Furia: O Supercarro Português Entra na Terceira Fase de Desenvolvimento

Por a 7 Abril 2025 18:00

O Furia, o primeiro supercarro português desenvolvido pela Adamastor, encontra-se atualmente na sua terceira fase de desenvolvimento. Em entrevista recente, Ricardo Quintas, fundador e CEO da marca, revelou os progressos mais recentes e os próximos passos do projeto, destacando a importância dos testes em pista na evolução do automóvel.

Depois de uma sessão de testes no circuito de Portimão, a equipa da Adamastor regressou satisfeita, tendo conseguido cumprir — e até superar — todos os objetivos definidos para esta primeira ida do Furia à pista. No entanto, como é comum nestas fases, surgiram detalhes técnicos a corrigir:

“O Furia encontra-se na sua terceira fase de desenvolvimento. Como é sabido, es=vemos no circuito

de Portimão e, apesar de tudo ter corrido muito bem, descobrem-se sempre pormenores para

corrigir, os quais foram ou estão a ser, revistos. Estamos agora à espera de ter uma vaga para

podermos regressar à pista e, assim, validar as soluções implementadas. Caso tudo corra como o

previsto, teremos, igualmente, um dia de testes já mais focado na performance do Furia.

Descobrimos, por exemplo, que os intercoolers instalados não =nham o desempenho esperado.

Fizemos novos cálculos, iden=ficámos um novo fornecedor capaz de cumprir com os nossos requisitos

técnicos e solicitámos a produção desses novos componentes. Iremos instalá-los e, posteriormente,

comprovar a sua eficácia no Furia. É exatamente por situações como esta que os testes em ambiente

de circuito são tão importantes. Testar, analisar, iden=ficar e corrigir. Regressámos muito sa=sfeitos

com o primeiro dia do Furia em circuito”.

Segundo Ricardo Quintas, os testes não se centraram ainda na performance pura do Furia, uma vez que o foco foi a verificação de funcionamento e comportamento geral em pista. Só numa fase futura serão avaliadas áreas como a resistência dos materiais e a eficácia das soluções técnicas implementadas:

“Os objetivos que definimos para este primeiro teste foram todos cumpridos e, inclusivamente,

superados bem acima do esperado. Não fizemos testes de performance porque o objetivo não era

esse. Apenas numa próxima fase poderemos abordar essa vertente, bem como, por exemplo, a

resistência dos materiais e as soluções encontradas. Só depois desses testes poderemos perceber

quão perto estamos em termos de desempenho desejado. Mas acreditamos que ainda

estamos muito longe de atingir o potencial máximo do Furia”.

Neste momento, aguarda-se uma nova oportunidade para voltar ao circuito, onde será possível testar as novas soluções e realizar sessões de ensaio mais orientadas para a performance. Paralelamente, o trabalho no development prototype continua, com foco na otimização contínua. A Adamastor já começa também a considerar, com base nos dados recolhidos, o desenvolvimento de futuros modelos.

“Usámos uma afinação intermédia do motor, uma vez que, como disse, não foi esse o motivo que nos

levou nesta primeira vez a Portimão. Em termos de pneus, usámos os slicks da Pirelli, com os quais

temos vindo a trabalhar até à data. Uma vez que é a borracha que produz mais aderência, é aquela

que introduz mais esforço e fadiga nos componentes. Só depois de terminados estes testes é que

vamos passar para pneus de estrada, menos violentos nos materais, mas que nos poderão dar uma

ideia do desempenho em estrada.

Em termos de evolução do Furia, vamos continuar a trabalhar no development prototype, sempre

com o foco na otimização contínua. Ao mesmo tempo, com toda a informação que vamos recolhendo

ao longo dos nossos testes, podemos igualmente começar a ponderar o desenvolvimento de novos

modelos”.

Com uma abordagem metódica e determinada, a Adamastor está a dar passos sólidos no caminho para colocar Portugal no mapa dos supercarros, provando que a inovação automóvel nacional tem o que é preciso para competir ao mais alto nível.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado