“É preciso ter dois carros a pontuar”, diz Christian Horner

Por a 26 Março 2025 15:21

A ‘máquina trituradora’ da Red Bull no que ao segundo piloto diz respeito prepara-se para ‘torrar’ mais um: Liam Lawson está prestes a regressar à Racing Bulls, por troca com Yuki Tsunoda, depois do que fez em pista nos dois primeiros Grandes Prémios do ano com a Red Bull ter ficado muito abaixo do que esperava a equipa.

A Red Bull está a preparar-se para deixar o paddock de boca aberta assim que confirmar o que todos esperam, a decisão de trocar Liam Lawson por Yuki Tsunoda no GP do Japão, mas será que é correto por parte da equipa colocar todo o ónus do que se está a passar somente no piloto? Recorde-se que o carro tem sido difícil de pilotar até para Max Verstappen, ainda que se admita que Liam Lawson tenha estado mal demais.

Ao invés da paciência que tiveram com Sergio Pérez, que face à sua experiência deveria ter feito mais e melhor na Red Bull, o que Liam Lawson fez no ano passado mostra o seu potencial e tirarem-lhe o tapete agora pode ser um erro. Esta é uma gestão totalmente errónea da Red Bull, com decisões abruptas nem sequer tendo a garantia que Yuki Tsunoda faça melhor.

Seja como for, a confirmar-se é a derradeira oportunidade do japonês, porque a Honda já disse que mais nada pode fazer por ele, sendo quase certo que no final deste ano, poderia sair da estrutura da Red Bull, mas, ironia do destino, em vez de ‘cair’, pois ter agora a oportunidade de se afirmar na primeira equipa. Como são, por vezes, as coisas…

Voltando a Liam Lawson, arrisca-se seriamente a ficar de fora da Red Bull apenas com dois Grandes Prémios, que, valha a verdade, foram péssimos para o neozelandês.

A preocupação de Christian Horner é o destino do Campeonato de Construtores, com a Red Bull já a 42 pontos da McLaren e a 21 da Mercedes. Tendo conquistado o título de equipas em 2022 e 2023, a Red Bull perdeu para a McLaren no ano passado – a equipa sediada em Milton Keynes terminou em terceiro lugar, atrás da equipa da papaia e da segunda classificada Ferrari – em grande parte porque a Red Bull não tinha ambos os seus pilotos a marcar pontos suficientes.

Enquanto Verstappen marcaria pontos suficientes para ganhar o título de Pilotos de 2024 mais uma vez, o companheiro de equipa do ano passado, Sergio Perez, acabou em oitavo lugar na classificação, com menos 285 pontos.

Com a Red Bull a decidir substituir Pérez por Lawson para 2025, devido à má forma do mexicano que prejudicou as suas hipóteses no Campeonato de Construtores, os resultados dos dois primeiros fins de semana não foram os esperados. No entanto, Horner fez questão de sublinhar que o título ainda não está fora de alcance, após os dois primeiros fins-de-semana dececionantes de Lawson com a equipa: “Nunca se diz nunca,” disse Horner depois de ser questionado se as honras da equipa já estavam fora de alcance.

“Acho que uma coisa que a McLaren provou a toda a gente no ano passado é que se pode ter um início de ano atribulado e ainda assim ser muito competitivo. Estamos a oito pontos de distância no Campeonato de Pilotos.

“O Campeonato [de Equipas] é uma tarefa muito difícil e temos de fazer progressos significativos com o carro para podermos lutar por ele. É preciso ter dois carros a pontuar, o que obviamente nos prejudicou muito no ano passado.

“Temos de ter dois carros a pontuar e, mesmo para competir pelo Campeonato de Pilotos, temos de ter outro carro em jogo. É de importância vital para a equipa garantir que temos os dois pilotos a correr o mais perto possível da frente” disse Horner, sublinhando o facto de ter dois bons pilotos ajuda muito a equipa com as estratégias, mesmo que esta trabalhe quase exclusivamente para somente um deles…

Enquanto Verstappen terminou em segundo, terceiro e quarto nos três eventos pontuáveis desta temporada até agora, Lawson ainda quase não conseguiu sair da ‘casa de partida’, tendo cruzado a linha em 14º no Sprint e em 15º no Grande Prémio da China – um resultado que se tornou P12 após três desqualificações de carros à frente.

Em contraste, a McLaren conseguiu duas vitórias, incluindo um 1-2, mais um pódio no Sprint e, sem dúvida, estaria mais à frente se não fosse a chuva tardia na Austrália, que custou a Piastri a sua hipótese de chegar a P2.

Se juntarmos a Mercedes à mistura, com George Russell a conseguir dois pódios nos dois primeiros Grandes Prémios, enquanto Kimi Antonelli tem somado pontos em todas as oportunidades até agora, é fácil perceber porque é que a pressão sobre a Red Bull já está a aumentar.

“No final, há 400 engenheiros na nossa equipa que estão todos a analisar os 600 sensores que estão no carro, por isso há muita informação que temos”, disse Horner, quando questionado sobre como dar a volta à situação.

