elementos ativos e passivos, como o spoiler traseiro adaptativo, flaps ativos de arrefecimento, e uma cobertura flexível na parte inferior da carroçaria. As Air curtains e a extremidade dianteira inclinada melhoram o fluxo de ar, enquanto os rebordos laterais e o difusor na traseira garantem eficiência aerodinâmica, o que contribui para a autonomia e redução do consumo de energia.
Porsche Driver Experience
Com a eletrificação do Macan, a Porsche introduziu o novo sistema Porsche Driver Experience, combinando elementos digitais e analógicos. Inclui um painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas, uma tela de 10,9 polegadas para o passageiro, head-up display com realidade aumentada e iluminação ambiente. Os ecrãs receberam uma atualização completa, com animação de boas-vindas e a nova aplicação Themes, que permite ajustar as cores dos ecrãs e da iluminação em doze opções diferentes.
A Porsche desenvolveu o novo Macan com foco na dinâmica de condução e sensação desportiva, destacando-se pelo baixo centro de gravidade e precisão na direção. O Macan 4 e Macan Turbo têm tração integral, com o Porsche Traction Management (ePTM) reagindo até cinco vezes mais rápido que sistemas convencionais. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) e a suspensão pneumática com Porsche Active Suspension Management (PASM) oferecem desempenho e conforto excecionais. O Macan também pode ser equipado com um eixo traseiro direcional para maior agilidade.
Com mais de 800.000 unidades vendidas desde 2014, o Macan continua a ser um sucesso, agora com versões totalmente elétricas produzidas de forma neutra em carbono. As encomendas já estão abertas, com preços a partir de 86.793€ para o Macan 4 e 118.846€ para o Macan Turbo.
Primeiro contacto
Visualmente, o novo Macan ganhou atributos que o favorecem. Mantendo a identidade do modelo, soube evoluir para umas linhas mais modernas e limpas, num exercicio muito interessante em que a evolução é notada, sem chocar em demasia. As suas dimensões são 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura, com jantes de até 22 polegadas. A distância entre eixos foi ampliada em 86 mm, com secções dianteira e traseira mais curtas. Os faróis divididos, com luzes diurnas de quatro pontos e opcional LED Matrix, ressaltam a largura do carro. O design também inclui portas sem moldura, sideblades e guardalamas traseiros pronunciados, reforçando a sua aparência desportiva. O logótipo Porsche agora está centralizado na faixa de luz 3D.
Por dentro temos conforto, qualidade e espaço. A eletrificação aumentou o espaço de arrumação, com uma bagageira traseira de até 540 litros e uma segunda bagageira sob o capô com 84 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade total chega a 1.348 litros. O Macan também oferece uma capacidade máxima de reboque de 2.000 kg. No interior, os assentos são até 28 mm mais baixos na frente e 15 mm atrás, oferecendo mais espaço para as pernas. O design inclui elementos de controlo digitais e analógicos, iluminação ambiente em LED e um interior personalizável. O conjunto resulta muito bem e o Macan é um lugar onde podemos passar muito tempo sem nos aborrecermos, graças à alargada oferta tecnológica, com um ecrã dedicado para o passageiro, quer pelas linhas e até pelo conforto.
As sensações de condução foram positivas, com um excelente controlo dos movimentos de carroçaria, especialmente em modo Sport. O novo Macan mostra boa agilidade e acima de tudo uma excelente versatilidade, com um comportamento desportivo que agrada, para um veículo desta tipologia, sem se negar a passar por estradas mais estragadas. Este primeiro contacto exigiu muito tempo de autoestrada e, com a autonomia anunciada de entre os 518 e os 591 km em ciclo combinado para a versão Turbo ensaiada, os consumos não ficaram muito longe dos 19.8 kWh /100 km anunciados, o que para um ensaio com muita autoestrada e com pontuais acelerações mais vigorosas parece ser um bom cartão de visita.
É fácil entender porque o Macan se tornou um sucesso, e esta nova versão elétrica mantém todos os pontos fortes, reforçando-os de forma bem conseguida, agora no mundo dos 100% elétricos. O sucesso deverá manter-se
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