BYD SEALION 7 já foi lançado em Portugal: Conheça os pontos fortes e os preços

Por a 11 Janeiro 2025 11:20

Já lá vai o tempo em que a sigla BYD era desconhecida para a maioria. Em Portugal, desde 2023, a marca encontra o seu espaço e tem crescido com um ritmo muito interessante. Internacionalmente o sucesso dos seus produtos é também cada vez mais vincado.

A BYD (Build Your Dreams) é uma empresa chinesa de alta tecnologia fundada em 1995, que se tornou líder global na fabricação de veículos elétricos. Superou a Tesla em vendas de veículos eletrificados em 2022 e oferece uma ampla gama de produtos, incluindo carros elétricos, híbridos, autocarros e baterias. Com presença global, exporta para diversos países e investe em tecnologia própria, como a BYD Blade Battery e a e-Platform 3.0, os verdadeiros pontos fortes da tecnologia da marca. Em rápida expansão, destaca-se por preços competitivos e inovação, consolidando-se como referência no mercado automóvel elétrico.

A BYD mantém o foco no desenvolvimento da tecnologia com 4,5 mil milhões de dólares investidos em 2024 (números da marca), num aumento de 23% face ao ano anterior. Todos os dias, a BYD submete 45 novas patentes, criadas pelos mais de 110 mil engenheiros distribuídos por 11 institutos de pesquisa, colocando a BYD na liderança mundial no que diz respeito à mobilidade com novas energias.

Em Portugal, a BYD tem já uma gama com produtos variados, com o Atto3 a ser o mais vendido, seguido do Seal e do pequeno DOLPHIN. O SEAL U e o Seal U DM-i estão ainda a crescer no mercado nacional, com os restantes modelos a terem uma importância residual. O SEALION 7 é a nova grande aposta da marca para 2025.

Como é por fora?

Se gostou do SEAL, é provável que as linhas do SEALION 7 sejam do seu agrado. Adota a linguagem de design da Série Ocean, criando um SUV desportivo que tem muito do Seal nas suas linhas. Com uma dianteira em formato de X, faróis LED “flutuantes” o perfil apresenta um estilo fastback, com puxadores retráteis. O SUV possui 4.830 mm de comprimento e 2.930 mm de distância entre eixos, sendo 30 mm mais longo e 160 mm mais alto que o BYD SEAL.

E por dentro?

Se já teve contacto com o Seal, vai certamente reconhecer o interior do SEALION 7. A cabine acomoda cinco adultos confortavelmente, com bancos ajustáveis eletronicamente, ventilação e aquecimento. Possui isolamento acústico e térmico, vidro de privacidade, teto panorâmico e acabamentos premium. A bagageira tem 520 litros, chegando a 1.789 litros com os bancos rebatidos, além de um ‘frunk’ de 58 litros. Conta ainda com mais de 20 espaços de armazenamento e carregamento sem fio. O espaço e o conforto são os grandes pontos fortes desta proposta da BYD, mantendo os trunfos que já tinha apresentado anteriormente.

O ponto forte? As baterias e a tecnologia

É sem dúvida o ponto forte dos produtos da BYD e que neste SEALION 7 é mais uma vez aproveitado ao máximo pela marca. O BYD SEALION 7 é construído sobre a avançada e-Platform 3.0, que incorpora a inovadora Blade Battery da BYD. As baterias Blade da BYD, lançadas em 2020, utilizam fosfato de ferro-lítio (LFP) e possuem células em lâminas alinhadas sem módulos separados. São altamente seguras, otimizam o espaço em 50% e oferecem mais de 5.000 ciclos de carga. Esta configuração, além de permitir mais ciclos e tempos de carregamentos mais rápidos, torna também as baterias muito mais seguras. A tecnologia Cell-to-Body (CTB) integra a bateria à estrutura do veículo, aumentando a segurança e a rigidez torsional. A bateria deixa de ser um ponto de preocupação para ser mais um elemento que dá rigidez ao conjunto.

Outro dos pontos fortes do SEALION 7 é o novo motor elétrico, capaz de atingir 23.000 rpm, tornando-se o mais rápido do mundo em produção em série. O motor traseiro gera 230 kW (308CV) e 380 Nm de binário, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7s e velocidade máxima de 215 km/h na versão Comfort (tração traseira). Já a versão Excellence, AWD, adiciona um motor dianteiro de 160 kW (215 CV), totalizando 390 kW (523 CV) e 690 Nm, reduzindo o tempo de 0 a 100 km/h para 4,5s. Na versão Excellence o condutor conta também com o iTAC. O Controlo Inteligente de Adaptação de Torque da BYD é um sistema avançado que distribui o binário de forma inteligente para maximizar a tração, minimizar derrapagens e otimizar o desempenho em diversas condições de condução. Substituindo métodos antigos, ajusta a potência com base no estado do veículo e nas necessidades do condutor. Essa tecnologia melhora significativamente o desempenho e a segurança, especialmente em situações desafiadoras.