Em termos de inspiração, a Red Bull não precisa de procurar mais do que os seus rivais, depois de as melhorias da McLaren ao longo de 2024 a terem visto terminar o ano com o melhor carro. A Red Bull espera poder emular isso em 2025, à medida que a época avança.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
6 dias atrás

Deveriam mandar o Verstarpenn para a Racing Bull.

ruimssousa
ruimssousa
Reply to  breno_mascarenhas2020_hotmail_com
6 dias atrás

Ainda trocam os carros entre as equipas, para não dar muito mau aspecto! 🙂

Pity
Pity
6 dias atrás

Um conselho ao Horner e ao Marko: 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=LbI0OCiNN7Y

Lagaffe
Lagaffe
6 dias atrás

Pergunto-me se a Red Bull não estará a fazer de propósito…Segundo me recordo, ficando mais atrás, em terceiro ou quarto nos construtores, terá mais tempo de túnel de vento que as suas concorrentes… Será uma estratégia?

Pity
Pity
Reply to  Lagaffe
6 dias atrás

Para isso deixavam estar o Lawson.

Patucho10
Patucho10
Reply to  Pity
5 dias atrás

Exato! E se ele não entregasse performance, davam uma série de desculpas!
Agora também acredito que o maior interesse por parte da Red Bull é tentar ter um piloto para ajudar o Max para poder ser campeão.
Entre Mundial de pilotos e Mundial de construtores eu apostava que a Red Bull apostava tudo no mundial de pilotos.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
6 dias atrás

Com estas novelas todas, só posso concluir que a manobra favorita dos fãs da F1 é o despedimento. Não interessam para nada as ultrapassagens, as manifestações de perícia dos pilotos nem nada disso: o que excita o fã da F1 é saber se o piloto A vai ser despedido, e quando. E quem o vai substituir, mesmo se para o ano também vão torcer pelo seu despedimento. Neste aspecto a Red Bull é a melhor fornecedora de entretenimento. É como o Circo dos romanos, em que o populus clamava ao imperador a morte dos gladiadores e se extasiava com ela,… Ler mais »

2fast4u
2fast4u
5 dias atrás

Por muito que Horner queira disfarçar, a verdade é que o o problema está no carro e não nos pilotos. O Newey deu uma entrevista onde explica que quando saiu da Red Bull, e já sem influência no desenvolvimento do carro, o caminho que levavam estava a tornar a janela de funcionamento do carro cada vez mais pequena. A verdade é que o Max acaba o ano passado com sérias dificuldades, e só o seu génio salvou o título de pilotos. Basta ver os onboards do Max a conduzir e percebe-se a sua dificuldade. Para alguém inexperiente torna-se muito difícil,… Ler mais »

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
5 dias atrás

Cheira-me que a efetivar-se esta mudança o tsunoda irá pelo mesmo caminho. Acredito que a pressão de correr numa equipa de topo faça mossa mas não explica tudo. Especialmente num ano com tantos rookies. A meu ver O carro foi construído totalmente de acordo com o estilo de condução do Max e torna-se muito difícil a adaptação para os outros pilotos. No fim do dia quantos pilotos já passaram pela redbull e nao singraram… gasly albon checo agora o Lawson… E no fim desta novela toda, arriscam-se a ver o Max apanhar o intercidades para a Mercedes devido a uma… Ler mais »

2fast4u
2fast4u
Reply to  alvesba22020_gmail_com
5 dias atrás

Não entendo onde se vai buscar a ideia que um carro é feito para o piloto. Os engenheiros fazem os carros baseados no regulamento, não no piloto! Cabe ao piloto descobrir como se conduz aquele carro da maneira mais rápida! A diferença entre pilotos está que os melhores adaptam-se a qualquer “carroça”. As afinações podem ajudar o piloto a ficar mais confortável, mas mesmo assim uma afinação confortável de guiar não siginifica que seja rápida! O piloto é que se adapta à máquina e não o contrario! É incrível ver como o Alonso por exemplo e o Hamilton se mantém… Ler mais »

ricfil
ricfil
Reply to  2fast4u
5 dias atrás

O comportamento de um carro é bem mais do que as suas afinações. A afinação pode alterar o balanço e tornar o carro mais “frente” ou mais “traseira”, mais ou menos “saltitão”, etc, mas a base da geometria do chassis não pode ser mudada. Pode ser mudada a geometria entre pontos de afinações mas características como rigidez, espessura, peso, flexibilidade influenciam e muito no comportamento base do carro. E nos dias de hoje as equipas não podem “atirar” chassis para a frente conforme se fazia noutros tempos. Até o motor influi no mesmo. Veja-se o exemplo da Mclaren com o… Ler mais »

Last edited 5 dias atrás by Ricfil
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
5 dias atrás

Já está confirmado.

Jose Marques
Jose Marques
5 dias atrás

Vou replicar aqui meu comentário que fiz noutro post… Ou muito me engano, ou isto será o princípio do fim do Lawson e do Tsunoda na F1… acho que o japonês não fará melhor que o neozelandês… A Red Bull estava tão desesperada por títulos, que simplesmente apostou tudo para fazer um carro de acordo com o estilo de condução do Verstappen a partir de 2021. Não venham com histórias, porque nem o Pérez nem o Lawson deixaram de ser bons pilotos num ápice, nem a Red Bull deixou de saber fazer carros. Contudo, por a Red Bull ter perdido… Ler mais »

Last edited 5 dias atrás by Jose Marques
Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Jose Marques
5 dias atrás

A McLaren de motores nao percebe nada. Mas como qualquer supermarca safa se da ma fama. Um dos motivos da mclaren ter andado quase falida foi mesmo causa directa da divisao de carros de estrada.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
5 dias atrás

Não sei se mudavam de pilotos ou de carros… Mas é incrivel Horner já absorveu que tem que ter 2 carros a pontuar, levou alguns anos a perceber o óbvio…Brilhante

Last edited 5 dias atrás by Pedro Vasco
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado