F1, a Desilusão de 2024: Vote no seu favorito
Depois de os leitores terem votado no Herói Esquecido e no Destaque de 2024, falta eleger a Desilusão desta temporada. Numa das épocas mais emocionantes dos últimos tempos, com muitas variações nas performances das equipas e dos pilotos, são também vários os candidatos a serem votados como a desilusão do ano.
Nomes como Valtteri Bottas, Lance Stroll, Kevin Magnussen eram fortes candidatos a esta pouco desejada distinção. No entanto, a nossa escolha recaiu entre Sergio Pérez e Daniel Ricciardo. Ambos da Red Bull (apesar de Ricciardo estar na RB) ambos a lutarem por um lugar na competição, objetivo que acabaram por falhar. E tendo em conta o desfecho, acabamos por escolher Daniel Ricciardo. Mas o leitor pode dar a sua opinião e escolher a sua Desilusão de 2024
Daniel Ricciardo:
A escolha entre Ricciardo e Pérez foi difícil, mas acabamos por escolher Ricciardo para a Desilusão do ano, por haver um pouco mais de expetativa em torno do australiano. Depois da saída da McLaren para dar lugar a Oscar Piastri, uma decisão que se revelou acertada a todos os níveis, Ricciardo regressou à Red Bull, que começava a preparar a sucessão de Pérez, que em 2023 havia dado sinais claros de incapacidade de acompanhar o ritmo de Max Verstappen.
Ricciardo passou no primeiro teste, mostrando bom andamento no reencontro com um monolugar da Red Bull e o seu regresso à competição no ano passado ficou marcado pelo incidente nos Países Baixos, que motivou uma lesão e respetiva paragem. Mas era o regresso, com 2024 a ser o ano decisivo para Ricciardo.
O australiano nunca foi capaz de mostrar a velocidade e a regularidade de outros tempos. Voltou a ser uma sombra do que foi em pista, Yuki Tsunoda foi muito melhor e a vaga na Red Bull acabou por deixar de existir. Sem argumentos para convencer os responsáveis da Red Bull para regressar ao lado de Verstappen, a sua presença na RB deixou de fazer sentido e foi dispensado a meio da temporada. Já há muito que não víamos Ricciardo como um piloto de topo. Mas havia sempre alguma esperança que um clique reacendesse a chama e acontecesse um regresso ao passado. Nunca aconteceu e Ricciardo saiu pela porta pequena. Um piloto que em tempos mostrou capacidade para lutar por títulos perdeu-se desde a ida para a McLaren e nunca mais se encontrou, nem no regresso à casa que o fez crescer e onde viveu os melhores momentos.
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Claramente o S. Perez. Teve um carro igual aquele que se viria a sagrar campeão do mundo e nem perto andou lá. Várias vezes afirmou que iria lutar pelo campeonato do mundo, e percebeu da pior maneira que nunca o irá concretizar. Foi acima de tudo uma desilusão para si mesmo
Nos teinos antes do início da temporada, muito se falou nas dificuldades da Red Bull – mas pouca gente terá acreditado. O domínio nas 1ªs corridas reforçou a sensação de que continuavam invencíveis. A realidade mais para a frente deu razão à 1ª impressão. Mesmo com o Max campeão, a queda de força quase 100% dominadora para 3 lugar nos construtores, para mim foi a mais inesperada do ano, a grande desilusão. Vamos ver para o ano se foi acidental, ou se é mesmo uma nova fase de declínio. Felizmente para eles pode durar pouco, pois em 2026 muda tudo.
O Dan Ric só foi desilusão para quem ainda tivesse ilusões.
Claramente a Williams. Primeiro carro sobre a atual liderança revelou-se deficitário relativamente à liderança anterior, que acabou demitida.
O atraso na produção do carro que obrigou até a apenas ter um carro para participar num GP.
Atraso na melhoria do carro e na tomada de decisões.
Claramente o elo mais desapontante da temporada para aquilo que era prometido aos fãs em particular e ao mundo da F1 em geral.
Da Sauber já pouco se esperava nesta fase da transição. Da Williams esperava-se mais, até para fazer face às promessas feitas.
Entre Logan Sargeant , Perez, e Ricciardo, a fava vai para o Australiano….
A desilusão surge quando temos expectativas altas. Como eu não tive expectativas altas, nem de pilotos, nem de equipas, abstenho-me nesta votação.
Essa lógica é o que me leva a votar RB, as expectativas eram tão altas como no ano anterior.
Pois.. tem uma certa lógica mas, dado o histórico da F1, em que, até ao presente, nenhuma equipa teve um domínio avassalador em anos consecutivos, eu não esperava demais. (McLaren em 88, mas não em 99, Ferrari em 2002 e 2004, mas não em 2003, embora vencendo)
Sauber, esperava mais da Audi depois de comprarem a maioria das acções, esperava que começassem a desenvolver o chassis como preparação para 2026. Acreditam mesmo que vai correr bem à primeira em 2026 sem tentar em 24 e 25? Em 26 ainda vai ser pior, pois não tenho fé que o motor Audi seja do mesmo nível do motor Ferrari.