Ensaio: Kia Optima Sportswagon 1.7 CRDi TX
A nova geração da carrinha KIA Optima chega ao mercado nacional com argumentos renovados, com destaque para um dos interiores mais espaçosos do seu segmento, um conforto difícil de igualar e uma lista de equipamento recheada
Nos últimos anos, a KIA tem conseguido combater os grandes construtores europeus e japoneses, com propostas competitivas frente às marcas que os condutores seguiam fielmente e por tradição. Mas as tradições mudam e os coreanos há vários anos que conquistaram o seu lugar nos segmentos dos automóveis citadinos, dos pequenos familiares e dos modelos grandes com capacidades aventureiras. Atacar os segmentos executivos é mais complicado, especialmente em Portugal, onde os portugueses preferem a perceção de ‘qualidade garantida’ das marcas consideradas premium, sem uma análise racional das capacidades de todas as propostas no mercado.
E é numa análise racional que o KIA Optima SW ganha numa comparação com os concorrentes diretos. Em particular, há uma tendência das marcas mais luxuosas para fazer carros ligeiramente menores do que o segmento é capaz de comportar. A KIA não é partidária dessa ideia, preferindo apostar num espaço interior referencial, nomeadamente ao nível dos bancos traseiros. Mesmo com os ocupantes dos bancos dianteiros a poderem sentir-se ‘esticados’, quem for atrás também nunca vai ter motivo para reclamar de espaço para as pernas.
Finalmente, a KIA não só conseguiu criar uma plataforma que oferece bom espaço para os ocupantes, como também garante uma bagageira com dimensões generosas, com uma capacidade para mais de 550 litros. O espaço para a bagagem inclui ainda alguns espaços para arrumação de pequenos objetos, e o acesso é facilitado pela abertura inteligente e pela altura do portão, permitindo arrumar objetos facilmente mesmo no fundo. Para transportar mais bagagem, também é possível rebater os três assentos traseiros individualmente.
POTÊNCIA PARA A FAMÍLIA
Na gama nacional, para já o Optima SW só está disponível com o motor 1.7 CRDi, agora com 141 cv. É um propulsor mais virado para uma utilização a baixos regimes, não garantindo grandes acelerações, mas tem uma boa resposta abaixo das 2000 rpm. O motor tem potencial para consumir menos combustível, com os consumos a ficarem na casa dos seis litros altos por cada 100 km percorridos, mas por vezes pode chegar aos sete litros quando se tenta extrair mais velocidade. A transmissão poderia ser revista, nomeadamente ao nível das relações da caixa de velocidades, já que a quinta e sexta velocidades são longas, apropriado para um carro mais pesado poder manter-se nos regimes médios e baixos, mas a terceira e quarta são mais curtas que o esperado e isso acaba por fazer os consumos subirem mais nas acelerações. Em todo o caso, quando o condutor se habitua ao desempenho do motor, nota que é um bom casamento com o chassis. A suspensão traseira multilink garante uma boa estabilidade em curva, combinando também com o baixo centro de gravidade, portanto não é preciso ter qualquer receio de abordar as curvas a uma velocidade mais elevada.
Também impressiona as afinações das suspensões, com amortecedores que confirmam a preocupação da KIA em garantir um bom nível de conforto para os ocupantes. O nível de equipamento de entrada, o TX, já está bem recheado, com destaque para as opções de conectividade e a centralização das funções no ecrá tátil na consola central, que pode ser equipado com aplicações de navegação, Android ou Apple, conforme a escolha do cliente, bem como sistemas de som de qualidade superior. O ambiente mais luxuoso é reforçado pelos revestimentos em pele. O nível TX já tem um bom preço para versão de entrada, na casa dos 38 mil euros, mas nesta fase de lançamento beneficia de descontos até 6000 euros.
Ficha Técnica
Kia Optima – 38 432 €
Motor 4 cil., 16 v., common-rail e turbo, 1685 cm3 Potência 141 cv/4000 rpm Binário 340 N.m/1750-2500 rpm Transmissão Dianteira, cx. man. 6 vel. Suspensão McPherson à frente e multilink atrás Travagem DV/D Peso 1630 kg Mala 552 litros Depósito 70 litros Velocidade máxima 200 km/h Aceleração 0 a 100 km/h 10,2 segundos Consumo médio 4,6 l/100 km Consumo médio AutoSport 6,9 l/100 km Emissões CO2 113 g/km.
[ninja_forms_modal_form id=9 image_link=’http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/10/botoes_1_auto.jpg’]
[ninja_forms_modal_form id=5 image_link=’http://www.autosport.pt/wp-content/uploads/2016/10/botoes_2_auto.jpg’]
QUER SABER MAIS SOBRE ESTE AUTOMÓVEL?
Clique AQUI e aceda à mais completa informação que a marca tem sobre este modelo
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI