As tendências recentes do mercado automóvel europeu
O mercado automóvel europeu está a passar por uma transformação significativa, com uma queda na popularidade dos motores a combustão tradicionais e um crescimento moderado nos segmentos de híbridos e elétricos. As marcas chinesas estão a ganhar terreno, enquanto os fabricantes europeus enfrentam desafios estruturais e competitivos.
O mercado automóvel europeu manteve-se estável em novembro, mas as análises preliminares da Dataforce, dadas à estampa pela Automotive News revelam algumas tendências interessantes. O diesel continua – naturalmente – a perder popularidade, com as vendas a cair 11% em novembro, para 138.567 unidades. O mercado de diesel restante é já quase exclusivamente alemão, com os 12 modelos diesel mais vendidos a serem de marcas alemãs.
As marcas chinesas continuam a crescer na Europa, apesar da imposição de tarifas. A BYD, maior fabricante mundial de veículos elétricos e híbridos plug-in, triplicou as suas vendas na Europa, este ano até novembro, para 41.447 unidades.
Um grupo de outras marcas chinesas, como a Xpeng, as várias marcas da Chery e a Hongqi, cresceu 70%, para 35.787 unidades. No entanto, o ritmo de crescimento para as marcas chinesas abrandou em novembro, com a BYD a crescer 183%, a SAIC a cair 4,1% e as “outras” marcas a crescer 24%.
As vendas de híbridos aumentaram 12% em novembro, para 126.432 unidades. Os quatro modelos mais vendidos foram Toyota, liderados pelo SUV compacto Yaris Cross, com 15.836 vendas.
O segmento de carros exóticos cresceu 15% este ano, para 20.514 unidades, e 16% em novembro. O BMW XM lidera o segmento.
O segmento de carros premium compactos, que esteve estagnado durante anos, está a atrair novos participantes e cresceu 39% no mês e 27% no ano. O Volvo EX30, totalmente elétrico, lidera as vendas, seguido pelo Mini One/Cooper.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI