Carros Usados: Portugal no topo dos países mais caros

Por a 30 Agosto 2024 11:08

O carro é muito mais do que um luxo. As exigências da vida moderna quase obrigam a deslocações constantes e em alguns casos o automóvel é mesmo a melhor solução. Em Portugal essa realidade é ainda mais vincada.

Num país que esqueceu por completo a ferrovia durante décadas, apostado em autoestradas como as principais vias de ligação entre as cidades do país, o carro ganhou, inevitavelmente, um papel preponderante. Esquecendo os grandes centros que são têm serviços de transportes (nem vamos questionar a sua qualidade e a sua eficiência), o resto do país depende do automóvel para as deslocações diárias. A ferramenta escolhida pelo poder político para as deslocações dos portugueses é agora a mesma ferramenta que enfrenta incertezas quanto ao seu futuro: elétricos, térmicos, híbridos? Uma coisa é certa, o preço dos carros tem subido gradualmente e em mais nenhum país da Europa se sente mais isso, mesmo no mercado, em teoria, mais acessível: o mercado de usados.

Um estudo da carVertical analisou a acessibilidade de automóveis usados em 23 países europeus, com base no salário médio de cada nação. Em média, são necessários quase 10 meses de trabalho para comprar um carro usado, mas em Portugal esse tempo sobe para 22,4 meses, tornando-o o país onde mais tempo se precisa trabalhar para adquirir um veículo usado. Roménia e Sérvia seguem com 15,4 e 14,7 meses, respetivamente. Já na Finlândia, Alemanha e Suíça, o tempo necessário é bem menor, variando entre 2,7 e 6,1 meses. A recomendação financeira comum é que não se gaste mais de 6 meses de salário num automóvel, mas muitos ultrapassam essa margem, optando por modelos mais caros.

Em Portugal, o salário líquido médio é de 1079 euros, enquanto o preço médio dos automóveis usados adquiridos no primeiro semestre de 2024 foi de 24 214 euros, segundo o Standvirtual. Isso significa que são necessários cerca de 22,4 meses de trabalho para comprar um carro usado. Modelos populares como o Audi A4 e o BMW Série 3 exigem ainda mais tempo de trabalho, cerca de 24,6 e 27,3 meses, respetivamente.

Apesar do aumento dos preços de carros usados nos últimos anos, em 2024 houve um abrandamento. Comparativamente, na Suíça, onde os salários são muito mais elevados, o preço médio de um carro usado é de quase 39 000 euros, mas representa menos meses de trabalho. Em contrapartida, na Ucrânia, Letónia e Finlândia, os preços médios são significativamente mais baixos, refletindo também os diferentes poderes de compra. Comprar um carro usado pode ser um grande investimento, e há ainda que considerar os potenciais custos adicionais associados a veículos com histórico oculto ou manipulados.

Mas o problema nem estará na tipologia de carros que se compra. Mesmo modelos ditos mais acessíveis, são muito mais caros em Portugal do que noutros países e uma rápida pesquisa pode provar isso. Assim, a maior ironia é que o país que desenvolveu a sua infraestrutura focado em automóveis, é aquele que mais penaliza os seus cidadãos na compra do que, cada vez mais, é uma ferramenta de trabalho.

O estudo da carVertical analisou e classificou 23 países europeus com base no tempo de trabalho necessário para comprar um veículo usado, por ordem decrescente. O número de meses de trabalho necessários para comprar o carro foi calculado com base no preço médio do carro e no salário líquido médio de cada país. O preço médio dos automóveis usados em diferentes países foi determinado com recurso a fontes disponíveis ao público: publicações na comunicação social, estatísticas de portais de anúncios, informações de parceiros da carVertical, e dados de instituições públicas relativos a 2023–2024. O salário médio nos diferentes países foi recolhido no portal Numbeo. O estudo foi realizado de junho a julho de 2024.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado