Alfa Romeo 33 Stradale no banco de ensaios com Valtteri Bottas
Valtteri Bottas, piloto de F1, foi o protagonista de um teste dinâmico em pista com o protótipo 00 do novo Alfa Romeo 33 Stradale, na icónica pista da Alfa Romeo no Centro Sperimentale di Balocco, fornecendo feedback essencial para a configuração final do supercarro.
Valtteri Bottas elogiou a facilidade imediata com que o condutor entra em simbiose com o automóvel, permitindo que mesmo os condutores não profissionais desfrutem plenamente da potência e agilidade do automóvel, que graças também à abordagem 100% orientada para o condutor exclui todas as distrações da experiência de condução.
Valtteri Bottas revelou como o som inconfundível envolve o cockpit desde o primeiro momento. Segundo ele, a experiência a bordo do carro de estrada 33 está próxima da perfeição. Esta atividade de teste representa mais uma colaboração com Valtteri Bottas, que tem estado envolvido em muitas fases de decisão desde o início do projeto.
Afinal de contas, a ligação entre a marca e o finlandês é muito forte; já proprietário de um dos exclusivos 500 Giulia GTAm, Valtteri Bottas é também membro do “Clube 33”, constituído pelos 33 proprietários do automóvel construído por medida. No final do dia, a equipa da Alfa Romeo não perdeu a oportunidade de envolver o piloto a bordo do Junior 280 Veloce, o carro desportivo compacto 100% elétrico equipado com soluções específicas ‘made by and for’ Alfa Romeo.
“Poder testar o 33 Stradale foi uma oportunidade muito especial. Espero que o meu feedback seja útil para a experiente equipa de desenvolvimento da Alfa Romeo para a afinação final. Configurar o meu carro pessoal com a ‘oficina Alfa Romeo’ foi envolvente e emocionante, testá-lo hoje foi realmente emocionante. Tudo o que me resta é esperar que o meu 33 Stradale esteja pronto!
Estou extremamente satisfeito com o teste. A experiência de hoje está próxima da perfeição, o que para mim significa uma simbiose total com o automóvel. O carro deixa-nos imediatamente à vontade: extremamente ágil, preciso. A sensação com o carro é imediata, extremamente fácil e divertida de compreender, e não é preciso ser um piloto de F1 para a sentir. Além disso, o seu som envolve o cockpit e é inconfundivelmente Alfa Romeo”, disse Valtteri Bottas.
A sessão de testes começou com uma primeira volta de reconhecimento no Giulia GTAm para permitir a Valtteri familiarizar-se com a configuração da pista da Alfa Romeo.
Valtteri Bottas sentou-se então ao volante do 33 Stradale, que descreveu imediatamente como um carro intuitivo e imediatamente compreensível. O primeiro teste foi realizado a uma velocidade moderada, permitindo-lhe avaliar a precisão do sistema de direção e a resposta do sistema de travagem, bem como o comportamento caraterístico garantido pelo sistema composto por uma estrutura em H de alumínio, monocoque de fibra de carbono e uma configuração de suspensão refinada. Além disso, como tudo foi concebido e orientado para o máximo envolvimento homem-máquina, o condutor apreciou particularmente a essencialidade do cockpit, que nunca distrai o condutor da experiência de condução.
Numa segunda fase, Valtteri aumentou gradualmente a velocidade para testar o seu comportamento em condições mais extremas. O 33 Stradale é alimentado por um motor V6 biturbo de 3,0 litros com mais de 620 cv, uma caixa de velocidades DCT de 8 velocidades, tração traseira e um diferencial eletrónico de deslizamento limitado.
Uma evolução do V6 que já equipa os automóveis de maior desempenho da marca italiana, o novo motor é montado longitudinalmente a meio e permite que o automóvel atinja uma velocidade máxima de 333 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos.
Estão disponíveis dois modos de condução, ativados por interruptores no túnel central: Strada e Pista.
O primeiro, presente quando o automóvel é ligado, garante conforto e prazer de condução: entrega de potência suave, a habitual sensibilidade aos pedais, suspensão macia, caixa de velocidades suave e válvulas de escape ativas que só abrem acima das 5.000 rpm.
No modo Track, por outro lado, o condutor opta por uma experiência de condução cheia de adrenalina: a potência é máxima, os pedais são ainda mais sensíveis e a suspensão é rígida, para além de oferecer mudanças de velocidade rápidas e válvulas de escape ativas sempre abertas.
Na fase final do teste, Valtteri Bottas enfrentou a pista de Balocco selecionando precisamente o modo Pista com o qual o 33 Stradale exprime todo o seu potencial. Entre os controlos de desempenho mais emocionantes desta configuração está o procedimento “Quick Start” que, ao premir o botão “Quadrifoglio” no túnel central, atua sobre a caixa de velocidades, o controlo de tração e a potência para maximizar a aceleração, evitando a patinagem das rodas. Além disso, em certos troços do circuito, o piloto de F1 desligou o controlo de tração (ESC OFF), aproximando o carro da sua velocidade máxima, confirmando que o 33 Stradale consegue combinar o desempenho de um supercarro com uma surpreendente facilidade de condução, mesmo para aqueles que não são pilotos profissionais. Tudo isto tornou-se ainda mais evocativo pelo som do V6 twin-turbo, uma autêntica “sinfonia mecânica” que envolve o habitáculo e proporciona emoções únicas a cada aceleração.
O sistema de suspensão ativa também desempenhou um papel fundamental no teste realizado pelo finlandês, oferecendo uma combinação perfeita de conforto e desempenho. Especificamente, o novo automóvel personalizado adota o esquema de suspensão 100% de duplo braço da Alfa Romeo, com amortecedores ativos e direção semi-virtual em ambos os eixos, dianteiro e traseiro, que permite o melhor controlo do volante e o mais elevado grau de precisão da direção, além de assegurar uma elevada aceleração lateral e garantir o melhor comportamento em todas as condições de condução.
Por fim, Bottas elogiou a precisão e a capacidade de adaptação dos travões aos diferentes modos de condução, garantindo sempre um excelente controlo do veículo. Basta dizer que o novo 33 Stradale trava de 100km/h a 0 em menos de 33 metros. Isto graças ao sistema de travagem integrado Alfa Romeo Brake-By-Wire, que permite controlar a pressão de travagem e adaptar a sensação do pedal em qualquer momento.
Produzidos pela Brembo para a Alfa Romeo, os travões em carbono-cerâmica garantem um elevado desempenho e asseguram uma travagem reativa com um reduzido efeito de fade a altas temperaturas.
À frente e atrás, os discos são ventilados e perfurados, com uma pinça – monobloco de alumínio de 6 pistões à frente e uma pinça de 4 pistões atrás.
Por fim, no final dos testes, a equipa Alfa Romeo não perdeu a oportunidade de mostrar a Valtteri Bottas o novíssimo Junior 280 Veloce, o desportivo compacto 100% elétrico equipado com soluções específicas “made by and for” Alfa Romeo. Bottas realizou assim um teste em pista para provar, embora com as devidas proporções em relação ao extraordinário 33 Stradale, o seu desempenho alucinante, mas sobretudo a sua excelente dinâmica de condução, fruto da mesma perícia que distingue a equipa de desenvolvimento da Alfa Romeo.
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