Lamborghini Temerario: O novo V8 híbrido com 920 CV

Por a 17 Agosto 2024 12:43

A Automobili Lamborghini apresentou o Temerario, um inovador superdesportivo com um grupo motopropulsor híbrido V8 twin-turbo.

Este novo modelo, apresentado na Monterey Car Week 2024, faz parte da gama High Performance Electrified Vehicle (HPEV) da Lamborghini, depois do Revuelto e do Urus SE. O Temerário oferece um desempenho excecional com 920 CV, uma velocidade máxima superior a 340 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,7 segundos.

Possui um motor V8 twin-turbo totalmente novo, o primeiro num superdesportivo de produção capaz de atingir as 10.000 rpm. O automóvel apresenta também um design altamente aerodinâmico, um chassis de alumínio ultraleve e de elevada resistência para uma melhor dinâmica de condução e um maior espaço interior para o conforto dos passageiros e da bagagem. Além disso, oferece um sistema multimédia avançado, o Lamborghini Vision Unit, que permite aos utilizadores captar e partilhar as suas experiências de condução. O Temerário constitui um marco importante na estratégia de eletrificação da Lamborghini, oferecendo uma gama totalmente híbrida.

Unidade motriz inovadora

O supercarro Temerario da Lamborghini possui um inovador motor V8 biturbo híbrido que atinge as 10.000 RPM. O motor utiliza dois turbocompressores de grandes dimensões numa configuração “hot V8” para melhorar a eficiência e o desempenho. O motor debita 920 CV (676 kW) combinado com três motores eléctricos, proporcionando uma progressão linear da potência e um manuseamento melhorado devido ao seu baixo centro de gravidade.

Dois motores de fluxo axial arrefecidos a óleo no eixo dianteiro fornecem uma potência máxima de 220 kW (295 CV) e até 2.150 Nm de binário, contribuindo para a capacidade de tração integral do automóvel. Estes motores são compactos e leves, com toda a unidade de tração elétrica integrada no motor V8 biturbo sem embraiagem intermédia, eliminando o atraso do turbo e proporcionando um binário adicional.

O Temerario também pode funcionar como um supercarro totalmente elétrico, reduzindo significativamente as emissões de CO₂ até 50% em comparação com o Huracán. O veículo está equipado com uma bateria de iões de lítio centralizada com uma capacidade de 3,8 kWh, permitindo uma recarga rápida em apenas 30 minutos. A bateria é recarregada através da travagem regenerativa das rodas dianteiras ou diretamente do motor V8.

O automóvel dispõe ainda do sistema Lamborghini Dinamica Veicolo (LDV) 2.0, que utiliza a vectorização elétrica do binário para melhorar a agilidade e a estabilidade em curva. O e-eixo e o motor elétrico traseiro ajudam na travagem, reduzindo o esforço dos travões e contribuindo para a recarga da bateria. Este sistema maximiza a eficiência e oferece uma experiência de condução mais natural, elevando o desempenho do Temerário.

13 modos de condução

O Lamborghini Temerario oferece 13 modos de condução versáteis, adaptados tanto à condução quotidiana como às experiências de alto desempenho em pista. Estes modos são acessíveis através de rotores no volante. O rotor esquerdo permite ao condutor escolher entre Città, Strada, Sport, Corsa e Corsa Plus (que desativa os controlos eletrónicos para uma experiência de condução mais crua), com o Launch Control ativado premindo um botão durante dois segundos. O rotor direito introduz três modos específicos para híbridos: Recarga, Híbrido e Desempenho.

  • O modo Città é ideal para a condução urbana, oferecendo um funcionamento totalmente elétrico ou um recarregamento rápido da bateria.
  • O modo Strada adequa-se à condução extra-urbana e em autoestrada, proporcionando um desempenho eficiente e desportivo com tração integral a pedido e até 800 CV de potência.
  • O modo Sport** proporciona uma experiência de condução mais dinâmica e divertida, com máxima capacidade de reação e até 920 CV.
  • O modo Corsa foi concebido para o desempenho em pista, maximizando a potência e o som para proporcionar 920 CV com um comportamento preciso e uma vectorização de binário melhorada.

O Drift Mode permite uma sobreviragem controlada, ajustável em três níveis, para condutores principiantes e experientes, para máxima diversão de condução.

Design distinto

O Lamborghini Temerario apresenta uma evolução de design que se enraíza no estilo distintivo da Lamborghini. O seu exterior apresenta linhas limpas e puristas, saliências curtas e aerodinâmica integrada. O novo design hexagonal das luzes de circulação diurna (DRL) é um elemento de destaque, prolongando o tema geométrico da marca presente em várias partes do automóvel, incluindo os farolins traseiros e os tubos de escape.

O design combina elementos inspirados na aviação com uma estética musculada. A extremidade dianteira apresenta um nariz de tubarão, faróis afilados e grelhas de orientação do ar para melhorar a aerodinâmica. As entradas de ar laterais melhoram o desempenho e o aspeto visual, enquanto a traseira inclui um difusor largo, tubos de escape integrados e luzes traseiras hexagonais para arrefecimento. O tejadilho direciona o fluxo de ar para a asa traseira, otimizando a aerodinâmica.

No interior, o Temerário segue a filosofia “Feel like a pilot” da Lamborghini, com uma posição baixa do banco, um painel de instrumentos estreito e uma disposição centrada no condutor. Combina ecrãs digitais com controlos físicos, incluindo um volante inspirado nas corridas e um botão de arranque proeminente. Os componentes opcionais em fibra de carbono e os materiais de elevada qualidade, como a pele e a camurça Corsatex, reforçam a sensação de luxo. Os bancos desportivos são altamente ajustáveis e estão disponíveis em várias cores e padrões de costura.

No geral, o Temerário combina um design marcante com caraterísticas de desempenho avançadas, enfatizando o compromisso da Lamborghini com o estilo, a engenharia e o envolvimento do condutor.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage-automais
últimas Automais
destaque-homepage-automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado