Alpine A290: Nostalgia apimentada
Se o novo Renault 5 E-Tech iniciou uma viagem pela nostalgia de outros tempos, num dos lançamentos mais esperados do ano o Alpine A290 segue esse caminho, dando mais emoção.
Se o Renault 5 pretende ser um “remake” do seu homónimo lançado nos anos 70, o Alpine A290 faz o mesmo, recordando os tempos do 5 Turbo. Apresenta dimensões compactas, menos de 4 metros de comprimento e um visual musculado e desportivo, graças à plataforma AmpR Small e ao alargamento das vias em 60 mm. O A290 destaca-se por sua assinatura luminosa única de quatro faróis com motivos em X, que remetem aos carros de rali e exibem uma animação de boas-vindas ao detetar o cartão mãos-livres.
A sua estética robusta inclui cavas de rodas largas, saias laterais, uma linha de tejadilho em alumínio ou azul anodizado mate e logótipos pretos. Elementos aerodinâmicos, como difusores e entradas de ar, foram incluídos para otimizar a eficiência elétrica, enquanto um discreto spoiler “rabo de pato” mantém o visual desportivo sem comprometer o fluxo de ar traseiro.
O A290 conta com jantes de liga leve de 19 polegadas em dois designs: Iconic, inspirado nas jantes do Alpine A310, e Snowflake, refletindo o nome Alpine, disponíveis em preto com opções de acabamento. As pinças de travão Brembo de 4 pistões, as mesmas do A110, são oferecidas em três cores: Cinzento, Vermelho Racing ou Azul Alpine.
O catálogo de cores inclui Azul Alpine Vision, Cinzento Tornado Mat, Branco Nival e Preto Profundo. A edição limitada Première Édition oferece quatro versões de acabamento exclusivas com combinações de cores distintas, limitada a 1.955 exemplares.
O cockpit do Alpine A290 foi projetado para combinar um espírito desportivo e exclusividade, com destaque para o Azul Profundo. O painel voltado para o condutor, visores com retroiluminação e iluminação ambiente regulável compõem o ambiente imersivo. O volante desportivo de três raios, com botões em alumínio inspirados na Fórmula 1, permite fácil acesso aos comandos de regeneração, modos de condução e função “Overtake” (OV).
Os bancos do A290 são confortáveis e sustentáveis, feitos com materiais reciclados e de origem ecológica. Nas versões de entrada, possuem tecido granulado e fibras de cânhamo reciclado, enquanto nas versões GT Premium e GTS, são revestidos em couro Nappa Azul Profundo e Cinzento Evee, tratado de forma sustentável sem uso de químicos. A central multimédia de 10,1 polegadas e os comandos de ar-condicionado são posicionados para fácil acesso do motorista, enquanto a consola central elevada incorpora os comandos de transmissão e traz o nome do modelo gravado.
O Alpine A290 foi projetado como um desportivo elétrico que combina desempenho e conforto diário. Utilizando a plataforma AmpR Small, específica para propulsão elétrica, o modelo se beneficia de uma distribuição de peso otimizada, com baixo centro de gravidade e rigidez estrutural, graças à posição estratégica da bateria. A curta distância entre eixos e as vias largas garantem estabilidade e agilidade, ideais para um “hot hatch” compacto.
O A290 possui opções de motorização de 180 cv nas versões GT e GT Premium e 220 cv nas versões GT Performance, GTS e GTS Première Edition. Com um peso leve de 1.479 kg, o carro atinge 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e oferece torque de 300 Nm nas versões de maior desempenho. Apesar de ser um desportivo, o A290 oferece praticidade com uma bagageira de 326 litros e um raio de viragem de 10,2 metros, ideal para o uso urbano.
A Michelin e a Alpine colaboraram por dois anos no desenvolvimento de três pneus específicos de 19 polegadas para o Alpine A290, com foco na eficiência energética e na performance da futura linha elétrica da Alpine. Esses pneus foram projetados para otimizar autonomia, tração e aderência, preservando o desempenho desportivo característico da marca.
Os modelos incluem:
- Michelin Pilot Sport EV: pneu de verão desportivo com foco na eficiência energética, combinando aderência e longevidade.
- Michelin Pilot Sport S5: pneu de verão com desempenho máximo, ideal para condições secas e molhadas.
- Michelin Pilot Alpin 5: pneu de inverno, projetado para alta aderência em climas frios, húmidos e em estradas com neve.
O Alpine A290 é projetado para proporcionar uma experiência de condução desportiva e envolvente, equilibrando agilidade e estabilidade. Com um chassi e suspensão otimizados, ele oferece controlo preciso, garantindo conforto nas velocidades mais baixas, especialmente em ambientes urbanos. A configuração do A290 inclui barras estabilizadoras e um eixo traseiro multi-link, raros no segmento, que contribuem para uma condução ágil e estável.
O modelo oferece quatro modos de condução (Save, Normal, Sport e Personal) ajustáveis via volante, permitindo adaptação da resposta do acelerador, tração e iluminação ambiente. Equipado com travões Brembo e tecnologia de controlo de torque “Alpine Torque Precontrol”, o A290 equilibra potência e tração, alcançando 0 a 100 km/h em 6,4 segundos na versão de 220 cv.
A inovação inclui um botão de ultrapassagem que oferece potência máxima e um sistema de regeneração de travão ajustável em quatro níveis. Sons específicos, desenvolvidos em parceria com especialistas de acústica, simulam o motor elétrico para melhorar a imersão do condutor e a segurança sonora para pedestres.
O Alpine A290 vem com uma bateria de 52 kWh, proporcionando até 380 km de autonomia (WLTP). Possui uma bomba de calor para maior eficiência e um sistema de carregamento rápido de 100 kW que permite recuperar até 150 km em 15 minutos ou de 15% a 80% de carga em 30 minutos. Em carregamento AC de 11 kW, o tempo para ir de 50% a 80% é de 1 hora e 20 minutos. O carregador também tem função bidirecional V2L para alimentar dispositivos externos.
A linha do A290 é composta por quatro versões, com as duas principais sendo GT e GTS. A versão GT, com motor de 180 cv, inclui rodas de liga leve de 19 polegadas, pneus Michelin, faróis LED e assistência de estacionamento. Já o GT Premium foca-se no conforto com interior em couro Nappa, sistema de áudio Devialet, volante aquecido e espelhos eletricamente rebatíveis. A versão GT Performance, mais desportiva, conta com motor de 220 cv e pinças de freio vermelhas. No topo, o GTS combina o design e conforto do GT Premium com a potência do GT Performance, com detalhes exclusivos como rodas “Snowflake” em preto brilhante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI