Ford renova aposta nos compactos com KA+
A Ford volta a apostar no segmentos dos automóveis citadinos com uma nova geração do modelo KA. O modelo antigo usava uma plataforma de base Fiat, mas desta vez o construtor americano entra sozinho no segmento, aproveitando a sua experiência de adaptação a diferentes mercados para criar o modelo KA+. O modelo já tinha sido lançado primeiro em mercados como o indiano e o latino-americano, mas chega agora a Portugal, com preços de 10 670 a 11 890 €.
Com o KA+, as dimensões aproximam-se mais do Fiesta, com a altura total a crescer 29 mm. A preocupação com o espaço interior levou a Ford a procurar garantir espaço interno suficiente para sentar cinco adultos. O espaço para as pernas procura ser referencial, tanto nos bancos dianteiros como traseiros.
A bagageira também dimensões consideráveis, com 270 litros, e existem ainda 21 espaços para arrumação de pequenos objetos no habitáculo, incluindo o sistema MyFord Dock para dispositivos móveis, bolsas nas portas para uma garrafa de um litro ou um pequeno guarda-chuva e até compartimento escondido no fundo do painel de instrumentos, só acessível quando a porta do condutor é aberta.
A gama de motores é basatnte simples, com uma versão ‘encurtada’ do motor 1.25 do Fiesta, agora com 1,2 litros (escolhido devido ao limite fiscal para motores a gasolina na Índia), que a Ford propõe com dois níveis de potência, com 70 ou 85 cv. Ambos usam uma caixa de velocidades com relações desenvolvidas para aproveitar uma ampla faixa de binário. Ambas as variantes exibem consumos médios anunciados de 5,0 l/100 km com emissões de CO2 de 114 g/km.
O chassis do KA+ é simples, com suspensão McPherson à frente e barra de torção traseira, enquanto a afinação das molas e amortecedores foi pensada para uma utilização mais urbana. Para isso, foi desenvolvida uma nova direção assistida eletrónica com um raio de viragem de 2,6 voltas mais rápido e assistência sensível à velocidade. O KA+ europeu ganhou uma barra estabilizadora mais resistente que as variantes para outros países e a altura ao solo foi reduzida em 10 mm.
Elementos como ar condicionado, sistema de informação e entretenimento Ford SYNC com ativação por voz, fecho centralizado com comando, ESP com arranque assistido em subida e cruise control fazem parte do equipamento de série. A variante de 85 cv acrescenta volante em couro, bancos dianteiros aquecidos, sensores de estacionamento traseiros e jantes de liga leve de 15 polegadas. Existe ainda uma versão especial KA+ Black & White.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI