GP do Japão F1: Violento acidente tira Jack Doohan do TL2

Por a 4 Abril 2025 07:30

Começou da pior forma possível o fim de semana de Suzuka para Jack Doohan. O piloto da Alpine não evitou uma violenta saída de pista na curva 1, embatendo com muita força nas proteções da pista. A sessão foi interrompida para retirar o carro, o piloto (felizmente sem ferimentos) e reparar as proteções.

A saída foi estranha, pois aconteceu numa fase de elevada carga aerodinâmica, o que pode significar algum problema na plataforma aerodinâmica do carro. Suspeita-se que o fundo do carro tocou no asfalto, interrompendo o fluxo de ar e, por conseguinte, o apoio aerodinâmico, atirando o piloto para fora de pista.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
17 dias atrás

Pelas várias repetições, dá ideia que o DRS não fechou, mas também um bocadinho de velocidade a mais.
O que não podemos deixar de realçar é a extraordinária segurança destes carros.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
17 dias atrás

Culpa do piloto, muito provavelmente.

Pity
Pity
Reply to  garantia4
17 dias atrás

Na velocidade a mais, sim, mas quando o DRS não fecha quando deveria, geralmente é problema mecânico. Aguardemos esclarecimentos da Alpine, se existirem…

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
17 dias atrás

O fecho do DRS está previsto para antes da curva 1 quando há aquela mudança de direcção. Normalmente os pilotos vão aos travões antes dessa curva, assim activando automaticamente o fecho da asa móvel.
Mas, aqueles que continuam ainda mais uns metros antes de travar, devem accionar manualmente o comando do DRS. O Doohan Jr, não me pareceu que o tenha feito, e a luzinha amarela continuava acesa. Foi o que me pareceu, mas se calhar estava demasiado ensonado e não vi ele a carregar no botão que não funcionou (?) !

Pity
Pity
Reply to  garantia4
17 dias atrás

Ele esqueceu-se mesmo de carregar no botão…

Last edited 17 dias atrás by Pity
4RcNg
4RcNg
17 dias atrás

Acidentes acontecem a qualquer piloto, mas o excesso de confiança (velocidade), deficit de destreza e experiência, só não têm pior consequências pela extrema robustez das células e a grande capacidade das barreiras de redução de energia Tecpro.
Nisso a F1 está na vanguarda, o que se saúda.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado