Horse vai fornecer motores à Caterham Academy

Pelotão das provas com os míticos desportivos britânicos passará a estar equipado com motor de elevado desempenho produzido pela Horse Technologies.
A Horse Technologies vai passar a fornecer motores para os veículos da Caterham Academy, a principal competição amadora de desporto motorizado do Reino Unido, já a partir de 2026. Os inconfundíveis veículos desportivos de construção ligeira vão passar a estar equipados com o motor “HR13”, sobrealimentado, com 1.3 litros de cilindrada. O propulsor de quatro cilindros, com injeção direta, disponibiliza 132 cavalos de potência e um binário máximo de 176 Nm.
“É um privilégio para nós fornecer o nosso motor ‘HR13’ para o Caterham AcademyChampionship 2026. A Caterham é uma marca icónica no mundo automóvel e das corridas, com uma história rica, e esta é uma oportunidade única de colaborar na sua missão de descobrir a próxima geração de talentos do desporto motorizado na série Academy 2026”, adfirmou Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain.
A nível de conceção, o motor “HR13” destaca-se pelo desenho da cabeça, em forma de delta, característica que permite reduzir o peso e espaço necessário, baixando o centro de gravidade e permitindo uma melhor gestão térmica do propulsor. Os coletores de escape estão também integrados na cabeça do motor, permitindo reduzir o chamado “turbo lag”, acelerando a resposta do mesmo e beneficiando a entrega de binário logo a partir dos baixos regimes. O motor “HR13” é fabricado na fábrica da Horse Technologies em Valladolid, Espanha.
“Estamos muito orgulhosos por ver a nossa tecnologia atingir um novo marco. Esta colaboração com a Caterham é a primeira aplicação mundial do motor ‘HR13’ da Horse Technologies ao mundo das corridas e reflete o desempenho, a fiabilidade e a experiência que impulsionam tudo o que fazemos”, disse Patrice Haettel, CEO da Horse Technologies.
Recorde-se que a a Horse Technologies é uma divisão da Horse Powertrain Limited, uma joint venture estabelecida em maio de 2024 entre o Grupo Renault e a Geely, cada uma detendo 45% de participação, tendo a Aramco adquirido posteriormente uma participação de 10% na empresa.
Já a Caterham Academy é um campeonato destinado exclusivamente apilotos principiantes, tendo sido criada em 1995 com o objetivo de permitir a entrada de qualquer pessoa no mundo dos desportos motorizados. Atualmente, asérie é considerada uma das mais bem-sucedidas na Grã-Bretanha, tendo já contado com a participação de mais de 1.400 pilotos.
“A Caterham Academy introduziu com sucesso mais de 1.400 pilotos novatos no automobilismo no Reino Unido nos últimos 30 anos. Estamos muito satisfeitos por confirmar a nossa nova parceria com a Horse Technologies e estamos ansiosos por trabalhar com a sua equipa na introdução deste novo motor turbo na nossa série de iniciação competitiva a partir da próxima época”, comentou Bob Laishley, CEO da Caterham.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI