Alpenglow: 740 cv movidos a hidrogénio

Por a 15 Outubro 2024 16:00

Revelado em 2022 como um concept car, o Alpenglow representa a futura direção da Alpine em termos de design e inovação sustentável, destacando o potencial do motor de combustão a hidrogénio para reduzir as emissões de carbono em modelos desportivos. O nome “Alpenglow” simboliza um fenómeno ótico que ilumina as montanhas antes do amanhecer, refletindo a ideia de um novo começo.

Após a introdução de um protótipo com motor turbo de 4 cilindros e 340 cv, o novo Alpenglow Hy6 é equipado com um inovador motor V6 de 3,5 litros, totalmente desenvolvido pela Alpine, que gera 544 kW (740 cv), oferecendo mais de 150 kW/l (210 cv/l).

Desde o seu lançamento, o concept car Alpine Alpenglow evoluiu por meio de uma colaboração entre designers e engenheiros, visando combinar eficiência aerodinâmica com um design aprimorado. A nova versão, Alpenglow Hy6, apresenta um motor V6 e melhorias técnicas significativas, além de uma carroçaria em carbono na cor Specular Blue com um estilo mais ousado.

O motor, considerado o coração do carro, é visível através de uma caixa protegida por vidro azul, e o compartimento do motor foi meticulosamente projetado. A forma icónica do vidro traseiro, semelhante ao A110, possui entradas de ar NACA que direcionam o fluxo para o radiador de óleo, enfatizando a leveza do design. Novas entradas de ar foram adicionadas para melhorar o resfriamento do motor a hidrogénio.

O sistema de escape em Inconel liberta vapor de água, criando um efeito estético único no spoiler. As jantes foram projetadas para evocar velocidade, acompanhadas por pneus Michelin personalizados que combinam com o seu design.

A cinemática da abertura da porta em forma de élitro do Alpine Alpenglow Hy6 foi projetada para maximizar o espaço e facilitar o acesso. Os ocupantes podem deslizar sobre os sidepods inclinados em direção ao cockpit e alcançar os bancos ajustados, estofados com um tecido que muda de cor sob a luz.

Um triângulo na frente do cockpit, característico da Alpine, serve como um elemento visual que sinaliza e indica direção, podendo mudar de cor para mostrar dados como níveis de Gs laterais e velocidade do motor. O painel de instrumentos possui uma barra transversal tubular magenta e uma secção em forma de asa de avião, utilizando materiais de alta qualidade como fibra de carbono, alumínio e Alcantara com detalhes impressos em 3D.

O carro também conta com um botão de arranque magenta e um volante inspirado em carros de competição da Alpine.

O Alpine Alpenglow Hy6 é um protótipo movido a hidrogénio, baseado num chassis de carbono LMP3, projetado para otimizar o desempenho do novo motor V6 Hy6, que mais que duplica a potência relativamente ao motor anterior de 4 cilindros. Este motor de 3,5 litros, desenvolvido pela equipa Alpine em Viry-Châtillon, é um modelo inédito, criado especificamente para combustão de hidrogénio e levou dois anos para ser desenvolvido, com a parceria técnica da Oreca.

O motor é sobrealimentado por dois turbocompressores e possui um bloco de alumínio com cárter seco. Com uma cambota que garante uma ignição suave e cabeçotes de cilindros com circuito de arrefecimento otimizado, o motor alcança uma potência máxima de 740 cv a 7.600 rpm, com uma potência específica de 211 cv/l e uma velocidade máxima superior a 330 km/h.

Utilizando metodologias de desenvolvimento de motores de Fórmula 1, a câmara de combustão foi projetada para hidrogénio, favorecendo movimentos turbulentos para garantir a homogeneidade da mistura. Medidas de segurança foram implementadas, incluindo cilindros de hidrogénio certificados que armazenam 2,1 kg de gás a 700 bar, válvulas de evacuação em caso de incêndio, sensores de hidrogénio, e um rigoroso procedimento de arranque com um sistema de código de cores para alertar sobre incidentes.

A Alpine optou pela propulsão a hidrogénio através de um motor de combustão interna, em vez de utilizar uma pilha de combustível, devido às vantagens que esta solução oferece para carros de corrida, como a sensação de dirigir um motor convencional e um som alinhado à filosofia de competição da marca. Esse tipo de motorização apresenta alta potência, excelente eficiência sob cargas pesadas e menor necessidade de arrefecimento, já que grande parte do calor é dissipada pelo sistema de escape.

A Alpine está a investir em pesquisa e desenvolvimento para otimizar essa motorização promissora, e também se destaca na busca por soluções de armazenamento de hidrogénio, incluindo a transição para hidrogénio líquido, que permite uma melhor integração no veículo e um reabastecimento mais rápido. Além disso, a Alpine Racing está atenta às mudanças nos regulamentos de competição, especialmente o plano do ACO e da FIA de permitir a participação de carros movidos a hidrogénio nas 24 Horas de Le Mans a partir de 2028.

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