Green NCAP: Menos emissões na produção de baterias
O Green NCAP atualizou os seus dados e fichas de avaliação do ciclo de vida (ACV), expandindo a cobertura para incluir mais países, como a Noruega, e tipos de combustível adicionais, como o GPL e o E85. A atualização também incorpora as informações mais recentes sobre a produção de baterias, o fornecimento de eletricidade e as misturas de biocombustíveis, refletindo as mudanças nos sectores automóvel e energético. Esta atualização visa melhorar a ligação entre a ciência, a indústria e os consumidores.
O Green NCAP atualizou os dados da sua Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), revelando mudanças na indústria, como a melhoria das misturas de biocombustíveis e o aumento da eficiência da produção de baterias. Os novos resultados da ACV mostram impactos ambientais reduzidos dos veículos elétricos e híbridos plug-in em comparação com os motores de combustão convencionais, principalmente devido à menor intensidade de carbono na produção de baterias e à melhoria das projeções do cabaz energético europeu.
As principais conclusões incluem uma diminuição de 16% nas emissões da produção de baterias e uma redução projetada de 26% nas emissões de eletricidade até 2039. Estas melhorias contribuem para uma redução de 15% na pegada de carbono total dos veículos elétricos, poupando 4,8 toneladas de equivalente de CO₂ por veículo ao longo da sua vida útil. Além disso, a mistura de biomassa para biocombustíveis está a mudar, prevendo-se que o biodiesel contenha mais óleo alimentar usado e menos óleo de palma até 2050, reduzindo ainda mais as emissões.
A metodologia LCA, essencial para avaliações ambientais justas, permite comparações neutras e sistemáticas entre veículos. Os dados atualizados do Green NCAP, que reflectem o atual fornecimento de energia e a tecnologia das baterias, fornecem resultados realistas e fiáveis. Ricardo, uma empresa de consultoria especializada em ACV de veículos, ajudou na atualização, fornecendo projeções de dados de alta qualidade para o fornecimento de eletricidade na Europa e participando em reuniões de peritos para aperfeiçoar a metodologia do Green NCAP.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI