Mercedes-AMG cria versões E 63

Por a 26 Outubro 2016 12:23

Depois do E 43, a Mercedes-AMG prepara-se para lançar a versão desportiva de topo do Mercedes Classe E, o AMG E 63 4Matic+ e AMG E 63 S 4Matic+. Esta variante introduz novas tecnologias nos motores V8 biturbo e no sistema de tração integral. O AMG E 63 também se distingue dentro da gama AMG por ser a primeira berlina com um desenho do capô semelhante ao dos coupés, acrescentando à sua imagem desportiva. Vai ser apresentado no Salão de Los Angeles, com as encomendas a abrirem em janeiro.

O coração da nova versão desportiva do Classe E é o motor 4.0 V8 biturbo, que substitui o anterior 6.2 V8 atmosférico. Os dois turbos são montados dentro da abertura do V, melhorando a sua resposta a baixa rotação e o aproveitamento dos gases escape para mover as turbinas. Outras modificações incluem novos pistões, nova entrada de ar, intercooler melhorado e software de gestão do motor re-escrito.

A versão E 63 vê a potência do V8 biturbo aumentada dos 475 cv do C 63 para os 571 cv neste modelo, com um binário máximo de 750 Nm, podendo atingir os 100 km/h em 3,5 segundos. No topo está a E 63 S, com a potência a subir dos 510 cv do C 63 para os 612 cv, enquanto o binário máximo, de 850 Nm, está disponível das 2500 às 4500 rpm. Esta versão demora apenas 3,4 segundos a atingir os 100 km/h, podendo atingir os 300 km/h com a AMG Drivers Package. No entanto, para reduzir o consumo, em modo Comfort, o motor desativa uma bancada de cilindros em velocidade de conforto.

O sistema de tração integral é agora o 4Matic+. Trata-se de um sistema inteligente, adaptável às condições de utilização e à estrada, com distribuição variável do binário nos dois eixos, uma novidade no Classe E. Os diferenciais são mecânico no E 63 e eletrónico no E 63 S. A versão E 63 S tem ainda a vantagem de um modo drift, permitindo controlar melhor a potência em curva em condições com menos tração. A potência é controlada por uma nova caixa de dupla embraiagem de nove velocidades, com relações desenvolvidas especificamente para o AMG Classe E.

Como é normal neste tipo de carros, está incluído um controlo de tração (AMG Dynamic Select) com vários parâmetros controláveis. É possívele escolher entre quatro modos de utilização, Comfort, Sport, Sport+ e Individual, operando modificações na resposta do motor, transmissão, dureza da suspensão, precisão da direção, atuação do ESP e modo manual da caixa, pressionando um botão M para controlar as relações de caixa pelas patilhas do volante. O controlo de tração também tem a função Racestart, essencialmente um ponta-tacão.

A suspensão está equipada de série com o sistema pneumático multicâmara Air Body Control. A barra estabilizadora traseira é oriunda do Mercedes-AMG GT. O sistema de travagem foi preparado especificamente para as versões desportivas do Classe E, com discos de 360 mm no E 63 e 390 mm no E 63 S. Este último também pode ser equipado, em opção, com travões de cerâmica, com discos de 402 mm. O AMG E 63 usa jantes de 19 polegadas de série, enquanto o E 63 S usa jantes de 20 polegadas.

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