GP Japão F1: McLaren novamente na frente do TL3, Norris lidera Piastri e Russell

Por a 5 Abril 2025 06:02

Lando Norris liderou a tabela de tempos na terceira e última sessão de treinos livres do fim de semana do Grande Prémio do Japão, posicionando-se à frente do seu companheiro de equipa Oscar Piastri e de George Russell, da Mercedes. Após um Treino Livre 2 interrompido na sexta-feira, que teve quatro paragens devido a bandeira vermelha, os pilotos regressaram à pista às 11h30 locais de sábado para uma última oportunidade de afinar os seus carros no Circuito de Suzuka antes da Qualificação.

Uma das grandes questões antes da sessão era se o A525 de Jack Doohan seria reparado a tempo, após a sua forte queda no segundo treino, mas a Alpine confirmou, no período que antecedeu o TL3, que o #7 estava pronto, com todas as peças a serem substituídas, exceto a unidade de potência. Talvez sem surpresa, Doohan foi um dos primeiros a ir para a pista quando a luz verde apareceu, com o australiano a usar o pneu macio para a sua primeira saída, enquanto o resto do pelotão optou pelos compostos médios e duros.

Parecia haver um problema inicial para Isack Hadjar, tendo o piloto da Racing Bulls reportado um problema “bastante grave” no seu cockpit antes de regressar às boxes. O resto do pelotão seguiu-se e dirigiu-se para as boxes quando foi dada bandeira vermelha devido a um pequeno incêndio na berma da pista. Outra vez!

Uma fila de carros formou-se na saída das boxes antes do recomeço da sessão, o que levou a muita ação em pista, no meio de uma variedade de programas em todo o pelotão. Piastri foi o mais rápido com um tempo de 1m 28,768s quando a sessão se aproximava da sua metade, enquanto o colega piloto da McLaren, Norris, parecia estar a forçar bastante, depois de ter saído ligeiramente de pista.

Outro nome a ter um momento fora da pista foi o antigo colega de equipa de Norris, Carlos Sainz, com o espanhol a fazer uma viagem pela relva enquanto continua a familiarizar-se com a máquina da Williams no seu terceiro fim de semana de corrida pela equipa.

A ordem no topo da tabela de tempos continuou a evoluir à medida que mais pilotos completaram séries com pneus macios, com Russell a baixar a fasquia e a colocar-se em P1 depois de estabelecer uma volta de 1m 28,385s com o Mercedes. Norris, entretanto, estava a passar por alguns altos e baixos. O carro do britânico passou algum tempo na boxe, enquanto a equipa parecia estar a trabalhar no piso, depois de ter sofrido outro momento na Degner ao regressar à pista.

Enquanto os tempos continuavam a cair – antes de outra bandeira vermelha ser mostrada nos últimos momentos devido a um novo incêndio na pista – foi Norris que estabeleceu o tempo mais rápido com 1m 27,965s, colocando-o com 0,026 de vantagem sobre Piastri, enquanto Russell estava a um décimo de Norris em terceiro.

Charles Leclerc e Lewis Hamilton colocaram os seus Ferrari em quarto e sexto, respetivamente, enquanto entre eles estava Max Verstappen. O piloto da Red Bull – juntamente com Piastri – será investigado após a sessão por alegadamente não ter seguido as instruções do Diretor de Corrida.

Alex Albon, da Williams, o Alpine de Pierre Gasly, o estreante da Red Bull Yuki Tsunoda e Hadjar completaram o top 10, com Sainz a ficar apenas em 11º. Atrás do homem da Williams ficaram o regressado da Racing Bulls, Liam Lawson, Kimi Antonelli da Mercedes, Doohan e o Aston Martin de Fernando Alonso.

Ollie Bearman foi o P16 da Haas, à frente do também estreante Gabriel Bortoleto – que fez uma grande defesa após um momento no seu Kick Sauber no final da sessão – com Esteban Ocon da Haas, Lance Stroll da Aston Martin e o outro Kick Sauber de Nico Hulkenberg a completar a lista.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado