Limites de velocidade europeus: o que muda de país para país
O carro é um meio de transporte que faz parte da vida de grande parte de nós. Para os que dele fazem uso ao volante, questões como limites de velocidades ou sinais de trânsito, são algo apreendido e de forma quase intuitiva, sabemos como proceder nos vários contextos.
Porém, o caso pode facilmente mudar de figura quando passamos a fronteira e nos deparamos com novas realidades, algumas, bem diferentes das nossas. Aí, rapidamente tomamos consciência que podemos não saber algo tão simples como o limite de velocidade ou a velocidade recomendada em determinadas zonas. Podemos mesmo abrandar para não prevaricar numa situação em que na realidade poderíamos ir bem mais depressa, ou o contrário.
Dúvidas que, na maioria das vezes, só nos apercebemos que podemos ter quando nos encontramos numa situação em que precisamos de respostas, e não as vemos. É um facto que com as tecnologias de hoje, cada vez mais os carros vêm munidos com equipamentos que rapidamente nos esclarecem, se atualizam em tempo real e suavizam instantaneamente aquilo que há anos atrás poderia revelar-se uma dificuldade, mas nem todos os têm.
Tecnologias à parte, o facto é que os países são diferentes. Por isso, é também natural que os limites de velocidade oscilem Europa fora. Daí que, e com base nos dados de 31 países disponibilizados pela Comissão Europeia para a Segurança rodoviária, aqui ficam os diferentes limites de velocidade* europeus.
*Nota: os registos apresentados referem-se a automóveis de passageiros e furgonetas
Fonte: Comissão Europeia – Transportes/Segurança Ferroviária
André Duarte
Áustria
Estradas urbanas – 50km/h
Estradas não urbanas – 100 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
Alemanha
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 100 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
- recomendado
Bélgica
Estradas urbanas – 50 km/h
Zonas residenciais – 20 km/h
Na proximidade de escolas ou ruas onde os ciclistas têm a prioridade – 30 km/h
Fora das aglomerações na Região Flamenga. Estradas com, pelo menos, duas vias em cada sentido separadas por marcações rodoviárias e outras vias públicas – 70 km/h
Fora das aglomerações. Estradas com, pelo menos, duas vias em cada sentido separadas por marcações rodoviárias e outras vias públicas – 90 km/h
Autoestradas e estradas com, pelo menos, duas vias em cada sentido não separadas por marcações rodoviárias – 120 km/h
Bulgária
Estradas urbanas – 50km/h
Estradas não urbanas – 90km/h
Autoestradas/vias rápidas – 120/140 km/h
Chipre
Zonas pedonais – 30 km/h
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 100 km/h
Croácia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
Dinamarca
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
Eslováquia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
- 90 km/h em zonas urbanas
Eslovénia
Estradas urbanas 50 km/H
- 30 km/h – em zonas com limites de velocidade
- 10 km/h – em zonas pedonais abertas à circulação
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas 110/130 km/h
Espanha
Vias urbanas – 50 km/h
- 40 km/h em caso de transporte de mercadorias perigosas
Vias não urbanas sem berma/com berma estreita (<1,5 m) – 70/100 km/h
- 90 km/h para automóveis de passageiros
- 80 km/h para furgonetas ligeiras (transformadas a partir de automóveis de passageiros) e veículos para fins múltiplos
- 70 km/h para furgonetas e camiões ligeiros
- 70 km/h para automóveis de passageiros e furgonetas ligeiras com reboque
- Em caso de transporte de mercadorias perigosas, a velocidade máxima para cada categoria de veículo é reduzida em 10 km/h.
80/100 km/h ou 90 km/h para automóveis de passageiros 80 km/h para furgonetas ligeiras (transformadas a partir de automóveis de passageiros) e veículos para fins múltiplos 70 km/h para furgonetas e camiões ligeiros 70 km/h para automóveis de passageiros e furgonetas ligeiras com reboque Em caso de transporte de mercadorias perigosas, a velocidade máxima para cada categoria de veículo é reduzida em 10 km/h.
- 100 km/h para automóveis de passageiros
- 90 km/h para furgonetas ligeiras (transformadas a partir de automóveis de passageiros) e veículos para fins múltiplos
- 80 km/h para furgonetas e camiões ligeiros
- 80 km/h automóveis de passageiros e furgonetas ligeiras com reboque
- Em caso de transporte de mercadorias perigosas, a velocidade máxima para cada categoria de veículo é de menos 10 km/h.
Autoestradas/vias rápidas 90/120 km/h
- 120 km/h para automóveis de passageiros
- 100 km/h para furgonetas ligeiras (transformadas a partir de automóveis de passageiros) e veículos para fins múltiplos
- 90 km/h para furgonetas e camiões ligeiros
- 90 km/h automóveis de passageiros e furgonetas ligeiras com reboque até 750 kg (categoria 01)
- Em caso de transporte de mercadorias perigosas, a velocidade máxima para cada categoria de veículo é reduzida em 10 km/h.
Estónia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 90 km/h
- No verão: 110 km/h em estradas com duas faixas de rodagem
Finlândia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas
- Limites indicados mediante sinais de trânsito (80 km/h, 100 km/h, 120 km/h)
- Furgonetas 80 km/h ou 100 km/h
França
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas 90 km/h
- 80 km/h Com chuva/piso molhado
- 50 km/h se a visibilidade for inferior a 50 m
Autoestradas/vias rápidas 110/130 km/h
- 100 km/h Com chuva/piso molhado
- 50 km/h se a visibilidade for inferior a 50 m
Grécia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas 110/130 km/h
Holanda
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 90 km/h
Hungria
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas 110/130 km/h
Irlanda
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80/100 km/h
Autoestradas/vias rápidas 120 km/h
Itália
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas 130 km/h
Letónia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Liechtenstein
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas
- Esta categoria de vias não existe no Liechtenstein
Lituânia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 70/90 km/h
- Estradas asfaltadas ou de betão – 90 km/h
- Outras estradas – 70 km/h
- Condutores com menos de dois anos de experiência de condução – 70 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 100/130 km/h
- Automóveis de passageiros – Autoestradas: 130 km/h de 1 de abril a 31 de outubro; 110 km/h de 1 de novembro a 31 de março
- Automóveis de passageiros – Vias rápidas: 120 km/h de 1 de abril a 31 de outubro; 110 km/h de 1 de novembro a 31 de março
- Furgonetas – Autoestradas: 110 km/h
- Furgonetas – Vias rápidas: 100 km/h
- Condutores com menos de dois anos de experiência de condução – até 90 km/h
Luxemburgo
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
- 110 km/h com chuva.
Malta
Estradas urbanas – 50 km/h
- Automóveis de passageiros
Estradas não urbanas – 80 km/h
- Automóveis de passageiros
Autoestradas/vias rápidas – 80 km/h
- Automóveis de passageiros
Estradas urbanas – 40 km/h
- Furgonetas
Estradas não urbanas – 60 km/h
- Furgonetas
Autoestradas/vias rápidas – 60 km/h
- Furgonetas
Noruega
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas 100 km/h
Polónia
Estradas urbanas – 50/60 km/h
- 50 km/h (5h00 – 23h00)
- 60 km/h (23h00 – 5h00)
Zonas residenciais – 20 km/h
Fora das localidades – 90 km/h
Vias rápidas com uma faixa de rodagem e estradas com duas faixas de rodagem de duas ou mais vias em cada sentido – 100 km/h
Autoestradas/vias rápidas com duas faixas de rodagem 120/140 km/h
- Vias rápidas: 120 km/h
- Autoestradas: 140 km/h; 100 km/h em estradas com uma faixa de rodagem (via rápida)
Portugal
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 100/120 km/h
Reino Unido
Estradas urbanas – 48 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 96 km/h
República Checa
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Vias rápidas – 110 km/h
- 80 km/h nas localidades
Autoestradas – 130 km/h
- 80 km/h nas localidades
Roménia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90/100 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
Suécia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 70 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 110 km/h
Suíça
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 100/120 km/h
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI