Já guiámos o novo C3 e ë-C3: elétrico 200, 19.900€…

Por a 20 Dezembro 2024 09:53

A Citroën revelou o novo C3, um modelo versátil e inovador que chega com opções para a maioria dos gostos e necessidades. A nova gama inclui dois motores elétricos, um híbrido MHEV com tecnologia de 48 volts e um motor térmico a gasolina. A versão elétrica promete impressionar com uma autonomia urbana superior a 450 km. No entanto, a marca francesa, ciente de que nem todos têm ainda acesso a um carro elétrico, decidiu manter versões térmicas e híbridas, reafirmando o seu compromisso com a democratização deste modelo que há muito é um verdadeiro sucesso de vendas.

De olho em 2025, a Citroën projeta ser uma das grandes protagonistas do mercado automóvel. Após o lançamento do novo C3 em novembro passado, a marca tem uma agenda verdadeiramente cheia: na primavera de 2025, chegam o novo C4 e o C4X; em maio, será a vez do novo C3 Aircross, um SUV compacto de sete lugares; e, logo depois, os novos microcarros AMI e AMI Buggy. Já no segundo semestre, é aguardada a renovação do C5 Aircross.

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FOTOS novo C3 elétrico

Com o novo C3 elétrico, a Citroën faz uma aposta ousada: maior que o atual C3 e agora no segmento B, o modelo oferece 200 km de autonomia mantendo a sua essência urbana, tudo com um preço que começa abaixo dos 20.000 euros.

Neste contexto, a Citroën está convicta que o C3 é um ‘game changer’, vem mudar o jogo da eletrificação, e acredita também que vai ser este modelo a tornar a mobilidade elétrica verdadeiramente acessível para todas as pessoas.

Entre os automóveis elétricos e olhando para o posicionamento deste novo ë-C3, com um valor mais baixo só mesmo o Dacia Spring, que está noutro patamar, e num segmento abaixo, o A. O novo C3 elétrico tem valores de entrada de gama abaixo do Opel Corsa, Peugeot 208, Seat Ibiza, Renault Clio e Toyota Yaris, os seus principais concorrentes, e se falarmos somente de elétricos, as diferenças acentuam-se bem mais com a exceção já referida do Dacia Spring.

Após quatro gerações de grande sucesso, e 5.6 milhões de unidades vendidas, que significaram 30% das vendas totais da Citroën, o novo C3 surge com um conceito mais ousado, moderno, tendo subido os níveis de qualidade gerais. Em termos estéticos o carro surge com uma nova identidade de marca, assinatura luminosa, mais musculado, e com linhas mias esculpidas. O pára-brisas é mais largo, o capot mais curto e mais alto, foi efetuado um reforço estético dos para-choques, tem barras no tejadilho, a posição de condução é mais elevada, pode ter jantes até 17” e a distância ao solo também subi, no caso da versão elétrica é de 163 mm e a térmica de 197 mm.

Estas novas características redundam em mais espaço a bordo e uma entrada mais fácil no automóvel.

Há mais 20 mm no espaço traseiro para joelhos, mais 19mm para cotovelos, e mais 21 mm na dianteira.

O volume da bagageira +e de 310 litros, rebatível a 40-60 para 1015 mm de largura.

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FOTOS novo Citroën C3 ‘térmico’

Como estreia no C3, as já conhecidas suspensões Citroën Advanced Comfort, que vêm de série. Quanto aos bancos, mais 10mm de espuma e mais ergonomia para ainda melhor conforto. O volante é pequeno, fácil de manusear e o C-Zen Lounge, o muito renovado interior surge com um ecrã tátil de 10,25 polegadas.

A plataforma smart car é totalmente nova, foi pensada para o modelo elétrico, mas é adaptável aos modelos híbrido e térmico.

O motor térmico do novo C3 é o 3 cilindro 1.2litros turbo, a gasolina, com 100 cv, caixa de 6 velocidades manual.

gasolina, o modelo híbrido MHEV chega no segundo quarto de 2025.

O modelo elétrico tem até 459 Km de autonomia (WLTP), uma bateria de 44 kWh, motor de 83 kW – equivalente a 113 cv, e carregamento rápido de 100 kW DC. carrega dos 20 aos 80% em 26 minutos, no ciclo misto a autonomia estende-se até ao 326 Km WLTP, e a bateria é uma LFP.

Quanto a preços, o modelo a gasolina com cx manual de 6 velocidades começa nos 15.240€, o híbrido 100, caixa automática e-DCT começa nos 20.450€m o elétrico 200, bateria LFP custa desde 19.990€ e valor do elétrico 320, com bateria LFP de 44 kWh custa a partir de 23.300€. Os valores mediante os níveis de equipamento começam nos 15.000 e estendem-se até aos 28.000€, generalizando. Os níveis de equipamento são o You, Plus e Max.

Ao volante, o que se nota de imediato no novo e-C3, é o espaço face ao modelo anterior térmico, posição de condução bem mais alta, a resposta do motor elétrico que testámos, o 320, é boa, linear, progressiva, não espera uma forte resposta do acelerador, estamos a falar de 113 cv, o conforto desta versão subiu bastante de nível, a que não deve ser alheio a nova suspensão Citroën Advanced Comfort, de série, para um hatchback familiar, o andamento é bom, a a condução é agradável, sentem-se muito pouco as imperfeições das estradas, ainda que não tenhamos andado em mau piso. Tendo em conta que guiámos também a versão a gasolina, a condução é totalmente diferente, no elétrico o simples tirar pé desacelera de imediato o carro, notando-se também as diferenças de peso entre ambos.

Com um andamento despreocupado, gastámos 6.1l/100 Km, 70% estrada, 30%, autoestrada, muito pouco circuito urbano. No elétrico, o curto trajeto não deu para grandes impressões quanto à autonomia, isso fica para um futuro ensaio. O que diria ser mais notório na condução dos dois modelos, é claramente o peso do conjunto, a versão térmica, muito mais ágil que a elétrica.

O volante pequeno é muito bom, a direção agradável, mas não são carros para andamentos mais agressivos, pois a carroçaria oscila um pouco, mas o conforto é o que já conhecemos na Citroën. Convem recordar que estes automóveis são essencialmente urbanos, e para aí os seus melhores predicados, destacam-se. São carros ágeis, sem ser demasiado grandes.

Mais detalhe, em artigos posteriores.

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