18,2% dos carros novos em Portugal foram recolhidos para resolver defeitos

Mesmo os automóveis novos podem apresentar defeitos de fábrica que comprometem a segurança, obrigando os fabricantes a realizar campanhas de recolha para reparação. No entanto, muitos condutores ignoram esses recalls, deixando veículos com problemas de fabrico a circular.
As campanhas de recolha são comuns na indústria automóvel e geralmente envolvem airbags, cintos de segurança, travões e sistemas elétricos. Enquanto alguns defeitos são menores, outros representam riscos graves, chegando a tornar a condução desaconselhada.
Um dos casos mais sérios ocorreu em 2013, com os airbags defeituosos da Takata, afetando milhões de veículos de marcas como BMW, Ford, Honda e Toyota. Apesar dos recalls, houve mortes e feridos, e ainda hoje alguns carros com esses airbags defeituosos circulam no mercado de usados.

Um estudo da carVertical analisou relatórios históricos de veículos comprados entre janeiro de 2023 e setembro de 2024 para identificar os países com maior risco de compra de carros usados com recalls pendentes. A pesquisa avaliou se as recolhas estavam resolvidas, não resolvidas ou com estado desconhecido.
Portugal lidera o ranking de países com mais automóveis sujeitos a processos de recolha, com 18,2% dos veículos verificados pela carVertical tendo sido alvo de recall. Apesar disso, apenas 38% tiveram os defeitos resolvidos, deixando a maioria ainda com problemas por resolver ou desconhecidos.
O estudo coloca a Grécia (17,6%), Espanha (14,5%), Bulgária (13,9%) e Alemanha (11,5%) logo a seguir. Já as taxas de recall mais baixas foram registadas no Reino Unido (3,1%), Bélgica (3,1%) e EUA (3,2%).
Com a crescente complexidade dos automóveis modernos, é essencial que os consumidores verifiquem o historial de recalls antes de comprar um carro usado, recorrendo a bases de dados online e concessionários para garantir a segurança do veículo.

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