CPR, Rallye Serras de Fafe: Kris Meeke perde 49 segundos e Dani Sordo volta à luta pelo triunfo

Uma manhã emocionante no Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto! O que parecia uma prova com pouco tempero, acabou por se revelar bem mais picante do que o inicialmente previsto.
A PEC 7, segunda passagem por Cabeceiras de Basto, deu-nos mais uma reviravolta. Kris Meeke-Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2) perderam 49.2 segundos para Dani Sordo-Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally2) que foram os mais rápidos nesta classificativa. Meeke terá tido algum problema nesta última PEC da manhã e perdeu grande parte da almofada que tinha para o piloto espanhol da Hyundai. A diferença que era de 1:24.4 está agora reduzida a 35.2 seg. deixando tudo em aberto para o resto da prova.
Destaque novamente para Ricardo Teodósio-José Teixeira (Toyota GR Yaris Rally2), os segundos mais rápidos nesta PEC7, à frente de Gil Membrado-Alejandro López (Ford Fiesta Rally2) que fecharam o top 3. Armindo Araújo-Luís Ramalho (Škoda Fabia RS Rally2) mantiveram a toada regular e foram novamente os quartos mais rápidos, à frente de Pedro Meireles-Mário Castro (Škoda Fabia RS Rally2). Rúben Rodrigues-Hugo Magalhães (Toyota GR Yaris Rally2), Ernesto Cunha-Valter Cardoso (Škoda Fabia Rally2 evo), Nataniel Bruun – Javier Martínez Martínez (Ford Fiesta Rally3), José Pedro Fontes-Inês Ponte (Citroën C3 Rally2) e Miguel Carvalho – António Reis (Hyundai i20 N5) completaram o top 10.
O filme da manhã
A manhã do segundo dia do Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto trouxe grandes emoções e mudanças importantes na classificação geral.
O dia começou com a PEC 4 (Luílhas 1 – 9,78 km), onde Mārtiņš Sesks e Ralfs Igavenš (Ford Fiesta Rally2) foram os mais rápidos, ganhando 1.4 segundos sobre Kris Meeke e Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2). O letão parecia ser o principal adversário do britânico, enquanto Dani Sordo e Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally2) perderam 47 segundos (motivado por um furo), afastando-se da luta pela vitória. Com isso, Armindo Araújo e Luís Ramalho (Škoda Fabia RS Rally2) aproximaram-se da terceira posição, tornando a disputa pelo pódio ainda mais intensa.
Na PEC 5 (Cabeceiras de Basto 1 – 10,68 km), Sesks voltou a ser o mais rápido, assumindo a liderança geral do rali por apenas 0,1 segundos sobre Meeke. A dupla da Toyota ficou a 3,5 segundos do melhor tempo nessa classificativa, enquanto Dani Sordo regressou ao ritmo esperado ao ser o terceiro mais rápido. Armindo Araújo foi o quarto melhor na especial, seguido por Ricardo Teodósio e José Teixeira (Toyota GR Yaris Rally2). No entanto, esta classificativa também viu um aumento substancial no número de desistências.
A grande reviravolta veio na PEC 6 (Luílhas 2 – 9,78 km), onde Kris Meeke dominou com um tempo de 6:40.7. Enquanto isso, Sesks sofreu um grave problema na direção do seu Ford Fiesta Rally2, perdendo mais de 40 segundos e caindo na classificação. Apesar de ter terminado a especial, o letão acabou por desistir da prova pouco depois, deixando Meeke com um caminho livre para a vitória. Teodósio foi o segundo mais rápido da PEC 6, seguido de Sordo, que se manteve em terceiro na geral. Armindo Araújo voltou a ser o quarto melhor.
E quando parecia que Meeke ia ter um passeio na tarde de sábado, tudo mudou na PEC7. Meeke perdeu 49.2 segundos para Sordo e agora a distância entre primeiro e segundo é de 35.2 segundos. Em terceiro lugar da geral está agora Armindo Araújo, que tem optado por uma toada regular, fugindo aos erros e aos azares, esperando que a dureza do rali recompense os pilotos mais cerebrais. Ricardo Teodósio, que subiu a fasquia nesta segunda metade da manhã, está agora em quarto lugar, a 32 segundos de Armindo Araújo. Teodósio foi segundo na PEC 6 e PEC 7 e poderá ter ainda uma palavra a dizer na luta pelo pódio, se mantiver este ritmo. A fechar o top 5 temos José Pedro Fontes, que está a 35 segundos de Teodósio, mas tem agora a pressão de Pedro Meireles, que se aproximou do piloto da Citroën. Gil Membrado subiu ao sétimo posto da geral, à frente de Rúben Rodrigues, Ernesto Cunha e Nataniel Bruun que tem mostrado bom andamento no Ford Fiesta Rally3, chegando ao top 10.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI