Audi RS3: Performance intensificada

Por a 20 Agosto 2024 14:24

A Audi Sport aprimorou o RS 3, intensificando a performance do modelo compacto de topo. A atualização inclui um design mais agressivo com linhas marcantes, jantes de automobilismo e bancos desportivos RS, além de um som profundo do motor. O motor 2.5 TFSI, aliado a um chassis melhorado e novos pneus, oferece uma dinâmica ainda mais intensa. O novo recorde de volta no Nürburgring-Nordschleife destaca o desempenho aprimorado do RS 3, que proporciona uma experiência sensorial superior com os seus materiais de alta qualidade e desempenho otimizado.

O Audi RS 3 é conhecido por seu motor turbo de cinco cilindros e vários recursos de desempenho, incluindo divisão de binário, novos pneus e opções semi-slicks. Com rodas de design desportivo, pacotes em carbono e preto, bancos desportivos e um volante achatado no topo e na base, o RS 3 é uma fórmula de sucesso.

Desde o seu lançamento em 2011, o RS 3, inicialmente com 340 Cv, destacou-se pela inovação e emoção. A segunda geração, produzida de 2015 a 2020, adicionou um sedan ao portfólio e aumentou a potência do motor para 400 Cv, com uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades e tração integral quattro.

A terceira geração, lançada em 2021, mantém os 400 Cv e 500 Nm de binário, aprimorando a dinâmica lateral com um novo lábio binário. O modelo ganhou diversos prémios, incluindo Carro do Ano 2022 e Melhor Carro de Performance 2022, e quase 80 mil unidades foram produzidas desde 2011.

Os novos modelos RS 3 Sportback e Limousine estarão disponíveis nos concessionários a partir de outubro, com encomendas abertas no final de agosto.

Visual mais desportivo

O novo Audi RS 3 exibe um visual significativamente mais desportivo. A frente do carro destaca-se pelo Singleframe hexagonal, mais largo e plano, com uma grelha de losangos volumosos e entradas de ar laterais acentuadas. As luzes diurnas redesenhadas, com assinatura digital em bandeira de xadrez e três modelos de luzes disponíveis no display MMI touch, reforçam a performance do veículo.

Na traseira, o RS 3 apresenta refletores laterais verticais e um grande difusor funcional com um refletor vermelho central e acabamentos ovais das extremidades do tubo de escape. As luzes traseiras possuem um novo grafismo com setas que se iluminam dinamicamente.

O exterior é acentuado por novas cores metálicas e acabamentos, com jantes de 19 polegadas em preto mate e opções de design em cinza-escuro mate ou preto brilhante. O RS 3 também oferece pacotes em carbono e preto brilhante, e capas de espelhos em diferentes cores e acabamentos.

Static photo,

Colour: Kyalami green

Interior a pensar na performance

O interior do novo Audi RS 3 é focado na performance, com um design dominado por tons escuros e detalhes desportivos. O volante achatado, disponível em couro ou Dinamica, tem um marcador das 12 horas em cor de destaque e é projetado para uma pegada segura em curvas. Os bancos desportivos opcionais oferecem excelente suporte, com tecido Dinamica e couro Pearl Nappa, e detalhes em carbono mate e emblemas RS.

A iluminação de contorno e ambiente destaca características de design como a caixa de armazenamento e a consola central. A nova iluminação planar projeta formas de losango gravadas a laser que se iluminam ao trancar e destrancar o veículo. O interior também inclui puxadores de portas, saídas de ar, e patilhas da caixa de velocidades em antracite que cintilam conforme a luz. Os tons de vermelho e verde são usados nos cintos de segurança, bancos, e saídas de ar, com costuras contrastantes e tapetes de veludo preto com a inscrição RS.

O Audi RS 3 apresenta novos displays focados na performance, incluindo um Audi virtual cockpit plus de 12,3 polegadas com modos Sport, Performance e Runway. No modo Runway, a visualização da velocidade é inversa, com rotações destacadas. O painel agora inclui um conta-rotações centralizado, displays para potência, binário, forças G, aceleração e tempos por volta. No modo de transmissão manual, o indicador de mudança RS pisca e muda de cor para indicar o momento ideal para trocar de marcha. O display tátil de 10,1 polegadas mostra faixas de temperatura e, opcionalmente, pressão dos pneus. O RS 3 também possui uma loja de aplicativos para funcionalidades no display do veículo.

Motor e dinâmica

O RS 3 é movido pelo motor 2.5 TFSI de cinco cilindros com 400 Cv e 500 Nm, acelerando de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 290 km/h. O motor oferece um som distinto devido à sequência de ignição 1-2-4-5-3 e é realçado pelo sistema de escape duplo RS com controle de flap variável. O som do motor é mais volumoso e distintivo nos modos Audi drive select dinâmico, RS Performance e RS binário Rear, e o sistema de escape desportivo opcional melhora a experiência de condução.

O Audi RS 3 melhorou significativamente a dinâmica de condução, destacando-se tanto em linha reta quanto em curvas. Frank Stippler estabeleceu um novo recorde de volta no Nürburgring-Nordschleife com o RS 3, batendo o recorde anterior por mais de cinco segundos, confirmando-o como o compacto mais rápido na pista.

A dinâmica aprimorada deve-se à combinação do repartidor de binário, controle eletrónico de estabilidade, controle de binário seletivo por roda e amortecedores adaptativos da suspensão desportiva RS. Esses componentes estão interligados num controlador de dinâmica que sincroniza dados para oferecer uma resposta mais precisa às situações de condução. Dependendo do modo de condução escolhido, o RS 3 pode ser ajustado para maior agilidade e controle, com melhorias na estabilidade em condições de baixa aderência.

O RS 3 agora evita melhor a sobreviragem e oferece um desempenho superior em curvas, com intervenções de travagem nas rodas internas para maior precisão. O algoritmo aprimorado facilita a sobreviragem através do ângulo de direção, permitindo ao condutor iniciar a derrapagem mais rapidamente.

O modo Performance pode ser ativado rapidamente através de um botão no volante, e o novo botão RS oferece acesso rápido ao modo RS Individual. O RS 3 vem equipado com pneus de série de alta aderência, ajustados para excelente desempenho em superfícies secas e molhadas, com pneus semi-slick Pirelli P Zero Trofeo R disponíveis como opção.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AUTO+
últimas Autosport
automais
últimas Automais
automais
Ativar notificações? Sim Não, obrigado