Dacia Bigster: Os mesmo trunfos, agora com mais espaço

Por a 28 Março 2025 14:36

A Dacia está cada vez mais forte no mercado e o Bigster é a nova aposta. Um C-SUV com mais espaço, mas com os predicados que estamos habituados na marca.

No seguimento do plano estratégico Renaulution, anunciado em janeiro de 2021, a Dacia visa reforçar a sua posição no segmento C, onde já é líder no segmento B na Europa. A marca vai expandir a sua oferta no segmento C-SUV com o lançamento do Bigster, um modelo totalmente novo que reflete os valores centrais da Dacia: Essencial, mas Cool, Eco-Smart, Robusto e Outdoor.

Exterior

Seguindo a filosofia do Duster, aliando linhas agradáveis, um estilo cool e uma relação qualidade / preço muito boa, o Bigster chega para os condutores que precisam de mais espaço.

O modelo exibe um estilo robusto e uma capacidade de apoiar os clientes em diversas atividades, sejam elas profissionais, de lazer ou familiares. As dimensões generosas do Bigster são destacadas por formas geométricas estilizadas e volumes com linhas simples, focando no essencial. El

A forte presença do Bigster é realçada pelo seu design robusto, especialmente com uma dianteira compacta e vertical, característica dos SUV. Esta dianteira é fiel ao estilo Dacia, destacando-se pela grelha larga em preto brilhante e o icónico “Dacia link” ao centro. O capô esculpido e horizontal oferece ao condutor uma visão clara da estrada, refletindo a funcionalidade do modelo.

Com um foco em durabilidade e sustentabilidade, o Bigster é eco-inteligente. As proteções inferiores dianteiras e traseiras são tingidas na massa, aumentando a sua resistência. A proteção ao longo da carroçaria, incluindo cavas das rodas e para-choques, é feita de Starkle®, um material sustentável desenvolvido pela Dacia com materiais reciclados e não pintados, reforçando o compromisso ecológico da marca.

Em termos de funcionalidade, o Bigster atende às necessidades dos clientes do segmento C-SUV, com jantes de liga leve de 17 ou 18 polegadas, e jantes de 19 polegadas disponíveis na versão topo de gama Journey. Uma novidade para a Dacia é a opção de tejadilho preto, criando um acabamento bicolor. O modelo também conta com a cor Azul Indigo, uma tonalidade metálica exclusiva que adiciona elegância e simplicidade, sugerindo um caráter sofisticado sem perder a essência da marca.

Interior

No interior do Bigster, os designers focaram-se no essencial, com ênfase em espaço, ergonomia e conforto. O painel de bordo elevado e vertical aumenta o espaço para os passageiros da frente, oferecendo uma sensação de amplitude.

As informações de condução estão concentradas num painel de instrumentos digital de 7″ ou 10″, dependendo da versão, enquanto o sistema multimédia é apresentado num ecrã tátil central de 10,1″, de série em todos os modelos Bigster. Uma linha elegante de cor verde integra visualmente ambos os ecrãs no tablier, criando uma harmonia no design.

O Bigster oferece, dependendo da versão, três tipos de consola central: baixa, intermédia, ou uma consola elevada, pela primeira vez num Dacia, com um apoio de braço, compartimento refrigerado, carregador por indução e espaço de arrumação generoso.

A atenção aos estofos dos bancos varia conforme o nível de equipamento. O foco é na simplicidade e atratividade (nos níveis Bigster Essential e Expression), na durabilidade e facilidade de limpeza (no Extreme), e no acréscimo de conforto (no Journey).

O Bigster é também dos melhores da sua classe em termos de capacidade da bagageira, com até 667 litros VDA sob a chapeleira. Um atributo essencial para as viagens em família. Em particular, o comprimento e a altura do espaço de carga estabelecem novos padrões no mercado dos C-SUV. Com os encostos rebatidos, o Bigster oferece uma bagageira plana, com um excecional comprimento máximo de carga de 2,7 metros.

Motorizações

A Dacia reforçou a sustentabilidade no Bigster, aumentando o uso de materiais ecológicos e introduzindo novos grupos propulsores eletrificados.

Motores disponíveis no Bigster:

  • Bigster HYBRID 155: Combina um motor a gasolina de 4 cilindros (107 cv) com dois motores elétricos, bateria de 1,4 kWh e caixa automática sem embraiagem. Arranca sempre em modo elétrico e pode circular 80% do tempo em cidade sem consumir combustível.
  • Bigster TCe 140: Motor 1.2 turbo com 3 cilindros, sistema mild hybrid de 48V, caixa manual de 6 velocidades e menor consumo (5,6 l/100 km), reduzindo as emissões de CO₂ em 10%.
  • Bigster ECO-G 140: Versão bicombustível (gasolina/GPL) com mild hybrid 48V. O GPL reduz em 10% as emissões de CO₂ e proporciona até 1450 km de autonomia com os 99 litros de combustível disponíveis.
  • Bigster TCe 130 4×4: Modelo tração integral para condução off-road, também com mild hybrid 48V, motor 1.2 turbo, 6 velocidades e sistema de travagem regenerativa.

Todas as versões oferecem eficiência otimizada, menor impacto ambiental e maior prazer de condução.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais

Instale a APP AutoSport

aqui
×
Ativar notificações? Sim Não, obrigado