Faltam 78 dias para o Rali de Portugal: a triste, mas desejada vitória de Joaquim Moutinho foi em 1986

O Rallye de Portugal – Vinho do Porto 1986, a terceira prova do ano no WRC, tinha tudo para ser mais um sucesso. Desde logo, uma lista de inscritos recheada com todas as equipas de fábrica da altura (Lancia, com Markku Alen, Henri Toivonen e Miki Biasion, nos Delta S4; Peugeot, com Timo Salonen e Juha Kankkunen, nos 205 T16; Audi, com Walter Rohrl, no Audi Sport Quattro E2; Ford, com Stig Blomqvist e Kalle Grundel, nos RS 200; Austin Rover, com Marc Duez, Malcolm Wilson e Tony Pond, nos MG Metro 6R4), mas também com Joaquim Moutinho, o campeão em título, no seu Renault 5 Turbo e ainda o aliciante da estreia de Joaquim Santos, no Ford RS 200. Esperava-se, por isso, um dos mais renhidos ralis da história da prova portuguesa.
A primeira etapa era a habitual passagem pelos três troços da serra de Sintra, onde centenas de milhares de pessoas exultavam na espera da primeira passagem dos ‘monstros’ de Grupo B.
Mas, quando se previam alegria e entusiasmo, tudo esfriou com a tragédia: na Lagoa Azul, Joaquim Santos perdeu o controlo do RS 200 com as cores da Diabolique e entrou pela multidão, mal colocada na berma da estrada, ali e em quase toda a extensão dos três troços.
Resultado: três mortos e cerca de 30 feridos. A prova é parada de imediato e os pilotos das equipas oficiais, mais Moutinho, reuniram-se num hotel do Estoril, decidindo abandonar a prova, em sinal de luto, respeito pelas vítimas e protesto pela insegurança que vinham a encontrar nos troços até então.
Ficaram as equipas nacionais e alguns privados estrangeiros, e, sem adversários, Joaquim Moutinho dominou a prova, batendo por 13m27s Carlos Bica, ainda em adaptação ao Lancia 037 Rally e o FIAT Uno Turbo de Giovanni del Zoppo, que foi 3º classificado. No final não houve festejos da vitória mais desejada, mas também mais triste da carreira de Joaquim Moutinho.
Seja como for, ficou nas estatísticas da prova, o nome de um português inscrito entre os vencedores de provas do Campeonato do Mundo de Ralis. Para quando, novamente um português a vencer uma prova do WRC?