Lotus Exige Sport 380 sobe o nível para marca britânica

Por a 23 Novembro 2016 13:15

A Lotus continua a atacar marcas com carros mais potentes, continuando a seguir a mesma estratégia do fundador Colin Chapman, retirando peso para conseguir melhor performance dos seus automóveis leves, ágeis e compactos. Neste caso, o Exige ganha uma versão de performance ainda mais destilada que as evoluções anteriores, o Lotus Exige Sport 380.

Neste caso, depois de uma cura de emagrecimento no Laboratório de Peso Leve da Lotus Engineering, o Exige Sport 380 demonstra ser capaz de lutar contra alguns modelos de topo da Porsche, graças a um peso reduzido para apenas 1110 kg, poupando 2,7 kg só nos difusores dianteiro e traseiro e na asa traseira em relação ao anterior Sport 350. A isto acrescenta-se uma redução de 900 g pelo vidro traseiro em policarbonato, os bancos desportivos, que são 6 kg mais leves, a bateria, que perde 10,3 kg, e as jantes de liga leve e discos de travão, que poupam mais 10 kg. O tejadilho em carbono contribui mais 2 kg. No total, a evolução do Sport 350 para o Sport 380 reduz o peso total em 26,3 kg.

O motor 3.5 V6 de origem Toyota, continua a ver o seu potencial bem explorado pela Lotus. Modificações na pressão do compressor mecânico, nova bomba de combustível, revisões no sistema de escape e uma nova centralina, que já era usada no Evora, permitem aumentar a potência para 380 cv às 6700 rpm. O binário máximo sobe para os 410 Nm. Mais potente e mais leve, consegue atingir os 100 km/h em apenas 3,7 segundos, com o ponteiro do velocímetro a chegar aos 286 km/h.

A caixa manual de seis velocidades, com o mecanismo visível do habitáculo, pode ser trocado por uma caixa automática. A afinação do chassis pode ser comandada pelo condutor através do sistema DPM, com afinações Sport e Race. Na aerodinâmica, o desenho da nova asa traseira e de pequenas aletas atrás das rodas traseiras garantem 140 kg de carga aerodinâmica, mais 60 por cento que na versão anterior. A direção do novo Exige não é assistida, não existindo filtragem entre o condutor e os pneus Michelin Pilot Sport (de 18 polegadas à frente e 17 atrás). Os discos de travão, derivados de competição, são fornecidos pela AP.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado