Apresentação Mazda CX-5: o novo modelo em detalhe
A Mazda rumou à cidade espanhola de Barcelona para a apresentação oficial do seu novo CX-5. O modelo é um dos pilares de vendas do construtor nipónico, que já comercializou 1.5 milhões de unidades desde o seu lançamento, em 2012.
A nova versão passa a estar disponível para encomendas a partir deste mês com as primeiras entregas agendadas para setembro – o CX-5 tem uma altura de 1,12 m no eixo dianteiro o que, devido à legislação portuguesa, obrigou a uma nova homologação, no caso, com o peso bruto de 2305 kg, para poder ser classe 1 com via verde nas portagens em Portugal, algo que levou a que as primeiras entregas comecem a ser feitas somente no referido mês de setembro. O AutoSport marcou presença no evento e dá-lhe a conhecer todas as novidades deste refrescado produto.
Orgânica Exterior
A começar, encaramos um modelo revisto em medidas: comprimento 4550 mm (+10 mm); largura 1840 mm; altura 1680 mm (-35 mm); distância entre eixos 2700 mm. Já os 1595 mm das vias dianteira e traseira ‘fazem-nas’ agora ligeiramente mais largas. O overhang (distância do eixo das rodas à extremidade da carroçaria) foi também encurtado, enquanto os pilares A estão reposicionados cerca de 35 mm mais atrás.
Na dianteira, mais baixa e larga, encontramos uma grelha que lhe dá personalidade, de design tridimensional da Mazda, faróis dianteiros em LED e luzes de circulação diurna. Na lateral a cintura é ligeiramente mais baixa, os retrovisores exteriores (que podem recolher automaticamente) têm um novo desenho e são mais compactos e há ainda novas jantes de liga leve, de 17” dark silver e gun metallic maquinado 19”. No todo, o coeficiente de atrito aerodinâmico foi reduzido em cerca de 6%. À escolha há uma paleta de 9 cores com destaque para o novo vermelho Soul Crystal, uma evolução do Soul Red da marca.
No ‘coração’ da novidade
Já no interior – que conta com três opções de revestimento: tecido preto, pele preta ou branca – a marca preocupou-se em oferecer a melhor experiência possível aos passageiros. Os comandos foram posicionados de modo a estarem centrados e ergonomicamente dispostos para o condutor. O volante foi revisto e pode ser aquecido, assim como o pára-brisas dianteiro. O seletor da caixa manual está numa posição 40 mm mais elevada e 60 mm o da automática. Já os apoios de braços da porta foram reposicionados.
O painel de instrumentos incorpora três mostradores (o inserido no mostrador direito apresenta um novo ecrã TFT LCD a cores de 4,6”) e a consola central conta com um novo ecrã de 7” no topo do tablier, sensível ao toque e de imagem mais definida, que facilita a leitura. O Active Driving Display (sistema head-up display da marca) está disponível em duas versões. A maior novidade está na que apresenta a informação diretamente no pára-brisas; a segunda apresenta a informação numa lâmina, colocada acima do painel de instrumentos, em frente ao condutor. Em ambas a informação é dividida em duas secções, uma superior (com indicações do sistema de navegação, percurso e limites de velocidade) e outra inferior (como velocidade instantânea e estado dos equipamentos de segurança).
Nos lugares traseiros, os bancos são rebatíveis na proporção 40:20:40 e a inclinação das costas ao nível do tronco aumentada em 2 graus, para 24 graus, aumentando o conforto. O modelo oferece também um mecanismo de rebatimento de duas fases, fazendo com que as costas dos bancos possam ser inclinadas para trás até um ângulo de 28 graus.
Outra das novidades está no portão da bagageira, sendo o primeiro Mazda que incorpora abertura elétrica, seja através de interruptores de abertura/fecho localizados no próprio portão traseiro ou do comando Mazda Advanced Keyless Entry (com este sistema o grau de abertura pode ser ajustado). Em termos de capacidade foi aumentada para 506l e o espaço no piso desta de 10l para 30l. Foram ainda adoptados novos ganchos no piso para as redes de retenção, tornando mais prática a arrumação e a utilização desse espaço.
Todos os espaços de arrumação apresentam maiores dimensões: as bolsas de arrumação das portas foram aumentadas e têm bases com acabamento anti-deslizante; a base da caixa de arrumação na consola dianteira foi aumentada; o espaço dentro do apoio de braço central também, tendo agora uma ranhura para permitir a passagem dos cabos para carregamento de aparelhos via USB, tomada de corrente ou das duas fichas AUX mini-jack existentes no seu interior. O porta-luvas permite guardar um tablet até 10”.
Motorizações e componentes mecânicos
Em Portugal o modelo irá estar disponível com o motor turbodiesel SKYACTIV-D diesel 2.2 litros e potências de 150 cv e 175 cv ( a versão 2.5l diesel também, mas só por encomenda). No primeiro caso com três níveis de equipamento (Essence/Evolve/Excellence), tração dianteira e caixa manual ou automática, ambas de seis relações – a automática só na versão Evolve aliada ao nível máximo de equipamento. A versão de tração integral e 175 cv pode também contar com caixa manual ou automática mas apenas com o nível de equipamento Excellence. Os consumos anunciados começam nos 5.0 l/100 km e 132 g/km para a versão de 150 CV com caixa manual.
O novo CX-5 conta com o sistema G-Vectoring Control (altera o binário do motor para optimizar a carga (ou peso) aplicada em cada roda através da leitura da posição da direcção e do acelerador, sendo capaz de reduzir momentaneamente a quantidade de binário enviado para as rodas dianteiras, transferindo, desse modo, um pouco mais de peso sobre o eixo dianteiro) e viu serem reduzidos a presença de ruídos e vibrações exteriores, algo que se traduz numa melhoria da insonorização no habitáculo, enquanto a rigidez torsional foi aumentada em 15%. Mantém a suspensão dianteira MacPherson e suspensão traseira multi-link.
Conectividade e segurança
Ao nível da conectividade destaque para o MZD Connect (sistema de conectividade móvel em que através do ecrã de 7” se pode aceder a e-mails, SMS, navegação, feeds no Twitter e Facebook, notícias e informações sobre o veículo). Já os Serviços Conectados (opcional) garantem acesso em tempo real a atualizações de trânsito em direto, incluindo alteração de percurso em função das condições trânsito do momento; acesso a preços atualizados de combustíveis ao longo do percurso escolhido ou numa localidade específica; apresentação das mais recentes previsões meteorológicas para todos os pontos do percurso escolhido; pesquisa de destino na internet através do smartphone.
Ao nível da segurança, destaque para a estreia no modelo dos sistemas de Assistência de Travagem Inteligente (imobiliza ou reduz a velocidade do veículo caso anteveja risco de colisão e alerta o condutor através de sinais sonoros e avisos gráficos, entre 4 e 80 km/h ou em marcha-atrás de 2 a 8 km/h) e de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (avisa o condutor para dos limites em cada momento e alerta se vai em excesso); Conta também com o Mazda Radar Cruise Control (MRCC) com função Stop & Go; luzes adaptativas LED com três funções – Máximos Sem Encandeamento, Médios e Máximos de Longo e incorpora a função Auto-Hold (em situações de trânsito mantém o veículo no sítio mesmo depois de o condutor soltar o pedal dos travões, desativando este apenas quando o condutor pressiona o pedal do acelerador). Por último, a sonoridade ambiente é garantida através do sistema de som BOSE Premium surroundsound com 10 altifalantes e processamento digital Centerpoint.
Primeiro Contacto
Foram 70 os km realizados com o modelo 2WD de 150 cv e caixa manual de 6 velocidades. De imediato se perceciona a sua imponência ao volante, em parte pela altura ao solo, em parte pela própria posição de condução. A potência do bloco 2.2 litros está perfeitamente adequada às exigência do CX-5 e a resposta em baixas é bastante agradável e uma nota mais. A passagem de relações é facilitada pelo bom posicionamento do seletor. Em estrada dá prazer e torna-se curioso abordar percursos sinuosos, existindo um reduzido balancear do conjunto. A boa insonorização no habitáculo é notória e o posicionamento do ecrã de 7” facilita a leitura. No fundo, o CX-5 tem o condão de ir ao encontro das prerrogativas pretendidas pela Mazda, correspondendo ao trabalho que a marca nele desempenhou. O que é inegavelmente bom.
André Duarte
Preços*
FWD (150 CV)
ESSENCE – 33.285 €
EVOLVE – 36.334 € (caixa manual) a 43.720 € (caixa automática e todos os níveis de equipamento)
EXCELLENCE – 40.378 € a 42.848 € (caixa manual)
AWD (175 CV)
EXCELLENCE – 46.421 € a 50.741 € (caixa manual)
EXCELLENCE – 48.388 € a 52.708 € (caixa automática)
*Os preços apresentados são indicativos, porque até à chegada do modelo em setembro podem vir a sofrer alterações
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI