Audi A4 Avant 2.0 TDI Sport 150 cv: Viajante nato

Por a 20 Junho 2016 15:53

Uma ida ao Porto serviu para comprovar o que já suspeitávamos: o conforto do Audi A4 Avant continua a torná-lo num parceiro de peso para as deslocações mais longas

A carroçaria foi revista, mas sem se mexer muito, como é habitual. E o mesmo aconteceu com os motores. De forma discreta, naquilo que não se vê, mas com enorme relevo na potência e eficiência (até 25% para toda a gama, de acordo com a marca). Na nossa viagem ao Porto tivemos a sorte de contar com o Diesel de 2.0 litros de 150 cv. Start&stop incluído, abaixo da versão de topo (nesta cilindrada) de 190 cv e acima da variante de 122 cv que irá aterrar no mercado nacional em breve. O motivo? Bom, além do consumo (5,2 l/100 km, combinando de forma despreocupada estrada a e auto-estrada), a certeza de que os 150 cv chegam e sobram. Mesmo com a suspensão desportiva, o A4 Avant é sempre confortável e fácil de conduzir, até pelo Drive Select que permite ao condutor escolher entre cinco modos de condução (‘Efficiency’, ‘Comfort’, ‘Auto’, ‘Dynamic’ e ‘Individual’). O primeiro está virado para a máxima eficiência; o segundo para quem prefere uma condução relaxada; o automático para que o veículo decida por si mesmo o amortecimento e a resposta da caixa e do acelerador e, função das condições; o dinâmico, para a adrenalina, e o individual para que o possamos sintonizar da forma que quisermos. Cada seleção confere uma experiência de condução distinta, mas sempre agradável.

RAINHA DOS INTERIORES

Construção de excelência, interior harmonioso e materiais de altíssimo nível continuam a fazer com que a Audi seja a rainha dos interiores dentro do segmento premium, na qualidade percecionada e no desenho de cada friso, linha e detalhe. A unidade ensaiada vinha equipada com ar condicionado tri-zona, volante com comandos para controlar diversos aspetos relacionados com o sistema multimédia, nomeadamente a navegação e o rádio, e bancos em tecido que nos convenceram pelo excelente apoio lombar e de costas, além de um toque agradável. Não esquecer ainda o limitador de velocidade e o cruise control, o sensor de chuva e os faróis automáticos. Mas sobretudo o fabuloso Audi Virtual Cockpit: estreado no desportivo TT, assume-se como um painel de instrumentos totalmente digital cujo grafismo e organização nos parece ser uma das mais bem conseguidas da indústria. Nele estão concentrados várias informações de relevo acerca da condução e, novamente, do sistema multimédia, mas é sobretudo a forma como o mapa da navegação aparece aos nossos olhos (no sítio certo, sem tirar nem pôr, e com a dimensão correta) que nos causou maior surpresa.

Lá atrás, dois adultos viajam de forma desafogada e muito confortável pelo espaço (cabeça e pernas) que se encontra à sua disposição. O terceiro, porém, terá a vida mais dificultada, uma vez que o lugar do meio continua a sofrer com o túnel central, alto e intrusivo, da transmissão. Valem os espaços de arrumação, as cortinas de sol e o ar condicionado. O porta-bagagens elétrico (um opcional proposto a 580 euros) confere grande comodidade e a bagageira, de 505 litros (1510 com o rebatimento da segunda fila) tem uma excelente amplitude. A A4 está assim mais confortável, mesmo que tenha crescido marginalmente face ao antecessor. Já no peso a história é outra, uma vez que a utilização da plataforma ‘MLB evo’ do Q7, repleta de ligas leves de alumínio e aço de alta resistência, significa uma redução que pode ir até aos 120 kg, dependendo da motorização e variante de carroçaria (sedan ou carrinha) escolhida. Independentemente da sua preferência fica sempre bem servido.

Ficha Técnica

Preço 44 540€ Preço Base (versão Sport)

Motor 2.0 / 150 cv Diesel; Aceleração 0-100 Km/ 9,2s; Consumos 4,0l/100 Km/5,2l/100 Km (AutoSport), Emissões 104 g/Km-Co2; Motor 4 Cilindros, Injeção Direta, Intercooler, Turbo Geometria Variável; Binário 320 Nm/1500-3250; Transmissão Dianteira, Cx. Manual Seis Vel. Suspensão Paralelogramo deformável à Frente e atrás com molas helicoidais; Travagem DC/D; Peso 1550 Kg; Mala 505- 1510 litros; Depósito combustível, 40 litros; Vel. Máx. 215 Km/h.

André Bettencourt Rodrigues

 

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