Futebol vs Automóveis Superdesportivos. O que gera mais emoção?

Por a 2 Junho 2017 18:54

Os comparativos são sempre interessantes e há alguns com especificidades bem curiosas, como é o caso do mais recente feito pela Nissan em parceria com os cientistas da Universidade de Loughborough.

Aproveitando o culminar da época da Liga dos Campeões da UEFA, a Nissan decidiu colocar nos pratos da balança o seguinte teste: avaliar se a emoção de um jogo de futebol é maior do que a de ser passageiro num Nissan GT-R.

Entre as quatro linhas certamente todos nós conhecemos o essencial das regras. Em relação ao Nissan, para eventuais dúvidas, aqui ficam os seus dados principais: motor V6 de 3,8 litros biturbo a debitar 670cv às 6.800rpm.

André Duarte

Saiba como tudo funcionou: 

1º Passo – Vestuário específico

A marca, em parceria com os especialistas em ciência desportiva da Universidade de Loughborough, disponibilizou aos participantes “vestuário tecnológico para monitorizar e recolher um índice combinado de dados. Estes incluíam ritmo cardíaco, frequência respiratória e atividade eletrodérmica, de modo a examinar o efeito psicológico do entusiasmo nos mesmos e derradeiramente determinar que atividade é mais excitante.”

426190459_Scientists_develop_the_ultimate_experiment_to_measure_excitement

2º Passo – Comparativo

Do lado das quatro linhas foram escolhidos os jogos considerados decisivos da Liga dos Campeões da UEFA, enquanto que no capítulo automóvel foram analisadas as reações dos passageiros que percorreram a pista do Circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, a bordo do Nissan GT-R pilotado por condutores profissionais.

426190458_Scientists_develop_the_ultimate_experiment_to_measure_excitement

3º Passo – Resultados

Resposta física Jogos de Futebol da Liga dos Campeões da UEFA “Track day”

Nissan GT-R

Aumento médio do ritmo cardíaco 39% 37%
Média do ritmo cardíaco 91 BPM 100 BPM
Ritmo cardíaco máximo médio 124 BPM 136 BPM
Aumento da frequência respiratória média 140% 144%
Frequência respiratória média 15 respirações/minuto 15 respirações/minuto
Frequência respiratória máxima média 35 respirações/minuto 35 respirações/minuto

426190457_Scientists_develop_the_ultimate_experiment_to_measure_excitement

Obtidos os resultados, aqui ficam as considerações finais de um especialista, no caso, do Dr. Dale Esliger da Universidade de Loughborough: “Dantes conseguíamos avaliar de forma subjetiva quão emocionante era um jogo importante de futebol ou ser passageiro num empolgante superdesportivo, como, por exemplo, o Nissan GT-R. A pesquisa efetuada como parte do Índice de Entusiasmo Nissan permitiu-nos utilizar inovadores sensores de dados para compreender as reações físicas dos participantes a estes excitantes momentos e assim fazer sugestões relativamente sobre quais os elementos que podem ser mais entusiasmantes”.

 “As principais diferenças que vimos foram as respostas fisiológicas dos passageiros e a frequência respiratória dos fãs de futebol. Durante os jogos de futebol vimos um aumento da frequência respiratória seguido de uma redução desta, quando os fãs sustêm a respiração em momentos chave de antecipação, demonstrando assim que a emoção da sua jornada ao longo dos 90 minutos é mais uma montanha-russa de emoções. Enquanto a frequência respiratória dos passageiros do GT-R aumenta de forma consistente, sugerindo uma sensação de emoção mais contínua”, concluiu o Dr. Dale Esliger.

Segundo a marca revela, em comunicado: “Ao longo das duas experiências o ritmo cardíaco dos fãs de futebol e dos passageiros do Nissan GT-R foram amplamente comparáveis, com aumentos nos momentos de entusiasmo como seria de esperar; como por exemplo quando um golo era marcado ou ao fazer uma curva apertada.” Quase poderíamos concluir que há ‘empate técnico’, mas uma coisa é certa, ambos os casos fazem fervilhar o sangue nas veias da emoção.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
mcrae
mcrae
7 anos atrás

Então e se analisarmos a reação de um adepto de MotoGP, F1, ralis, etc, por vezes as últimas voltas do Moto2 ao acompanhar o Miguel Oliveira, o ritmo cardiaco dispara e de que maneira.
Acho que não é uma comparação muito feliz, para isso era comparar adeptos vs adeptos, ou um piloto vs um jogador de futebol.
Mesmo assim, há corridas e há jogos que que são muito diferentes, alguns sem qualquer emoção.

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado