Apresentação Mazda CX-5: o novo modelo em detalhe

Por a 19 Maio 2017 12:03

A Mazda rumou à cidade espanhola de Barcelona para a apresentação oficial do seu novo CX-5. O modelo é um dos pilares de vendas do construtor nipónico, que já comercializou 1.5 milhões de unidades desde o seu lançamento, em 2012.

A nova versão passa a estar disponível para encomendas a partir deste mês com as primeiras entregas agendadas para setembro – o CX-5 tem uma altura de 1,12 m no eixo dianteiro o que, devido à legislação portuguesa, obrigou a uma nova homologação, no caso, com o peso bruto de 2305 kg, para poder ser classe 1 com via verde nas portagens em Portugal, algo que levou a que as primeiras entregas comecem a ser feitas somente no referido mês de setembro. O AutoSport marcou presença no evento e dá-lhe a conhecer todas as novidades deste refrescado produto.

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Orgânica Exterior

A começar, encaramos um modelo revisto em medidas: comprimento 4550 mm (+10 mm); largura 1840 mm; altura 1680 mm (-35 mm); distância entre eixos 2700 mm. Já os 1595 mm das vias dianteira e traseira ‘fazem-nas’ agora ligeiramente mais largas. O overhang (distância do eixo das rodas à extremidade da carroçaria) foi também encurtado, enquanto os pilares A estão reposicionados cerca de 35 mm mais atrás.

Na dianteira, mais baixa e larga, encontramos uma grelha que lhe dá personalidade, de design tridimensional da Mazda, faróis dianteiros em LED e luzes de circulação diurna. Na lateral a cintura é ligeiramente mais baixa, os retrovisores exteriores (que podem recolher automaticamente) têm um novo desenho e são mais compactos e há ainda novas jantes de liga leve, de 17” dark silver e gun metallic maquinado 19”. No todo, o coeficiente de atrito aerodinâmico foi reduzido em cerca de 6%. À escolha há uma paleta de 9 cores com destaque para o novo vermelho Soul Crystal, uma evolução do Soul Red da marca.

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No ‘coração’ da novidade

Já no interior – que conta com três opções de revestimento: tecido preto, pele preta ou branca – a marca preocupou-se em oferecer a melhor experiência possível aos passageiros. Os comandos foram posicionados de modo a estarem centrados e ergonomicamente dispostos para o condutor. O volante foi revisto e pode ser aquecido, assim como o pára-brisas dianteiro. O seletor da caixa manual está numa posição 40 mm mais elevada e 60 mm o da automática. Já os apoios de braços da porta foram reposicionados.

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O painel de instrumentos incorpora três mostradores (o inserido no mostrador direito apresenta um novo ecrã TFT LCD a cores de 4,6”) e a consola central conta com um novo ecrã de 7” no topo do tablier, sensível ao toque e de imagem mais definida, que facilita a leitura. O Active Driving Display (sistema head-up display da marca) está disponível em duas versões. A maior novidade está na que apresenta a informação diretamente no pára-brisas; a segunda apresenta a informação numa lâmina, colocada acima do painel de instrumentos, em frente ao condutor. Em ambas a informação é dividida em duas secções, uma superior (com indicações do sistema de navegação, percurso e limites de velocidade) e outra inferior (como velocidade instantânea e estado dos equipamentos de segurança).

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Nos lugares traseiros, os bancos são rebatíveis na proporção 40:20:40 e a inclinação das costas ao nível do tronco aumentada em 2 graus, para 24 graus, aumentando o conforto. O modelo oferece também um mecanismo de rebatimento de duas fases, fazendo com que as costas dos bancos possam ser inclinadas para trás até um ângulo de 28 graus.

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Outra das novidades está no portão da bagageira, sendo o primeiro Mazda que incorpora abertura elétrica, seja através de interruptores de abertura/fecho localizados no próprio portão traseiro ou do comando Mazda Advanced Keyless Entry (com este sistema o grau de abertura pode ser ajustado). Em termos de capacidade foi aumentada para 506l e o espaço no piso desta de 10l para 30l. Foram ainda adoptados novos ganchos no piso para as redes de retenção, tornando mais prática a arrumação e a utilização desse espaço.

Todos os espaços de arrumação apresentam maiores dimensões: as bolsas de arrumação das portas foram aumentadas e têm bases com acabamento anti-deslizante; a base da caixa de arrumação na consola dianteira foi aumentada; o espaço dentro do apoio de braço central também, tendo agora uma ranhura para permitir a passagem dos cabos para carregamento de aparelhos via USB, tomada de corrente ou das duas fichas AUX mini-jack existentes no seu interior. O porta-luvas permite guardar um tablet até 10”.

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Motorizações e componentes mecânicos

Em Portugal o modelo irá estar disponível com o motor turbodiesel SKYACTIV-D diesel 2.2 litros e potências de 150 cv e 175 cv ( a versão 2.5l diesel também, mas só por encomenda). No primeiro caso com três níveis de equipamento (Essence/Evolve/Excellence), tração dianteira e caixa manual ou automática, ambas de seis relações – a automática só na versão Evolve aliada ao nível máximo de equipamento. A versão de tração integral e 175 cv pode também contar com caixa manual ou automática  mas apenas com o nível de equipamento Excellence. Os consumos anunciados começam nos 5.0 l/100 km e 132 g/km para a versão de 150 CV com caixa manual.

O novo CX-5 conta com o sistema G-Vectoring Control (altera o binário do motor para optimizar a carga (ou peso) aplicada em cada roda através da leitura da posição da direcção e do acelerador, sendo capaz de reduzir momentaneamente a quantidade de binário enviado para as rodas dianteiras, transferindo, desse modo, um pouco mais de peso sobre o eixo dianteiro) e viu serem reduzidos a presença de ruídos e vibrações exteriores, algo que se traduz numa melhoria da insonorização no habitáculo, enquanto a rigidez torsional foi aumentada em 15%. Mantém a suspensão dianteira MacPherson e suspensão traseira multi-link.

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Conectividade e segurança

Ao nível da conectividade destaque para o MZD Connect (sistema de conectividade móvel em que através do ecrã de 7” se pode aceder a e-mails, SMS, navegação, feeds no Twitter e Facebook, notícias e informações sobre o veículo). Já os Serviços Conectados (opcional) garantem acesso em tempo real a atualizações de trânsito em direto, incluindo alteração de percurso em função das condições trânsito do momento; acesso a preços atualizados de combustíveis ao longo do percurso escolhido ou numa localidade específica; apresentação das mais recentes previsões meteorológicas para todos os pontos do percurso escolhido; pesquisa de destino na internet através do smartphone.

Ao nível da segurança, destaque para a estreia no modelo dos sistemas de Assistência de Travagem Inteligente (imobiliza ou reduz a velocidade do veículo caso anteveja risco de colisão e alerta o condutor através de sinais sonoros e avisos gráficos, entre 4 e 80 km/h ou em marcha-atrás de 2 a 8 km/h) e de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (avisa o condutor para dos limites em cada momento e alerta se vai em excesso); Conta também com o Mazda Radar Cruise Control (MRCC) com função Stop & Go; luzes adaptativas LED com três funções – Máximos Sem Encandeamento, Médios e Máximos de Longo e incorpora a função Auto-Hold (em situações de trânsito mantém o veículo no sítio mesmo depois de o condutor soltar o pedal dos travões, desativando este apenas quando o condutor pressiona o pedal do acelerador). Por último, a sonoridade ambiente é garantida através do sistema de som BOSE Premium surroundsound com 10 altifalantes e processamento digital Centerpoint.

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Primeiro Contacto 

Foram 70 os km realizados com o modelo 2WD de 150 cv e caixa manual de 6 velocidades. De imediato se perceciona a sua imponência ao volante, em parte pela altura ao solo, em parte pela própria posição de condução. A potência do bloco 2.2 litros está perfeitamente adequada às exigência do CX-5 e a resposta em baixas é bastante agradável e uma nota mais. A passagem de relações é facilitada pelo bom posicionamento do seletor. Em estrada dá prazer e torna-se curioso abordar percursos sinuosos, existindo um reduzido balancear do conjunto. A boa insonorização no habitáculo é notória e o posicionamento do ecrã de 7” facilita a leitura. No fundo, o CX-5 tem o condão de ir ao encontro das prerrogativas pretendidas pela Mazda, correspondendo ao trabalho que a marca nele desempenhou. O que é inegavelmente bom.

André Duarte

Preços*

FWD (150 CV)

ESSENCE – 33.285 €

EVOLVE – 36.334 € (caixa manual) a 43.720 € (caixa automática e todos os níveis de equipamento)

EXCELLENCE – 40.378 € a 42.848 € (caixa manual)

AWD (175 CV)

EXCELLENCE – 46.421 € a 50.741 € (caixa manual)

EXCELLENCE – 48.388 € a 52.708 € (caixa automática)

*Os preços apresentados são indicativos, porque até à chegada do modelo em setembro podem vir a sofrer alterações

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