Bigster: O novo C-SUV da Dacia, com mais espaço e mais conforto

Por a 9 Outubro 2024 11:46

A Dacia, líder no segmento B na Europa, está a expandir-se para o segmento C-SUV com o lançamento do Novo Bigster, um SUV robusto, funcional e eco-inteligente, projetado para atender às necessidades crescentes deste mercado.

Caso de sucesso

A Dacia é um dos mais recentes casos de sucesso do mundo automóvel. Em 1999, a Renault adquiriu a Dacia, modernizando a sua produção e expandindo a sua gama de modelos. Modelos-chave como o Logan (2004), Sandero (2008) e Duster (2010) contribuíram para o seu sucesso, estando a marca atualmente presente um pouco por todo o mundo. Pensada para ser a porta de entrada para o mercado automóvel para quem tem menos desafogo financeiro, a Dacia era sinónimo de soluções baratas, nem sempre com a melhor qualidade ou estilo. Mas a Dacia evoluiu muito e os tempos em que as pessoas olhavam para os carros da marca romena com desdém já lá vão. Os Dacia são agora veículos de qualidade, com uma relação qualidade/ preço quase insuperável. Mais ainda, o que era antes uma marca pouco respeitada, é agora uma marca “cool” e a última revolução no design levou a Dacia para patamares superiores. O novo Duster tem linhas agradáveis, modernas, o interior, não é certamente o mais luxuoso e o mais agradável ao toque, mas mostra robustez, é prático e foca-se no essencial.

O novo Bigster

O Bigster reflete estes valores da Dacia de simplicidade, robustez e estilo. Com design inspirado no Bigster Concept de 2021, o SUV apresenta uma carroçaria imponente com traços geométricos simples e materiais sustentáveis, como o Starkle®, que é reciclado e durável. Trata-se de um Duster para quem quer mais espaço.

O design do Novo Bigster da Dacia destaca-se pelo seu estilo robusto e funcional, alinhado com as necessidades dos clientes do segmento C-SUV. As formas geométricas simples e as dimensões generosas acentuam a sua presença, enquanto os faróis e farolins traseiros posicionados nos extremos e as grandes asas sobre as rodas reforçam a sua postura assertiva na estrada. O Bigster foi projetado para atender tanto atividades profissionais quanto de lazer e familiares.

Exterior agradável

O design reflete a identidade da marca, com uma grelha larga em preto brilhante e um capot esculpido que melhora a visibilidade do condutor. A Dacia opta por uma mistura de acabamentos brilhantes e mate para um visual mais resistente. O uso do material sustentável Starkle® nas proteções realça o compromisso ecológico da marca. O Bigster vem com jantes de até 19 polegadas e a nova cor Azul Indigo, que combina elegância e simplicidade.

Interior com mais tecnologia e mais espaço

O interior do Novo Bigster foca-se em oferecer espaço, ergonomia e conforto. O painel de bordo elevado maximiza o espaço para os passageiros da frente, enquanto um painel de instrumentos digital de 7″ ou 10″ exibe as informações de condução. Todos os modelos têm um ecrã tátil central de 10,1″ para o sistema multimédia. O modelo oferece três opções de consola central, incluindo uma versão elevada com apoio de braço e carregador por indução. Os estofos variam conforme o nível de equipamento, destacando-se pela simplicidade, durabilidade ou conforto. A assinatura Dacia Y conecta o design interior e exterior, visível nas saídas de ar e nas luzes LED traseiras.

O Novo Bigster oferece uma capacidade de bagageira de até 667 litros, destacando-se no segmento C-SUV, com um espaço ideal para viagens em família. O modelo é otimizado para funcionalidade, com o banco traseiro 40/20/40 que permite transportar objetos volumosos sem sacrificar o conforto. Quando os encostos são rebatidos, cria-se uma superfície plana com até 2,7 metros de comprimento para carga. A função Easy Fold facilita o rebatimento dos bancos a partir da bagageira, através de alavancas localizadas no espaço de carga.

Motorizações

O Novo Dacia Bigster oferece várias opções de motorização, com destaque para a versão HYBRID 155, que combina um motor a gasolina de 107 cv com dois motores elétricos e uma bateria de 1,4 kWh (um motor de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão), resultando em maior potência, eficiência e capacidade de reboque. Combinando a travagem regenerativa com a elevada capacidade de recuperação de energia da bateria e a eficiência da caixa de velocidades automática, o Bigster é capaz de permanecer em modo totalmente elétrico até 80% do tempo em cidade. Além disso, o automóvel arranca sempre em modo totalmente elétrico.

A versão TCe 140 usa um motor a gasolina de 1,2 litros com um sistema mild hybrid de 48V, otimizando o consumo e as emissões. Este primeiro nível de eletrificação combina um motor de nova geração a gasolina com 1,2 litros, 3 cilindros e turbo, baseado no ciclo Miller (eficiência otimizada e perdas por bombagem reduzidas), com um sistema mild hybrid de 48V e uma caixa manual de 6 velocidades.

O ECO-G 140 combina bicombustível (gasolina e GPL) com um sistema mild hybrid, proporcionando maior autonomia (até 1450 km) e menores emissões de CO₂. O sistema mild hybrid apoia o motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros, quer funcione a gasolina ou a GPL, durante as fases de arranque e aceleração, para um maior prazer de condução e eficiência. A travagem regenerativa também recarrega a bateria de 0,8 kWh, num processo totalmente transparente para o condutor. Funcionando a GPL, o Novo Bigster ECO-G 140 emite, em média, menos 10% de CO2 do que um motor a gasolina não híbrido equivalente.

Já o TCe 130 4×4, equipado com tração integral e sistema mild hybrid, é projetado para off-road, mantendo eficiência e desempenho do motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros.

Níveis de equipamento

O Novo Dacia Bigster reflete a estratégia da marca de oferecer veículos acessíveis e funcionais, com três níveis de equipamento: Essential, Expression, e os modelos topo de gama Extreme e Journey.

Principais equipamentos de série

  • Bigster Essential: jantes em liga leve de 17″, barras de tejadilho fixas, Media Display com ecrã central tátil de 10,1″, painel de instrumentos digital de 7″, ar condicionado manual, sensores e câmara de estacionamento traseiros, vidros dianteiros e traseiros elétricos.
  • Bigster Expression: como no Essential, + ar condicionado automático de dupla zona, travão de estacionamento elétrico, sensores de chuva, espelhos retrovisores elétricos rebatíveis, banco traseiro modular 40/20/40 com função Easy Fold.
  • Bigster Extreme: como no Expression, + jantes em liga leve de 18″, barras de tejadilho modulares, acabamentos exteriores e interiores em castanho-cobre, teto de abrir panorâmico, chave mãos-livres, estofos em TEP sintético Microcloud laváveis, tapetes de borracha e a bagageira, painel de instrumentos digital de 10″, sistema Media Nav Live com ecrã central tátil de 10,1″ e navegação conectada, sistema áudio Arkamys 3D Sound com 6 altifalantes e controlo de velocidade em descidas.
  • Bigster Journey: como no Expression, + jantes em liga leve de 18″, pintura em dois tons, porta traseira elétrica, chave mãos-livres, consola central alta com apoio de braços, banco do condutor com comandos elétricos, painel de instrumentos digital de 10″, sistema New Media Nav Live com ecrã central tátil de 10,1″ e navegação conectada, sistema áudio Arkamys 3D Sound com 6 colunas, carregador de telemóvel sem fios e regulador de velocidade adaptativo.
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
vasconcelos-jccgmail-com
vasconcelos-jccgmail-com
1 mês atrás

Esta à espera de um Dacia 4×4 de 7 lugares e a um preço acessível…
Afinal só sai um “Duster” 4×4 com mais espaço de bagagem!!!

últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado