Insignia Sports Tourer veio para se afirmar
A segunda geração da Insignia Sports Tourer é o mais recente reforço de inverno da Opel e terá a sua estreia mundial a 7 de março, estando presente no Salão de Genebra (9 a 19 de março). De momento ainda não há data para as primeiras encomendas.
Entre os principais destaques deste modelo estão: bagageira com mais 100 litros de capacidade (até 1640l com bancos rebatidos); abertura de bagageira com movimento do pé sob o para-choques; tração integral com vetorização de binário; sistemas avançados de segurança em que se incluem os alerta de saída de faixa e travagem autónoma de emergência; faróis que estreiam a geração mais recente de matriz de LED IntelliLux; informação e entretenimento IntelliLink com OnStar, agora com reservas de hotel; para-brisas, volante e bancos dianteiros e traseiros aquecidos;
O peso foi também um capítulo a ter em conta. Mediante a motorização e nível de equipamento, a nova carrinha topo de gama da Opel pode ser até 200 kg mais leve que a antecessora. Outro dos pontos altos é o facto de ser o primeiro Opel com capot do motor ativo – capot eleva-se em milésimos de segundo para aumentar a distância para o motor, garantido maior proteção para pedestres em caso de acidente.
Este é o primeiro modelo produzido em Rüsselsheim que surge com caixa automática de oito velocidades, câmara exterior de 360º e tração integral ‘inteligente’ com sofisticada vetorização de binário. Como opcional, a Insignia Sports Tourer pode ser encomendada com um grande tejadilho panorâmico que confere maiores níveis de luminosidade.
Principais destaques da Insignia Sports Tourer ao pormenor
Alteração de medidas e semelhança Monza Concept: Cresceu em comprimento, agora de 4,986 metros, as vias foram aumentadas em 11 milímetros. A distância entre eixos aumentou em 92 milímetros, para 2,829 metros, e uma projeção dianteira reduzida em 30 mm. Um dos destaques é também a linha cromada que percorre o tejadilho, de 1,483 metros de altura, e que desce para se integrar nos grupos óticos traseiros.
O design teve em conta o protótipo Monza Concept apresentado no Salão de Frankfurt de 2013, a que foi beber vários detalhes, como são os casos da grelha dianteira proeminente e os faróis estreitos. Mas é na secção traseira que a Insignia Sports Tourer mais se assemelha ao protótipo Monza Concept, com grupos óticos finos, ligeiramente protuberantes na sua forma de ‘dupla asa’ – a assinatura tradicional da Opel – constituem os elementos mais marcantes neste conjunto.
Bagageira: Conta com mais 100 litros de capacidade (até 1640l com bancos rebatidos), fruto do comprimento total que aumentou 97 milímetros, para 2,005 metros, com os bancos traseiros rebatidos. Para facilitar as operações de carga e descarga, a tampa da bagageira possui comando elétrico que pode ser operado com um simples movimento de pé sob o para-choques traseiro, sem que seja necessário tocar no automóvel ou recorrer ao comando à distância do fecho centralizado.
Habitáculo: O espaço aumentou. 31 milímetros em altura, 25 mm em largura ao nível dos ombros e outros 27 mm ao nível dos assentos. O opcional tejadilho panorâmico em vidro (1400 x 860 mm), chega aos lugares traseiros. Pela primeira vez na Insignia os lugares traseiros junto às portas podem ter aquecimento individual. O banco foi colocado mais baixo face ao anterior Insignia, com o condutor a ter o painel de instrumentos e a consola central orientados para si.
Sistemas IntelliLink: Conta com as versões mais recentes do Apple CarPlay e do Android Auto, permitindo a integração de várias aplicações de ‘smartphones’. É possível recarregar telemóveis sem a utilização de cabos. A Insignia tem um novo serviço de assistente pessoal – é possível solicitar ao operador de contacto ajuda na seleção e reserva de hotel, por exemplo. O OnStar integra ainda um ‘hotspot’ WiFi 4G LTE que faculta ligação à Internet a todos os ocupantes.
IntelliLux LED: Tem a segunda geração do inovador sistema de faróis de matriz de LED, integrando nova tecnologia LED. Cada farol tem 16 segmentos de LED e o modo de Luz de Curva. Consoante o ângulo da direção, os LED do lado de dentro aumentam de intensidade para alumiar melhor a berma. Igualmente novo é o modo Longo Alcance que projeta luz até 400 metros quando o sistema está em modo pleno de ‘máximos’.
Vetorização de binário: A entrega de binário a cada roda é controlada de forma precisa, apurando o comportamento em estrada em todas as condições de piso. Desta forma reduz-se o efeito de subviragem. São também ajustados a resposta dos amortecedores, da direção, do acelerador e do controlo da caixa de velocidades (automática), de forma independente ou baseado em três modos padronizados – ‘Standard’, ‘Sport’ e ‘Tour’ – que podem ser selecionados pelo condutor.
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