GP Austrália F1: Lando Norris (McLaren) liderou primeira sessão do ano

Lando Norris (McLaren) liderou a primeira sessão de treinos livres de 2025, na Austrália enquanto Oliver Bearman (Haas) bateu forte
Lando Norris (McLaren) liderou a tabela de tempos no arranque oficial da campanha de F1 de 2025, com os Treinos Livres 1 para o Grande Prémio da Austrália – o piloto da McLaren liderou a tabela, 0.149s na frente de Carlos Sainz, piloto da Williams, numa sessão em que o estreante Ollie Bearman (Haas) sofreu uma forte saída de pista.
Depois de semanas de antecipação e previsões, chegou a hora do cronómetro ditar a sua lei no Circuito do Grande Prémio de Albert Park, em Melbourne, num a sessão realizada com o céu azul e as temperaturas quentes a ‘cumprimentarem’ os 20 pilotos que compunham a grelha de partida para a sessão de 60 minutos.
Cerca de um quarto da grelha é agora composta por caras novas – Liam Lawson da Red Bull, Kimi Antonelli da Mercedes, Jack Doohan da Alpine, Bearman da Haas, Isack Hadjar da Racing Bulls e Gabriel Bortoleto da Kick Sauber, todos a iniciar uma época de F1 pela primeira vez.
Entretanto, a excitação e a intriga sobre a mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari continuam, e a tarde de sexta-feira trouxe o momento pelo qual o sete vezes Campeão do Mundo estava à espera, quando saiu das boxes com a tradicional cor vermelha da equipa.
Sem surpresas, todos os pilotos entraram em pista nos primeiros 10 minutos para sentirem as condições, com poucos dramas a registar para além de Lawson ter tocado no muro na Curva 9 e o colega de equipa Max Verstappen ter mergulhado uma roda na gravilha na Curva 6.
No entanto, quando mais pilotos – incluindo o herói da casa, Doohan – atiraram aparas de gravilha para a pista no mesmo local, foi acionada a primeira bandeira vermelha da temporada de 2025, dando aos comissários a oportunidade de realizar uma operação de limpeza e desimpedir a linha de corrida.
Charles Leclerc, da Ferrari, manteve a P1 nesta altura, com 1m 17,880s, alguns décimos à frente do rival da Mercedes, George Russell, tendo esses tempos sido registados com pneus de composto médio antes de aparecer alguma borracha macia no reinício da sessão.
Nos minutos seguintes, o atual Campeão do Mundo, Verstappen, baixou a marca para 1m 17,696s, seguido de um esforço sólido do novo titular da Williams, Sainz, que assumiu o topo do ecrã de cronometragem com 1m 17,401s.
Pouco depois, Bearman perdeu o controlo do seu Haas à saída da chicane da Curva 9/10 e embateu no muro de betão, provocando outra bandeira vermelha. “Lamento”, foi a mensagem de rádio do britânico ileso que se seguiu.
Uma última vaga de atividade em pista terminou com Norris a chegar a P1 com um tempo de 1m 17,252s, um décimo e meio acima de Sainz, enquanto Leclerc, o outro favorito da casa Oscar Piastri e Verstappen, da McLaren, completaram as cinco primeiras posições.
Alex Albon apoiou o companheiro de equipa Sainz na sexta posição, seguido por Russell – apesar de uma volta à saída da Curva 4 no final – e pelos pilotos da Aston Martin Fernando Alonso e Lance Stroll, que foram divididos pela máquina Racing Bulls de Hadjar.
Yuki Tsunoda foi ligeiramente mais lento do que o seu novo colega de equipa, com Hamilton a terminar a sessão em 12º – depois de “lutar para virar o carro” – de um grupo de pilotos estreantes composto por Doohan, Antonelli, Bortoleto e Lawson. Pierre Gasly e Nico Hulkenberg terminaram em 17º e 18º, respetivamente, nos seus concorrentes Alpine e Kick Sauber, enquanto a Haas ficou para trás – Esteban Ocon e o afastado Bearman a cerca de dois segundos do ritmo.

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