Pedro Gonçalves: “Pensava que estava preparado, mas nada nos prepara para o que é verdadeiramente o Dakar”

Por a 10 Janeiro 2025 12:03

Até há pouco mais de um ano, o ciclismo, o atletismo, o snowboard e o kitesurf eram as modalidades de eleição de Pedro Gonçalves. “Acompanhava o automobilismo, mas foi só na Baja Portalegre 500 de 2023 que, num desafio entre amigos, fiz a minha primeira prova oficial de automóveis.

Percebi aí que o todo-o-terreno combinava as minhas paixões e que era uma modalidade em que poderia evoluir. Quando o Mário Franco me desafiou a fazer o Dakar, achei que poderia ser uma loucura, estaria a apontar alto de mais, mas, por outro lado, seria um desafio de superação.

Mas se soubesse o que sei hoje, depois de uma semana de prova, se calhar não estaria aqui”, confessa, a sorrir.

“Claro que estava à espera que fosse muito duro, mas nada como isto. Pelo esforço físico e pelos problemas que passamos. Só nesta primeira semana estivemos várias vezes à porta da desistência, e acabamos por ressuscitar umas cinco vezes.

Depois do que passámos no segundo dia da etapa de 48 horas, eu diria que nos sentimos moralmente invencíveis. Por problemas na embraiagem, sofremos com enormes atascanços nas dunas, um deles precisamente na última duna da etapa, já sem pranchas e com a saída do deserto à vista.

Mais tarde perdemos a transmissão dianteira e ficámos várias vezes atascados no fesh-fesh. Na última vez, fomos salvos por uns locais que apareceram do nada quando já pensávamos no pior.

Foi um dia marcante, que certamente não vamos esquecer. Já tinha enfrentado desafios bem duros noutros desportos, mas nada como isto.

Ainda este ano participei nas etapas de montanha da Volta à Itália e já vivi outras experiências bem difíceis, mas nada se equipara ao que vivi nesta primeira semana do Dakar. Uma incrível prova de superação física e mental! Pensava que estava preparado, mas nada nos prepara para aquilo que é verdadeiramente o Dakar. Não estou arrependido – antes pelo contrário! – de ter vindo e admito o orgulho em estar ainda em prova. Estou a cumprir com a missão, graças ao Hugo (ndr: o navegador, Hugo Magalhães), um companheiro inexcedível e que tem feito um trabalho incrível e aos mecânicos que têm sido incansáveis. Agora, vamos partir com o mesmo espírito para a segunda semana”.

A dupla Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães terminou a primeira semana do Dakar no 30º lugar da classificação geral, da categoria Challenger.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×