GP Austrália F1: Charles Leclerc (Ferrari) domina TL2 na frente dos dois McLaren

Por a 14 Março 2025 06:16

Depois de Lando Norris (McLaren MCL39-Mercedes) liderar a primeira sessão do ano na frente de ou o FP1, à frente de Carlos Sainz (Williams FW47-Mercedes), no segundo treino livre foi a vez da Ferrari encabeçar a tabela de tempos com Charles Leclerc (Ferrari SF-25-Ferrari) a bater os dois homens da McLaren, Oscar Piastri (McLaren MCL39-Mercedes) por 0.124s, e Lando Norris (McLaren MCL39-Mercedes) que foi terceiro, por 0.141s.

Yuki Tsunoda (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT) e o seu colega da Racing Bulls, Isack Hadjar (Racing Bulls Vcarb 02-Honda RBPT), ficaram em quarto e sexto, numa sessão de destaque para a equipa, enquanto Lewis Hamilton (Ferrari SF-25-Ferrari) ficou entre eles em quinto.

Max Verstappen (Red Bull RB21-Honda RBPT) foi apenas sétimo com o seu colega de equipa a ficar na parte final da tabela de tempos. Oliver Bearman (Haas VF-25-Ferrari) despistou-se no TL1 e não voltou à pista com o seu Haas, para esta segunda sessão, num dia quente e soalheiro em Melbourne.

Depois de Norris ter liderado a tabela de tempos do TL1 no início do dia, os carros voltaram à ação para mais uma hora de pista, com Gabriel Bortoleto, da Kick Sauber, a liderar o pelotão, sendo o primeiro a rumar à pista. No entanto, um dos nomes que não apareceu no circuito foi o estreante Ollie Bearman, uma vez que a equipa Haas continuou a trabalhar no carro depois do seu forte acidente no primeiro treino.

Houve um momento inicial entre Norris e Liam Lawson (Red Bull) antes mesmo de os dois chegarem à pista, com o piloto da McLaren a tentar um arranque de treino ao lado da saída das boxes. Lawson parecia ansioso por ‘acelerar’ e optou por passar diretamente, o que fez com que Norris tivesse de ir para a relva após a sua partida para evitar o Red Bull.

Nico Hulkenberg passou por cima da gravilha na Curva 6 com o seu Kick Sauber, levando o alemão a regressar às boxes para uma verificação do piso, enquanto Pierre Gasly, da Alpine, foi outro piloto a fazer uma excursão pela gravilha.

Depois de Leclerc ter liderado momentaneamente um Ferrari 1-2 do seu companheiro de equipa Lewis Hamilton, após as primeiras voltas com o pneu médio, a ordem começou a mudar, com a maioria do pelotão a usar o composto macio para algumas voltas rápidas, levando Yuki Tsunoda a colocar brevemente o seu Racing Bull na P1, antes de ser substituído por Norris que baixou o registo para 1m16,580s.

Logo após a metade da sessão, Leclerc voltou ao topo com 1m16,439s – colocando-o quatro décimos à frente de Hamilton – enquanto Max Verstappen perdeu algum tempo na boxe durante o segmento final da sessão, enquanto a Red Bull trabalhava numa mudança de configuração, com o neerlandês na sétima posição na tabela de tempos.

O tempo de referência de Leclerc manteve-o no primeiro lugar à medida que o TL2 se aproximava do fim, com Piastri a 0,124s atrás, em segundo, à frente do companheiro de equipa da McLaren, Norris, em terceiro. Tsunoda e o seu colega da Racing Bulls, Isack Hadjar, ficaram em quarto e sexto, numa sessão de destaque para a equipa, enquanto Hamilton ficou entre eles em quinto.

Verstappen – que acabou por regressar à ação depois de algumas afinações no seu RB21 – terminou o dia em sétimo, enquanto Hulkenberg ficou em oitavo, com Lance Stroll, da Aston Martin, em nono, e o Mercedes de George Russell completou o top 10.

A dupla da Williams, Carlos Sainz e Alex Albon, seguiu-se em P11 e P12, respetivamente, com Fernando Alonso no Aston Martin e os Alpine de Jack Doohan e Gasly a ocuparem as posições de P13 a P15.

O estreante da Mercedes, Kimi Antonelli, ficou em 16º, à frente de Lawson, que parecia estar a ter algumas dificuldades durante uma simulação de corrida mais tarde, enquanto Bortoleto e Ocon completaram a ordem em 18º e 19º. Bearman, por sua vez, pareceu estar pronto para ir para a pista nos últimos minutos, mas acabou por não efetuar qualquer volta.

Com o primeiro dia de ação em pista agora concluído, os pilotos e as equipas vão analisar os seus dados antes de regressarem ao circuito para a terceira e última sessão de treinos livres no sábado, antes da qualificação no final da tarde.

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autovia622025_gmail_com
autovia622025_gmail_com
1 dia atrás

Claramente um primeiro dia animado cheio de trabalho das equipas para desvendar a hierarquia da f1 2025, mas vendo estes 2 primeiros treinos livres ficam mais duvidas que certezas, vamos ter que esperar até à qualificação de amanhã, e sobretudo ao GP da China e sobretudo ao do Japão que serão barómetros mais fiaveis e reais da hierarquia que este circuito da Australia que é mais um outlier, e com as temperaturas extremamente altas não ajuda! Mas pelo menos, hoje deu a ideia que a Ferrari e a Mclaren são as equipas mais competitivas e com mais velocidade pelo menos… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  autovia622025_gmail_com
1 dia atrás

Austrália nunca foi bitola, é um GP atípico. Dantes, dizia-se que o campeonato começava verdadeiramente, quando chegava à Europa, só que, agora, há muitas corridas antes de chegar à Europa.

Thor
Thor
Reply to  Pity
15 horas atrás

Este é o GuiMclaren “disfarçado”, não é?

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
1 dia atrás

Historicamente, Melbourne é um circuito onde a Ferrari costuma ter óptimas performances, das últimas seis edições do GP australiano, a Ferrari venceu quatro. Acredito que vamos ter uma Ferrari forte, mas também que a Mclaren continua a ser o alvo a abater. Melbourne pode não ser o traçado mais favorável aos papaia, mas são eles a marcar o ritmo neste momento. Apesar de haver muita indefinição nesta fase, a RB e a Mercedes estão longe das vitórias, é provável que aos poucos os vejamos a subir na tabela classificativa ao longo do fim de semana, mas uma vitória em Melbourne… Ler mais »

canam
canam
1 dia atrás

Tudo ainda muito confuso. Ferrari e Mclaren parecem ter os melhores carros. A Red Bull um pouco atrás e a Mercedes fraca. Mas ainda é tudo muito prematuro. Os comerciais que gerem este espetáculo /desporto (?), querem que haja equilíbrio na frente por razões obvias.

Kampux
Kampux
1 dia atrás

Ainda há muita performance escondida, não acredito que o Hulk tenha carro para o top-10 por isso temos aqui muitas respostas que ainda não foram desvendadas. Começando por cima as duas primeiras a manter a forma com que acabaram a última temporada, mas certamente existem mais certezas do lado da McLaren do que na Ferrari, uma vez que não sabemos como vai ser em corrida a Ferrari, ou será que andaram nos testes como se fala a esconder performance do carro e podem estar no patamar da McLaren? Mercedes e Red Bull não acredito que estejam assim tão longe como… Ler mais »

Pity
Pity
21 horas atrás

Agora que já vi os treinos, só me oferece dizer: Racing Bulls melhores que Red Bull???
Sim, é sexta-feira.

4RcNg
4RcNg
12 horas atrás

Não parece haver, para já, nada de novo. Os de sempre estão nos lugares de sempre, e os que estão um pouco fora de ordem, devem estar no bluff. Os da zona de trás, continuam lá. Os jovens ‘lobos’ ou ‘cordeiros’, lá andam ás aranhas confessando mesmo um: ‘querer demasiado, demasiado cedo’.
Diria o Fernando Pessa,
‘E esta hein’?
Temporada de transição, e iniciação, é temporada de desilusão…

Last edited 12 horas atrás by Nrpm
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