GP Japão F1: regresso de Max Verstappen e da Red Bull às pole-positions

Por a 5 Abril 2025 08:38

Uma grande volta de Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) colocou-o na pole position do GP do Japão de Fórmula 1 por apenas 0.012s, naquela que é a sua quarta pole em Suzuka e a 41ª da sua carreira, a primeira desde o GP da Áustria de 2024.

O piloto da Red Bull bateu Lando Norris (McLaren Mercedes) que depois de ter sido apenas quinto na primeira série de voltas, ‘saltou’ para 1º baixando significativamente o seu registo, mas não chegou para a volta fantástica do piloto da Red Bull.

Oscar Piastri (McLaren Mercedes), que estava na pole provisória após as primeiras tentativas, caiu para terceiro, não conseguindo melhorar na sua segunda tentativa.

Depois de duas poles da McLaren na Austrália e China, pole no Japão para a Red Bull e Max Verstappen, sendo esta claramente uma pole de um piloto que extraiu tudo…e mais alguma coisa do seu carro. Apesar disso, não vai ser nada fácil para manter os McLaren atrás de si, mas com a chegada prevista da chuva, as coisas podem baralhar-se bastante.

Charles Leclerc (Ferrari) foi quarto, a sua melhor posição do ano depois de um sétimo e sexto posto na grelha nas duas primeiras corridas, na frente de George Russell (Mercedes) que fez percurso inverso: foi agora quinto, depois de ter sido anteriormente quarto e segundo.

Kimi Antonelli (Mercedes) tem vindo sempre a melhorar as suas posições na grelha e depois de o 16º posto na Austrália e o oitavo lugar na China, passa de novo à Q3 e sobe mais dois degraus com o sexto posto.

Grande qualificação também para Isack Hadjar (Racing Bulls Honda RBPT), que melhorou o seu registo na última volta e repetiu o sétimo lugar na grelha já obtido na China. Um piloto muito rápido que está a dar muito boa conta de si em qualificação.

Já Lewis Hamilton (Ferrari) está mais intermitente, e repetiu o oitavo lugar da Austrália, isto depois de ter sido quinto na China. Alexander Albon (Williams Mercedes) colocou o seu monolugar pela terceira vez na Q3, ao contrário de Carlos Sainz, que falhou o objetivo nas duas últimas qualificações, com o anglo tailandês a ser nono no Japão depois de ter sido 10º na China.

Outro grande pulo na qualificação de hoje foi Oliver Bearman (Haas Ferrari) que foi 10º, bem diferente do 20º e 17º que obteve nas duas primeiras qualificações.

A qualificação foi intensa, na primeira série de voltas na Q3, Oscar Piastri (McLaren Mercedes) ficou 0.226s na frente de Max Verstappen (Red Bull Racing Honda RBPT) seguindo-se Charles Leclerc (Ferrari) a 0.247s, George Russell (Mercedes) a 0.266s, Lando Norris (McLaren Mercedes) não conseguiu melhor que o quinto posto a 0.467s ficando na frente de Lewis Hamilton (Ferrari) a 0.616s, Isack Hadjar (Racing Bulls Honda RBPT) a 0.819s, Oliver Bearman (Haas Ferrari) a 1.038s, Alexander Albon (Williams Mercedes) a 1.054s e Kimi Antonelli (Mercedes) a 1.170.

De resto, curiosamente, Liam Lawson fez no Japão a sua melhor qualificação do ano, 14º depois de ter sido 18º e 20º com o Red Bull. Yuki Tsunoda, que ficou atrás de Lawson nesta sessão, tinha anteriormente sido quinto e nono com o Racing Bulls, desta feita foi…15º com o Red Bull.

Em nenhuma das três qualifiocações qualquer dos Aston Martin passou à Q3, oque só acontece mais também com a Kick Sauber. Todas as restantes equipas foram pelo menos uma vez à Q3.

Não há nenhum piloto, nem equipa, que tenha ficado sempre na Q1.

Q1: Lance Stroll e Esteban Ocon eliminados

Com pista seca e bancas repletas, as equipas preparavam-se para a sessão de qualificação para o GP do Japão. Depois da McLaren ter liderado todas as sessões de treinos, era tempo para o primeiro momento de grande tensão do fim de semana. Com 34 °C de temperatura de pista, 14,7 °C de temperatura do ar e 58% de humidade, os pilotos enfrentavam as 18 curvas do traçado de Suzuka em condições ideais.

Os primeiros tempos começaram a ser colocados no segundo 29, com Oliver Bearman a passar pela liderança na tabela de tempos, destronado por Gabriel Bortoleto. Mas as verdadeiras referências surgiram pouco depois com Charles Leclerc a entrar no segundo 28 e Lando Norris a tirar 0,3 segundos ao tempo do monegasco. Max Verstappen saltou para a segunda posição, enquanto o novo colega, Yuki Tsunoda, tinha feito o quarto tempo. Oscar Piastri roubou o lugar do colega de equipa e George Russell tratou de se instalar no segundo posto.

A meio da sessão, estavam na zona de eliminação Lewis Hamilton, Isack Hadjar, Lance Stroll, Oliver Bearman e Esteban Ocon. Norris regressou ao topo da tabela de tempos (primeiro a entrar no segundo 27), com Leclerc em segundo e Piastri em terceiro. Hamilton saltou para o sexto, atrás de Bearman que também conseguiu reentrar no top 5.

A cinco minutos do fim, Liam Lawson, Fernando Alonso, Kimi Antonelli, Isack Hadjar e Lance Stroll.

Chegava o tempo das derradeiras voltas, que iam definir quem ficava de fora na Q1. Hadjar queixava-se de um problema no cockpit, que o afetava muito, de forma a não conseguir extrair tudo do seu monolugar.

Piastri regressou ao primeiro lugar, com seguido de Russell, Norris, Leclerc e Hamilton. No extremo oposto da tabela, ficavam eliminados na Q3 Nico Hulkenberg, Bortoleto, Esteban Ocon, Jack Doohan e Lance Stroll. Piastri ficava com o melhor tempo (1:27.687) seguido de Russell, Norris, Leclerc e Hamilton.

Q2: Carlos Sainz e Yuki Tsunoda eliminados

A segunda sessão da qualificação do GP do Japão começou com Max Verstappen a todo o gás, que entrou logo no segundo 27. Lewis Hamilton e Charles Leclerc não conseguiram bater o tempo de Verstappen, mas Lando Norris tratou de retirar o #1 do primeiro posto, tirando 0.3 segundos ao registo do piloto da Red Bull. Oscar Piastri fez apenas o terceiro posto e George Russell instalava-se no segundo posto.

Hamilton, Leclerc, Bearman e Tsunoda fizeram as suas voltas com pneus macios usados, o que se refletia na sua performance.

A oito minutos do fim da Q2, mais um foco de incêndio na relva do circuito de Suzuka, com as bandeiras vermelhas a serem mostradas, numa altura não muito comprometedora da sessão.

A ordem era Norris (1:27.146), Russell, Verstappen, Piastri e Albon. Na zona de eliminação tínhamos, Sainz, Alonso, Bearman, Tsunoda e Lawson.

A sessão recomeçou com os Ferrari a tentarem melhorar os seus registos, mas sem se destacarem, com Leclerc a ficar em quarto e Hamilton em quinto. O segundo esforço de Yuki Tsunoda não foi bem-sucedido e o japonês não conseguiu sair da zona de eliminação. Pierre Gasly também não conseguia sair da do fundo da tabela, tal como Carlos Sainz.

No fim da sessão, confirmava-se a eliminação de Gasly, Sainz, Alonso, Lawson e Tsunoda. Lando Norris ficou com o melhor tempo, seguido Russell, Verstappen, Piastri e Leclerc. Hamilton, Antonelli, Bearman, Hadjar e Albon completavam o top 10.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
33 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lagaffe
Lagaffe
14 dias atrás

Grande Lawson, só foi ofuscado por Hadjar qué Ironicamente foi brutalmente queimado na Austrália…
Max a ser Max

917/30
14 dias atrás

Grande pole de Max, Hadjar e Bearman a fazerem maravilhas e Antonelli a mostrar serviço. Vendo os comentários anteriores há por aqui autênticos paranóicos que vivem com o campeão de F2 na cabeça… tão paranóicos que não perdem uma oportunidade de falar mal dele, a estupidez dos haters não tem limites!

Last edited 14 dias atrás by ...
Ativar notificações? Sim Não, obrigado