McLaren e BMW de ‘mãos dadas’ em nova colaboração

Por a 1 Fevereiro 2017 15:13

É sempre com agrado que vemos duas marcas com história e dimensão, como são os casos da McLaren e da BMW, a abraçarem em parceria um projeto. Foi precisamente isso que aconteceu.

O objetivo é colaborarem no desenvolvimento de design e tecnologia que permita melhorar a eficiência para a próxima geração de motores de combustão interna. Em vista está também a redução das emissões de CO2.

Este projeto conta com o apoio do governo do Reino Unido – que foi um dos seus impulsionadores – através do Centro Avançado de Propulsão. O projeto será liderado pela McLaren, envolvendo mais cinco organizações diferentes: BMW Group; a Ricardo, que produz motores para os McLaren de estrada; a Grainger & Worrall, responsável pelo lançamento de alguns blocos de motor de muitas das equipas de Fórmula 1 e que irá contribuir com tecnologia focada no baixo peso; a Lentus Composites irá contribuir com o seu conhecimento em estruturas compósitas; e a University of Bath com as suas pesquisas e desenvolvimentos em sistemas de eficiência de motores de combustão interna.

O envolvimento da McLaren é algo que deixa na marca uma natural satisfação, como refere o chefe do gabinete executivo, Mike Flewitt: “Este é um projeto entusiasmante que joga com as forças de todos os parceiros. A McLaren Automotive tem uma reputação excecional na construção dos mais refinados motores do mundo, como demonstrado pelo nosso M838T e anteriormente com a vitória na categoria nos prémios de Motor Internacional do Ano. Iremos continuar a desenhar e a construir independentemente os nossos próprios motores e os benefícios deste projeto vão ajudar-nos a acelerar o desenvolvimento da nossa próxima geração de propulsores”, finalizou.

De recordar que a última vez que a McLaren e a BMW estiveram juntas num projeto dele saiu o McLaren F1. Equipado com um motor de 6.1 litros, V12, que debitava 627 cv e tinha uma aceleração 0-100 km/h de 3.2s.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
seven
seven
7 anos atrás

Claro que a McLaren Automotive é autónoma da McLaren F1, tal como as estruturas homólogas da Ferrari. Contudo, a Automotive só apareceu depois de bastantes anos plenos de êxitos na F1, alimentando-se da notoriedade e prestígio desta para impulsionar as suas vendas.
Isto para dizer, que me parece algo estranho a associação à BMW quando na F1 – o pináculo da tecnologia auto, estão casados com a Honda…
Bem sei que são apenas parcerias tecnológicas estratégicas, mas anunciá-las com pompa e circunstância deve ser um pouco difícil de engolir para a Honda, ou estou a ver mal a coisa?

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado