Audi Q5: Sucesso renovado
A Audi apresentou a nova geração do Audi Q5, um dos SUVs mais populares do segmento médio na Europa. Este modelo, agora mais moderno e dinâmico, é o primeiro SUV baseado na plataforma PPC e vem equipado com motores a gasolina e diesel mais eficientes, graças à tecnologia MHEV plus. A gama inclui também o desportivo Audi SQ5, e no futuro, serão introduzidas versões híbridas plug-in.
Mais espaço e conforto
A nova geração do Audi Q5 oferece melhorias significativas em conforto e espaço. O interior foi redesenhado para proporcionar ainda mais conforto, com prometendo espaço para cabeça e pernas. O banco traseiro é totalmente ajustável, podendo ser movido longitudinalmente e inclinado, aumentando o volume do porta-bagagens ou o conforto dos passageiros. Com os bancos rebatidos, o volume do porta-bagagens chega a 1.473 litros, e a cobertura de bagagem pode ser guardada sob o piso.
Além disso, o Q5 possui um compartimento de arrumação maior sob o apoio de braço central, várias áreas para itens pequenos, uma bandeja de carregamento indutivo de 15 watts, e portas USB-C com opções de carregamento de até 60 watts na frente e 100 watts na traseira, permitindo o carregamento seguro de dispositivos maiores.
Design mais desportivo
A terceira geração do Audi Q5 SUV apresenta um design mais desportivo e proporcional, com uma linha de ombros elevada que confere ao veículo uma aparência longa e dinâmica. A dianteira tem uma grelha Singleframe ampla e elevada, com faróis esculturais e uma entrada de ar grande que reforça a postura robusta do SUV. A traseira apresenta uma faixa de luz tridimensional e difusor integrado. O Q5 está disponível em três níveis de configuração: Base, Advanced e S line, além do modelo desportivo SQ5. Oferece onze cores, incluindo opções metálicas e exclusivas para os modelos S e S line, e jantes que variam de 18 a 21 polegadas.
Interior que combina funcionalidade e estética
O interior do novo Audi Q5 SUV é projetado com foco no conforto e na clareza visual. Destaca-se pela sua abordagem “centrada no ser humano”, com um layout que combina funcionalidade e estética. O painel de controlo apresenta uma estrutura horizontal elegante e materiais de alta qualidade, incluindo alumínio e acabamentos em soft wrap, criando um ambiente acolhedor.
O “Digital Stage” é o componente central, incorporando ecrãs Audi MMI de 11,9 e 14,5 polegadas, com um ecrã adicional de 10,9 polegadas disponível para o passageiro dianteiro, oferecendo uma visualização sem distrações para o condutor e assistências de navegação. Os materiais utilizados incluem tecidos sustentáveis, como o Kaskade e Dinamica, feitos de poliéster reciclado e inspirados em materiais naturais.
A iluminação interna é destacada por uma luz de contorno e uma luz de interação dinâmica (IAL), que realça a largura do interior e oferece funções de boas-vindas e segurança, além de ser parte do pacote de iluminação ambiente plus.
Aerodinâmica aprimorada
O novo Audi Q5 SUV apresenta aprimoramentos significativos em aerodinâmica e insonorização. A aerodinâmica é otimizada por meio de uma proteção inferior da carroçaria, design aerodinâmico das secções dianteira e traseira, cortinas de ar e defletores de ar que minimizam a turbulência ao redor das rodas. Painéis aerodinâmicos laterais e um spoiler de teto profundo melhoram ainda mais o fluxo de ar.
Para a insonorização, o para-brisas é equipado com vidros acústicos de série, e as janelas laterais dianteiras também podem ser equipadas com vidros acústicos mediante solicitação, proporcionando um conforto de condução superior.
Tecnologia de ponta
O novo Audi Q5 SUV avança na liderança em design e tecnologia de iluminação com a introdução de luzes traseiras digitais OLED de segunda geração e uma faixa de luz que percorre toda a largura do veículo. As luzes traseiras, com 266 segmentos, oferecem um design tridimensional e uma nova imagem dinâmica, aumentando a segurança e a visibilidade. A luz de projeção no spoiler superior do vidro traseiro e as funções Coming Home e Leaving Home melhoram ainda mais a segurança ao sair ou destrancar o veículo.
As luzes digitais OLED de segunda geração e a assinatura luminosa digital ativa com 15 segmentos ajustáveis proporcionam um efeito visual inteligente e coeso. A tecnologia Car-to-X permite que as luzes traseiras comuniquem com o ambiente, alertando sobre acidentes e avarias com uma assinatura de luz específica. Além disso, o Q5 oferece até oito assinaturas de luz digital personalizáveis, permitindo aos condutores adaptar a iluminação ao seu estilo e preferências.
O novo Audi Q5 SUV oferece um conforto de condução aprimorado com uma suspensão de aço ajustada dinamicamente e uma opção de suspensão desportiva com amortecedores seletivos FSD. A suspensão pneumática opcional permite ajuste individualizado através do Audi drive select, e a direção progressiva foi melhorada.
Os sistemas de assistência ao condutor incluem uma série de funções de série, como assistência ao estacionamento traseiro e controle de cruzeiro. Opcionalmente, o Q5 pode ser equipado com pacotes adicionais, como o Adaptive Driving Assistant plus e o Active Front Assist, que integram várias funções de assistência e otimização da condução.
O Audi assistant, com suporte de IA, e um sistema de infotainment baseado em Android Automotive OS proporcionam uma experiência conectada e atualizações over-the-air. O sistema de som Bang & Olufsen, com tecnologia “Symphoria”, oferece um som surround 3D de alta qualidade, e o Head-Up Display opcional permite controlar funções e visualizar informações sem desviar o olhar da estrada.
Motorizações
O novo Audi Q5 utiliza a plataforma PPC, projetada para veículos com motores a combustão instalados longitudinalmente. Todos os modelos Q5 vêm equipados com a tecnologia MHEV plus, que inclui um sistema elétrico de 48 V. Este sistema melhora a eficiência, reduz as emissões de CO₂ e aumenta o desempenho e conforto de condução. Permite manobras e estacionamento em modo elétrico limitado e mantém o ar condicionado ativo mesmo com o motor desligado.
O MHEV plus inclui uma bateria de iões de lítio com capacidade de 1,7 kWh e um gerador que fornece até 230 Nm de binário adicional e 18 kW (24 cv) de potência. O gerador também permite a recuperação de energia durante a desaceleração, devolvendo até 25 kW à bateria. No futuro, o Q5 expandirá sua gama para incluir híbridos plug-in com baterias de maior capacidade e carregamento externo.
Na Europa, o Audi Q5 SUV será lançado com três motorizações, todas equipadas com a tecnologia MHEV plus, que adiciona até 18 kW (24 cv) de potência adicional. Todos os modelos usam a transmissão de dupla embraiagem S tronic de 7 velocidades.
As opções de motorização incluem:
- Motor 2.0 TDI: 150 kW (204 cv) e 400 Nm de binário, disponível apenas com tração integral quattro. Consumo combinado de 6.6–5.9 l/100 km e emissões de CO2 de 174–154 g/km (valores provisórios).
- Audi SQ5: Motor V6 TFSI de 3 litros com 270 kW (367 cv). Consumo combinado de 8.6–8.0 l/100 km e emissões de CO2 de 196–182 g/km (valores provisóri
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI