Abarth 600e: O mais potente de sempre

Por a 23 Fevereiro 2025 09:45

Os elétricos são aborrecidos? Nem todos! A Abarth, fiel às suas raízes, deu uma boa dose de emoção a modelo da Fiat que não foi pensado para dar arrepios. E, fiel à tradição, a Abarth conseguiu. O 600E é a mais recente criação e com muitos pontos fortes.

Uma história que continua a apimentar as estradas e as pistas

A história da Abarth, fundada por Carlo Abarth em 1949, é marcada por paixão, inovação e sucesso nas competições. Nascido na Áustria em 1908, Carlo demonstrou interesse por velocidade desde jovem e, após mudar-se para a Itália em 1945, obteve cidadania italiana. O primeiro carro da marca, o 204 A Roadster, baseado no Fiat 1100, conquistou vitórias no Campeonato 1100 Sport e na Fórmula 2 italiana.

Além das competições, a Abarth destacou-se pela produção de kits de preparação e pelo famoso escape desportivo, que fez sucesso nos anos 1960. A marca acumulou vitórias e recordes, incluindo seis títulos mundiais a partir de 1962 e 113 recordes internacionais A parceria com a Fiat, iniciada em 1958, impulsionou o desenvolvimento de modelos icónicos, como o Fiat 500 modificado.

Hoje, sob o grupo Stellantis, a Abarth mantém o seu legado de desempenho e inovação, preservando o espírito competitivo e o emblema do escorpião, inspirado no signo de Carlo Abarth. Claro que a Abarth não pode ser tão exuberante e tão radical como era no passado, mas vai respeitando a tradição de transformar carros Fiat em versões mais endiabradas. É o caso com o 600E.

Emoção elétrica

O Fiat Abarth 600 E surge como uma verdadeira máquina desportiva, projetada para oferecer uma experiência de condução emocionante. O desenvolvimento do modelo focou-se em criar um carro com uma plataforma aberta ao prazer de conduzir, combinando a herança histórica da Abarth com as mais recentes inovações do grupo Stellantis.

A Abarth celebra o seu aniversário com o modelo mais potente da marca, com 280 CV e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,85 segundos. Desenvolvido em parceria com a Stellantis Motorsport, o carro conta com a plataforma Perfo eCMP, criada para oferecer uma experiência de condução desportiva de alto desempenho.

Exterior

O design agressivo destaca-se pelos exteriores musculados, rodas de grandes dimensões, spoiler traseiro aerodinâmico e interiores desportivos. O design inspira-se no passado, evocando o Abarth 850 TC, com formas quadradas e detalhes modernos inspirados no universo digital. O modelo destaca-se pelos para-choques redesenhados, spoiler aerodinâmico e jantes de 20 polegadas em liga leve, com um visual inspirado no ferrão do escorpião. A via foi alargada em 30 mm à frente e 25 mm atrás para melhor aerodinâmica. A edição limitada Scorpionissima inclui um bodykit preto brilhante e pinças de travão dianteiras coloridas. As cores exclusivas, como Acid Green e Hypnotic Purple, reforçam a identidade agressiva do veículo.

Interior

O interior apresenta um ambiente desportivo, com volante em couro e Alcantara, acabamentos escuros e detalhes em cores vibrantes. A edição Scorpionissima oferece bancos desportivos Sabelt em Alcantara com apoio de cabeça integrado e bancos aquecidos. O modelo inclui pedais em alumínio, um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e elementos personalizados, como o icónico escorpião em diversos detalhes.

Parcerias técnicas para melhorar a performance

Os pneus MICHELIN Pilot Sport EV, desenvolvidos desde 2021, garantem aderência superior em piso seco e molhado, suportando os 280 CV do modelo. Os travões, criados em parceria com a Alcon, incluem discos de 380 mm e pinças monobloco de quatro pistões, oferecendo maior resistência, estabilidade e dissipação de calor, ideais tanto para pista quanto para uso em estrada.

O diferencial mecânico de deslizamento limitado Torsen da JTEKT melhora a tração em curvas, a estabilidade e a segurança em superfícies escorregadias, distribuindo o binário eficientemente.

O chassi foi reforçado com uma barra estabilizadora traseira (140% de aumento de rigidez) e suspensão mais rígida (41% de incremento da rigidez), enquanto o sistema de arrefecimento de alta capacidade assegura desempenho máximo, mesmo em modos desportivos. A altura ao solo foi reduzida em 25 mm para garantir um centro de gravidade mais baixo.

O interior apresenta bancos desportivos Sabelt, projetados para oferecer ergonomia e apoio superior, com reforços e espumas de alta densidade no modelo de edição limitada Scorpionissima, que transmite uma verdadeira sensação de competição.

Três modos de condução

O Novo Abarth 600e destaca-se como o modelo mais potente da marca, equipado com um motor elétrico de 207 kW (280 CV na versão Scorpionissima), testado em condições de Fórmula E. A edição limitada Scorpionissima acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,85 segundos, enquanto a versão Turismo atinge a mesma marca em 6,24 segundos. O modelo oferece 345 Nm de binário, uma velocidade máxima limitada a 200 km/h e autonomia anunciada de até 334 km em ciclo WLTP, dependendo dos pneus.

O carro dispõe de três modos de condução:

  • Turismo: Aceleração suave, até 150 km/h e potência de 148 CV (Turismo) ou 187 CV(Scorpionissima).
  • Scorpion Street: Potência de até 228CV, com velocidade máxima de 180 km/h.
  • Scorpion Track: Ajustes mais agressivos, com velocidade máxima de 200 km/h e potência total de 208 CV para o Scorpionissima e 235 CV para o Turismo, ideal para pistas.

Tecnologia, Segurança e… sons de motor a combustão

O Abarth 600e conta com uma gama completa de sistemas de assistência à condução (ADAS), incluindo:

  • Cruise Control Adaptativo
  • Travagem Autónoma de Emergência
  • Deteção de Condutor Sonolento
  • Assistência à Manutenção na Faixa
  • ISOFIX para segurança infantil

A edição Scorpionissima inclui ainda:

  • Condução Assistida de Nível 2
  • Sensores de estacionamento 360°
  • Câmara de visão traseira
  • Monitor de ângulo morto
  • Porta da bagageira elétrica mãos-livres e carregamento sem fios

O modelo Turismo inclui sensores traseiros, de chuva e luz, arranque sem chave e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Possui também um ecrã de 10,25 polegadas e seis altifalantes, enquanto a versão Scorpionissima vem equipada com um rádio NAV de 10,25 polegadas de série.

O sistema inclui páginas de desempenho dedicadas, como:

  • Gestão de binário: mostra o binário em tempo real, adaptando a aceleração às condições do piso e clima.
  • Indicadores técnicos: informações detalhadas sobre o veículo.
  • Indicadores de corrida: inclui um cronómetro e um gráfico de forças G para uma experiência de corrida autêntica.

O Scorpionissima conta ainda com um gerador de som ajustável que simula o som de um motor desportivo, tornando-se mais intenso em modo desportivo e mais suave em velocidades constantes.

Connect ONE e Connect PLUS

A Abarth reforça a segurança, conforto e entretenimento com funcionalidades como:

  • Reconhecimento de voz e atualizações automáticas de mapas.
  • Integração com ChatGPT para assistência personalizada e interativa durante a condução.
  • Controlo remoto de funções como o fecho centralizado, luzes, buzina, pré-aquecimento e programação de carregamento.

O sistema sugere a rota EV mais eficiente com o apoio da TomTom e da aplicação e-ROUTES by Free2Move Charge, otimizando trajetos e evitando trânsito ou imprevistos.

Preços

Para a versão turismo de 240 CV, o Abarth 600e começa nos 43.650€ enquanto a versão Scorpionissima de 280 CV começa nos 47.650€, sendo que esta edição, a mais interessante, está limitada a 1.949 unidades e duas cores.

Photo: Simon Palfrader

Primeiras sensações

Estivemos no Kartódromo de Palmela para sentir o que esta nova proposta tem para dar. Cinco voltas ao pequeno traçado para testar as capacidades do 600e Scorpionissima, modelo facultado pela Fiat. E desde início o carro deu-nos motivos para sorrir. Não, para rir muito. Com a potência entregue de forma linear, não tivemos os sustos que alguns modelos elétricos promovem, com demasiada potência entregue em momentos indesejados. E para isso o diferencial teve um papel crucial, permitindo fazer curvas a velocidades nem sempre recomendáveis. A certo ponto, chegamos ao exagero, mais focados em provocar o carro do que nas trajetórias, mas o Abarth 600e alinhou na brincadeira, dando quase sempre aderência. Em entradas com pouco tato em curva, alguma subviragem resolvida pelo diferencial sem grandes problemas. A agilidade do carro foi notória num circuito muito sinuoso. Quem pagou a fatura foram os travões, pela falta de talento e pela “falta de ar” com solicitações constantes. E o gerador de som, funcionou de forma surpreendentemente positiva.

Em pista, o Abarth 600 E é um brinquedo muito agradável e com 280 CV são mais que suficientes para fazer a festa. Não se sente a aceleração visceral de outros modelos e nem é preciso. No mundo dos elétricos, começou-se com a ideia do “mais é melhor” e atiraram-se cavalos às motorizações. Com esta filosofia mais frugal, temos apenas 280 CV, mas podemos usar a maioria sem demasiadas cautelas. É melhor assim.

Seguiu-se um curto trajeto em estrada, onde pudemos ver que o Abarth 600E pode ser civilizado. Não é um carro que receba nota excelente pelo conforto, nem pelo espaço, especialmente para os ocupantes do banco traseiro, mas não é dos piores que já vimos. Em modo turismo, temos um carro que não “morde” sem ser solicitado, com uma entrega de performance muito mais regrada e indicada para o momento em questão. A autonomia não é espantosa, com 330 KM anunciados em ciclo WLTP, com a autonomia real a ficar abaixo dos 300Km.

Portanto, espaço à justa, pouca autonomia foram os pontos que mereceram nota menos positiva. Pelo lado positivo, este 600 e é mais interessante visualmente com a versão “sem sal”, vai-lhe dar mais prazer de condução com performances que o farão sorrir, sem chegar ao ponto de ficar com medo. É uma excelente proposta, que não vai agradar a todos, é certo, mas que vai fazer as delícias de quem procura algo deste género.

O Abarth 600e deixou uma excelente impressão. Os elétricos podem afinal ser muito divertidos. Um Abarth que respeita o nome e o que se espera dele nos aspeto, na performance e no feeling de condução.

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