E a Autonomia?

O BYD SEALION 7 oferece duas opções de bateria: a versão Comfort (tração traseira) possui uma Blade Battery de 82,5 kWh, proporcionando 482 km de autonomia WLTP, enquanto a versão Excellence AWD conta com uma bateria de 91,3 kWh e autonomia de até 502 km. O modelo suporta carregamento AC trifásico de 11 kW e carregamento rápido DC, com a versão Comfort atingindo 150 kW (10-80% em 32 min) e a Excellence AWD até 230 kW (10-80% em 24 min). Além disso, integra uma bomba de calor para otimizar a autonomia.

Lista de equipamento e sistemas de ajudas à condução generosa

Quanto ao equipamento, a BYD mantém a abordagem de oferecer quantidade e qualidade. Temos um painel de instrumentos com ecrã de 15,6 polegadas, rotativo entre orientação retrato e paisagem, e software de interface 3D para facilitar a ativação de funções. O sistema de infoentretenimento suporta Android Auto e Apple CarPlay, com integração total e exibição de dados no painel de 10,25 polegadas e no Head-Up Display. A interação por voz permite comandos para temperatura e entretenimento, com personalização do ecrã central e áudio premium Dynaudio. Equipado com o DiPilot 10, oferece tecnologias de assistência como controle de cruzeiro adaptativo, câmeras 360º, alerta de colisão e travagem automática, além de segurança com 9 airbags e recursos de assistência ao condutor.

O BYD SEALION 7 Comfort é a versão mais acessível e vem com bancos dianteiros e traseiros aquecidos e ventilados, controlo de temperatura bi-zona, ecrã giratório touchscreen de 15,6 polegadas, painel digital de 10,25 polegadas, carregamento sem fio, portas USB e tecnologia Vehicle-to-Load (V2L). Possui jantes de 19 polegadas. A versão Excellence, mais equipada, tem jantes de 20 polegadas, interiores em couro Nappa e head-up display. O modelo está disponível em quatro cores externas e duas opções de cores interiores (preto e azul).

E os preços?

A BYD sempre fez dos preços um dos seus argumentos mais fortes e no caso deste D-SUV, a filosofia mantém-se. A versão Confort, com a bateria de 82.5kWh, tração traseira, 230 kW de potência, jantes de 19 polegadas, bancos em pele vegan, sistema Dynaudio com 12 altifalantes e Teto Panorâmico custa 47.990€. A versão Excellence, a que acresce a tração integral, a maior potência (390 kW), jantes de 20 polegadas, bancos em Napa, Head-up Display e iTAC custa 56.490 €.

Olhando para o comparativo dos preços, o SEALION 7 fica ligeiramente abaixo do Model Y da Tesla e do Peugeot 5008 GT. A diferença para os modelos premium é grande com o BMW iX3-M Sport e o Audi Q6 E-tron 50 acima dos 77 mil euros. Assim, o BYD mantém uma relação qualidade / preço muito apelativa e em luta direta com a Tesla.

Primeiras impressões de condução

O percurso feito com o novo SEALION 7 foi muito curto e, como tal, qualquer julgamento carece sempre de um ensaio com mais tempo. Mas os pontos fortes do carro são o conforto, com bancos muito confortáveis, uma suspensão suave (talvez até em demasia) e um espaço interior que chega a ser impressionante. Ao nível da condução, pareceu um carro pesado, mas que, na versão Excellence, tem uma disponibilidade de potência imediata, como seria de esperar, fazendo esquecer os pouco mais de 2500 kg de peso. Um primeiro contacto positivo mas com poucos quilómetros para tirar conclusões.

Segundo a BYD, o SEALION 7 é um dos lançamentos mais importantes do ano. E isto acontece porque o SEALION 7 é a grande aposta nos elétricos da marca. A grande maioria dos lançamentos de 2025 da BYD será para reforçar a sua gama de PHEV, com a marca a responder à desaceleração do mercado dos 100% elétricos. O SEALION 7, especialmente em Portugal, não deverá chegar aos valores de vendas do Atto3. A sua autonomia pode também causar algumas interrogações, com modelos como o 5008GT a terem mais de 100 km de autonomia. Mas para quem procurar um carro elétrico neste segmento D, o SEALION 7 tem argumentos de peso, uma excelente relação qualidade / preço, e um nível de espaço e conforto muito difícil de bater.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado