Como evitar buracos e poupar o carro? A Ford tem uma solução em curso…
Por muito atentos que sejamos, todos nós já acertámos ‘naquele’ buraco. Arrepiámo-nos com a pancada e pensámos, “já passou”, acreditando que apesar de sofrível para a mecânica não terá consequências de maior. Mas por vezes essas pancadas, a longo prazo, significam idas extras ao mecânico.
Porém, segundo a tecnologia que está a ser desenvolvida pela Ford, as idas aos buracos podem vir a ser minimizadas. A marca da oval azul desenvolveu um sistema que emite alertas de buracos na estrada no painel de instrumentos e que, segundo a marca, poderá poupar até 500€ em reparações. Além disso, poderá reduzir em muito os acidentes de viação, já que o mau piso é a causa de cerca de um terço de todos os acidentes de viação que ocorrem anualmente segundo a CORDIS – Community Research and Development Information Service.
A investigação e inovação Ford
A marca criou um mapa virtual em ‘crowdsourcing’, que se encontra atualmente em processo de desenvolvimento, com os testes a terem início ainda este ano. O mapa mostrará aos condutores, em tempo real, no painel de instrumentos, onde se encontram os buracos, a sua perigosidade e sugestão de rotas alternativas.
Esta poderá ser uma medida benéfica para todos os automobilistas, conforme explica disse Uwe Hoffmann, engenheiro de investigação de Tecnologias Avançadas de Controlo de Chassis, da Ford Europa: “Um mapa virtual pode sinalizar um novo buraco no momento em que ele aparece e quase mediamente avisar outros condutores do que os espera na estrada mais à frente. Os nossos carros já incorporam sensores que detectam buracos na estrada e agora queremos levar esta tecnologia para o nível seguinte.”
Os engenheiros estão a proceder a investigações usando câmaras e modems incorporados, no Centro de Investigação e Inovação da Ford, em Aachen, na Alemanha. Juntas, essas tecnologias reúnem informações detalhadas sobre os buracos e transmitem para a nuvem em tempo real, onde ficam disponíveis para outros condutores. Outras investigações estão também a explorar o uso de um sistema de suspensão ativa desenhado para reduzir maciçamente a gravidade dos ressaltos e dos pisos em mau estado. A Ford já testa novos veículos ao longo de um troço de 1,9km que é um pesadelo no circuito de testes de Lommel, na Bélgica, usando réplicas de alguns dos piores buracos de estrada do mundo.
A título de curiosidade, a nível Europeu, no ano de 2011, foram assinalados 20 milhões de buracos, com apenas metade a serem reparados, um custo que se estima em mais de 1,2 mil milhões de euros. Só na Grã-Bretanha é recebida uma reclamação por danos provocados por buracos na estrada a cada 17 minutos, com um custo médio por reclamação de 508 euros.
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