Ferrari pode ressuscitar Dino
A Ferrari poderá estar a preparar um regresso da sua submarca Dino num futuro próximo. Os rumores sobre a construção de um Ferrari mais barato ou concorrente direto do Porsche 911 regressam sempre de tempos a tempos, mas a reorganização do Grupo Fiat depois da sua fusão com a Chrysler e a chegada de uma nova família de motores volta a fazer levantar essa hipótese, falando-se de uma data de lançamento no ano 2019.
A confirmar-se o futuro Dino, deverá ser um carro com distância entre eixos compacta e terá obrigatoriamente que usar um motor V6. Este motor já existe, com um V6 de cilindrada entre 2,9 e 3,8 litros a ser já utilizado nos Maserati Ghibli e Quattroporte e Alfa Romeo Giulia QV, derivado do V8 do California T e 488. Este motor usa dois turbos e injeção direta, e poderiam debitar entre 510 e 570 cv. O objetivo seria atingir os 4 segundos dos 0 aos 100 km/h graças ainda a um chassis leve e ágil. Os nomes prováveis seriam Dino 296 GT ou Dino 386 GT.
O nome Dino, em homenagem a Alfredo ‘Dino’ Ferrari, filho de Enzo Ferrari que morreu em 1956, foi estreado nos primeiros motores V6 em que tinha trabalhado em conjunto com o engenheiro Vittorio Jano, para a F1 e F2, no final da década de 50. O primeiro modelo de produção, o Dino 206 GT, surgiu em 1968, dando depois lugar aos 246 GT e 308 GT4 (este com motor V8). A marca Dino foi extinta em 1976, com o 308 GT4 a passar para a marca Ferrari.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Esta imagem, que já tem algum tempo, até revela um concept que estéticamente tem mais a ver com o 512 BB que com um Dino propriamente dito.
E mesmo que a Ferrari lance um Dino com um V6, será mais para entrar no mercado do Cayman, porque o 911 há muitos anos que rivaliza com os Ferrari de motor central, com um custo inferior e fiabilidade muito superior (até podiamos fazer um táxi com um 911).
Mas esta noticia vale o que vale: pôs-me a escrever… 😀